quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Viva Eusébio!


Eusébio da Silva Ferreira, universalmente conhecido por Eusébio, foi ontem homenageado no Coliseu dos Recreios em Lisboa numa gala com o seu nome. O nome de Eusébio está inevitavelmente associado ao Benfica, mas são poucos os adeptos dos outros clubes que não lhe reconhecem qualidades humanas e um espírito de abnegação que tornam dele um dos maiores portugueses de sempre.

Os ingleses, com a sua habitual arrogância, e outros estrangeiros ignorantes, costumam dizer que o melhor jogador português de sempre nem sequer era português. É inútil explicar que o Eusébio é português, nasceu em território nacional (ultramarino, neste caso), e se calhar é mais português que eu ou que a grande maioria dos leitores.

Eusébio carregou às costas o nome de Portugal, num tempo em que as pessoas eram muito mais felizes e preocupavam-se mais com coisas mais mundanas, como o futebol. Não interessa se não foi no campo de batalha propriamente dito, como D. Afonso Henriques ou Nun’Álvares Pereira, ou com a pena ou a caneta, como Camões e Pessoa, mas foi no campo de batalha dos relvados de futebol que Eusébio desenhou arte com os pés, e deu aos portugueses mais alegrias que qualquer Cargaleiro ou Júlio Pomar desta vida.

O presidente da CM de Lisboa, António Costa, disse durante a gala que Portugal ainda é conhecido por causa de Eusébio. Já não será tanto assim, pois hoje em dia os países cujos habitantes não conseguem apontar o próprio país num mapa conhecem Portugal mais pelo Luís Figo nos finais dos anos 90, ou pelo Cristiano Ronaldo actualmente, enfim, cada geração de terceiro-mundistas com o seu ídolo.

Mas para os portugueses Eusébio é uma referência para qualquer geração. Ambos os meus filhos sabem perfeitamente quem é e quem foi Eusébio, e eu nem precisei de lhes ensinar. A expressão “novo Eusébio” ou “Eusébio branco” servem ainda para referir aspirantes a sucessores do mestre que nunca vai encontrar um sucessor. No dia negro que Eusébio nos deixar, e que esperamos que seja daqui a muitos anos, morre com ele o mito.

Não há forma de repetir o que Eusébio fez, como o fez e sobretudo quando o fez. O Eusébio não precisava de ter feito mais nada na vida, pois os 10 anos em que encantou e fez os portugueses sonhar deviam valer-lhe uma reforma maior do que a muitos políticos, gestores, banqueiros e outros parasitas. Fiquei encantado em ver como existe um avião baptizado de Eusébio, um navio, uma lontra, sei lá o que mais.

Existem pequenos Eusébios, Eusébios com 20, 30, e até 40 anos de idade. O próprio nome é uma referência, se bem que não o recomendo. Quem se chama “Eusébio” não se livra de comparações com o “pantera negra”, e nunca muito abonatórias. Concluíndo, ninguém pode ser o Eusébio a não ser o próprio Eusébio. O Eusébio é único. Que viva o Eusébio!

PS: Hoje não publiquei como prometido algumas previsões para o Ano do Coelho, pois os meninos têm exames e trabalhos para entregar amanhã, e precisei ajudá-los. As previsões ficam procrastinadas para amanhã e para os dias seguintes.

29 comentários:

Anónimo disse...

Excelente post. Em regra quem não gosta do Eusébio nem lhe reconhece valor são adeptos antibenfiquistas. Em relação à ignorância, ela é sempre foi gritante nos quatro cantos do mundo, logo em Portugal não poderia ser excepção. Eusébio é português e, para muita gente que não sabe, é também mulato, uma vez que o pai dele era branco e português de gema.
De resto, foi e é o melhor português de todos os tempos.

Anónimo disse...

Leo, deixe-se de procrastinações! Já chateia...

Anónimo disse...

"Se calhar é mais português que eu ou que a grande maioria dos leitores".
Acertou mesmo em cheio na mosca.

Pedro Coimbra disse...

Eusébio é um dos poucos portugueses cujo valor, como futebolista e homem, é consensual.
Não há espaço para clubite quando se fala do "Pantera Negra".

VICI disse...

Uma bela posta! Parabéns.

yahlyma disse...

O nome Eusébio vem do grego e significava "piedoso". Em 1986 fuià Grécia de carro vindo de Portugal. A meio da viagem parei numa aldeia e, como tinha aprendido a dizer Portugal, ;á o disse a uma pessoa simples dessa aldeia e a resposta foi logo "Eusébio".
Em vez de anónimo vou deixar o mome de verificação.

Anónimo disse...

Viva o Benfica!!

Anónimo disse...

O pai de eusébio era branco????Mas viste isso aonde???Se o pai de eusebio era branco como que o eusébio nasceu tão escurinho?????Dizer que pai de eusébio era branco deve ser a anedota do século.Só falta dizeres que o pai do abel xavier é sueco branco.

