quarta-feira, 12 de março de 2008

Está bem, abelha


Bee Movie (2007)
****
Realização: Simon J. Smith, Steve Hickner
Com: as vozes de Jerry Seinfeld, Renée Zellweger, Matthew Broderick, John Goodman, Chris Rock, Kathy Bates
Duração: 90 minutos
Rating MPAA: PG (algum humor sugestivo e referências ao fumo/tabagismo)

Bee Movie marca o regresso de Jerry Seinfeld ao humor. Depois da série homónima que o celebrizou nos anos 90, Jerry regressa e logo numa aliança com a DreamWorks e a Paramount, e num desenho animado. Resulta? Digamos que sim, eu gostei de filme, que sofre apenas de um pequeno defeito. As crianças podem achar difícil perceber algumas das piadas, e os adultos podem sentir-se intimidados por ser um desenho animado. Mas os números contradizem este senão. Bee Movie fez 281 milhões de dólares de bilheteira.

O filme fala-nos de Barry (Seinfeld), uma abelha que depois de se graduar (um dia de escola primária, um dia de secundária e outro dia de faculdade) descobre que o seu destino não é assim tão atractivo. As abelhas produzem mel, cera e fazem a polinização desde há 27 milhões de anos (o filme está cheio de notas interessantes deste tipo), e fazem-no todos os dias, sem parar, até à morte. Barry decide fugir às convenções e embarca numa aventura fora da colmeia.

Numa das suas escapadelas de abelha rebelde (na vida real seria morto pelos guardas da raínha) conhece Vanessa (Zellweger), uma florista humana, e desenvolve com ela uma relação de amizade. Ao descobrir que os humanos comem mel que roubam das abelhas, decide processá-los (!), e ganha! As cenas em tribunal são provavelmente as mais hilariantes e fazem inúmeras referências a outros filmes e casos do sistema judicial norte-americano, que segundo dizem os seus detractores, "funciona bem demais". O facto de uma abelha poder questionar todo um sistema é prova disso.

No fim o bom do Barry descobre que uma abelha desempenha, afinal, um aspecto bastante importante no ecossistema de que dependem todos os seres vivos. Uma lição aprendida a muito custo. O filme tem momentos bastante engraçados, e o melhor fica guardado para o fim. Uma vaca pergunta a um mosquito de nome Mooseblood (Chris Rock) se é advogado. O mosquito responde-lhe: "eu já era um parasita sugador de sangue, só precisava de uma mala!". Mesmo muito engraçado.

Sem comentários: