terça-feira, 4 de março de 2008

Soler - 失魂


Os Soler, a banda de Macau composta pelos irmãos Dino e Julio Acconci, os mais poliglotas membros da família das "pizzas". Este tema '失魂' (sat wan) foi o single que os tornou conhecidos fora de Macau. Há quem os compare aos Maroon 5...

6 comentários:

Anónimo disse...

Até os podiam comparar aos beatles... mas não passam de uns azeiteiros à antiga!!!

"É não é?" disse...

Infelizmente é por causa de senhores como este "anónimo" que culturalmente Macau nunca se irá afirmar. Incrivel como se critica um grupo de jovens que se assumem de Macau e que tanto contribuiram para difundir a imagem de encontro de culturas por entre os diversos paises e regiões onde actuam e são, de facto, populares. Independentemente da sua ascendencia (Italiana e Birmanesa), estes rapazes, que falam português, cantonense, italiano, etc. são tão (ou mais) macaenses que muitos que por aqui andam. Em vez de os apoiar, naturalmente a nossa comunidade faz o que de melhor sabe: destruir e descridibilizar. Alguém com coragem (e talento) para difundir uma imagem de Macau que não o "Asia's Las vegas(tm)" ao Mundo, deveria merecer o nosso respeito e apoio.

E isto não se aplica apenas aos Soler. Houvesse mais juizinho e menos inveja nesta terra, e provavelmente teriamos realmente um espaço diferente, único, de importância não só economica, mas também cultural, neste canto do Mundo. Infelizmente, Macau herda esta mesquinhez muito lusitana de que o que é local é péssimo, e o que vem de fora é que é bom.

Leocardo disse...

Concordo e assino por baixo. Mais alguém?

Anónimo disse...

O Marco Paulo, o Emanuel, as Doce e o Toni Carreira mais o seu filho também contribuiram muito para a divulgação blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá...

Esse mérito niguém lhe tira mas...Continuam a não passar de uns azeiteiros.

É uma questão de gosto musical...é não é?!?!?!

Ver mesquinhez nas minhas palavras não é mais do que ser Mesquinho à antiga!

"É não é?" disse...

"Uma questão de gosto músical". Desculpa-se, portanto, salientando a subjectividade da sua análise, o que aceitaria, se não volta-se a afirmar, com tamanha convicção, que "continuam a não passar de uns azeiteiros".

Os Soler são uma banda reconhecida internacionalmente, especialmente em Taiwan, onde conseguiram colocar a sua musica no top dos charts do "país". Taiwan, caso não tenha reparado, é um dos polos difusores de cultura "pop" da região, e a sua industria criativa- cinematográfica, musical, etc- é, a par do Japão e Coreia do Sul, das mais influentes na região.

São uma banda pop rock competente, não diferentes a outras bandas Pop Rock que existem por este mundo fora, como os Xutos e Pontapés, os Delfins, Os Hoobaskank ou os "Maroon 5". Porém, assumem o toque "Macaense".

A jeito de curiosidade, caso não saiba, os Soler foram, a seguir aos "Beyond" e "Grasshoppers", bandas de culto da região vizinha de Hong-Kong do final dos anos 80 e princípio dos anos 90, o primeiro grupo de rock "cantonês" a conseguir colocar uma musica "Rock Pop" no top de vendas . Um feito dificil, para um mercado dominado pelo "Romantismo fácil" das baladas electronicas produzidas em ritmo industrial para consumo e distribuição em Karaokes.

Os cantores/interpretes portugueses que salientou são artistas
cujo mercado são as comunidades emigrantes Lusas residentes no estrangeiro e um "selecto" publico do Continente. Dificilmente comparavel ao percurso dos Soler, não acha?

Aliás, juntar os Soler a estes interpretes (que têm o seu valor, note-se) parece-me uma análise reveladora de uma certa limitação da sua parte do ponto de vista de cultura musical. Mas dou-lhe um desconto, porque adoro as gentes do Porto e a expressão que utilizou: "azeiteiro".

Aliás, até consigo compreender porque a utilizou: são, de facto, dois rapazes janotas, extremamente populares entre a comunidade feminina. A maneira como chamam a atenção das meninas provoca "dor de cotovelo" a qualquer um, a que me incluo!

Anónimo disse...

Essa do toque macaense é quase como um toque rectal!!!

Se gosta dos azeiteiros isso é lá consigo, mas não venha impor trampa musical aos outros dizendo que eles é que são!!!

Você deve entender mesmo muito de musica... sabe o nome de tantos grupos, bandas, agrupamentos e quintetos... chiça, caramba, Arre!!!