Anónimo disse...

È primeira vez que oiço alguém dizer que o pai de eusébio é...branco!!!È 1 mistério de genética então,o Eusébio nasceu tão negro,se calhar apanhou sol demais em Moçambique antes de vir para Portugal aos 18 ou 19 anos.O pai de Abel Xavier é branco e loiro ,isto tenho a certeza porque já o vi uma vez no colombo,também era muito loiro como o filho,abel xavier.

Anónimo disse...

Se não acreditam que o pai do Eusébio era branco, aconselho-vos a lerem a biografia de Eusébio: Eusébio - A minha História, da autoria de João Malheiro publicada em 2005 pela QN-Edição e Conteúdos. O pai do Eusébio era um branco de Angola de nome Laurindo Ferreira.
Sim, devem ser mesmo mistérios da genética. Cheguei a "conhecer" um casal, um branco e uma preta, que tem 3 filhos (biológicos): 1 preto, 1 branco e 1 mulato.

Anónimo disse...

O pai dele não era português de gema, era de Angola.

Anónimo disse...

Eu não sei se o pai do Eusébio era preto ou branco. O que sei é que o anónimo das 19:53/20:19 é um monumento à ignorância se pensa que um filho de pai branco e mãe preta não pode ter a cor do Eusébio.

Anónimo disse...

Pois,e o pai do abel xavier é loiro e branco.

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=ueoMXoOOSjA

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=x3jAGl07XU0&feature=autoplay&list=QL&index=1&playnext=2

Anónimo disse...

Já o anónimo das 20:36 além de português é também um filho da puta de gema da metrópole. Sentiam e defendiam mais portugal os ultramarinos do que os da metrópole.

Anónimo disse...

Anónimo das 02:00, para começar o filho da puta aqui és tu (sim, sou o Anónimo das 20:36). E depois, só para a tua informação, eu sou de Macau. Agora cala-te e chupa.

Anónimo disse...

Pena é ser ignorante e só gostar de tremoços...

Anónimo disse...

O Eusébio será para sempre um símbolo do futebol português além fronteiras, apenas comparável ao Figo e ao Cristiano Ronaldo. Isso devia-nos fazer sentir orgulhosos, em vez de gerar discussões estapafúrdias.



AA

Anónimo disse...

" Pena é ser ignorante e só gostar de tremoços..." Pois é mas os jogadores futebol são todos assim.Mas jogador de futebol é para jogar futebol e não para falar.

Anónimo disse...

Assim como o Ronaldo que só nos devia interessar pelo que faz em campo - sobretudo ao serviço da selecção - em vez daquilo que faz com as gajas na sua vida provada.

Anónimo disse...

Vi numa revistinha cor-de-rosa, penso que a Lux, dizer que a família do Renato vendeu tudo ( deve ser mentira ), e em que, imagine-se, o CR7 diz "claro que mudo fraldas "... relevante, não?

é esta a merda de sociedade em que vivemos...

Anónimo disse...

Pois é,tu criticas mas vais ver revistas cor de rosa e depois ainda te queixas ehehhe.Estou me a cagar para noticias cor de rosa,isso é coisas para mulheres e gays saberem que elas gostam destas cuscuvilhices.Um homem que é homem não liga estas noticias de jet sete

Anónimo disse...

só vi a capa. e se pensaste que eu tava a chamar o CR7 de gay, enganaste-te. eu só quis dizer que a revista serve a merda que as dondocas querem ler...

Anónimo disse...

E qual é o mal de um homem ver revistas cor de rosa???Que preconceitos do krlh.Ainda por cima nestas revistas é só fotos de gajas boas.Eu desde pequeno que vejo a revista maria,porque há lá uma parte que falam de SEXO.E é nestas revistas que um homem aprende muitas coisas sobre as mulheres.

Anónimo disse...

essas revistas estão em qualquer caixa de qualquer super/hipermercado na tugaland.... li as gordas enquanto tava na bicha..

Anónimo disse...

bicha no brasil é gay.

Anónimo disse...

E veado também.

Paulo39 disse...

"É inútil explicar que o Eusébio é português, nasceu em território nacional (ultramarino, neste caso), e se calhar é mais português que eu ou que a grande maioria dos leitores."
Isto dá aso a uma grande discussão.
Não há dúvida que o Eusébio tem nacionalidade portuguesa, uma vez que nasceu em território nacional. No entanto, a definição de "ser português" não se resume a "nascer em território nacional", senão, qualquer casal de chineses, americanos, etc, vinha a Portugal de férias, tinha cá um filho e o miúdo era imediatamente português.
Para mim, independentemente da nacionalidade que está no papel (que até pode ser mais do que uma), é português aquele que é filho de portugueses. Neste caso, para mim, o Eusébio é moçambicano ou, quando muito, angolano por causa do pai.
"Eusébio, como também é conhecido, é descendente de pai natural de Malange, província angolana situada no norte do país." É o que diz a Wikipédia.