terça-feira, 4 de março de 2008

Ventos de leste


Eastern Promises (2007)
****
Realização: David Cronenberg
Com: Viggo Mortensen, Naomi Watts, Vincent Cassell, Armin Mueller-Stahl
Duração: 100 minutos
Rating MPPA: R (violência brutal, algum sexo gráfico, nudez e linguagem)

Londres, tempo presente. Um barbeiro turco mata um cliente checheno. Num hospital uma adolescente russa morre a dar à luz uma menina. Deixa para trás um diário onde conta a sua história. Uma parteira (Watts), filha de imigrantes russos, tenta descobrir as origens do bebé, e mergulha no mundo da máfia russa. Um mundo violento e complexo, onde o mínimo erro ou hesitação pode ser a morte do artista.

O misterioso e carismático Nikolai Luzhin (Mortensen) é o motorista de de uma das famílias mafiosas mais poderosas da Europa. A família é parte da Vory V Zakone (literalmente, irmandade dos ladrões), e liderada por Semyon (Mueller-Stahl), um charmoso e impiedoso 'padrinho', proprietário do restaurante russo mais famoso de Londres. A persistência da parteira em descobrir as origens da jovem despoleta a fúria dos Vory, à medida que vamos descobrindo que Nikolai não é quem aparenta ser.

Um filme crú e cruel sobre o underground londrino, a máfia russa que tenta manter as suas tradições e alma num país onde "nunca neva nem faz calor", como diz Semyon, ou "o futuro é hoje", como escreveu no seu diário Tatiana, a adolescente que morre no início do filme. Alguns dos pormenores foram trabalhados ao detalhe, como o das tatuagens. Aprendemos que cada uma conta uma história, e que um homem sem tatuagens, "não existe".

Viggo Mortensen faz o papel da sua vida, o que lhe valeu até uma nomeação para o óscar de melhor actor (só a cena na sauna foi meia nomeação...). Ainda não foi desta que David Cronenberg, que nos trouxe no passado filmes como The Fly, M. Butterfly ou Crash mereceu o reconhecimento da Academia. Fica para a próxima. Quanto a Eastern Promises? Bastante recomendável.

3 comentários:

Anónimo disse...

Na linha de "A history of violence". Gostei.

Anónimo disse...

Viggo Mortensen merecia o Oscar. E não se percebe a ausência de Estern Promisses das principais categorias dos Oscares!

Leocardo disse...

Já vi quase todos os filmes dos óscares deste ano, e este é até agora o melhor.