sábado, 29 de janeiro de 2011

Escravos do ópio


Aziza dá ópio puro ao filho Omaidullah

Crianças e adultos pobres no Afeganistão consomem ópio puro; os primeiros para dormir, e os segundos para trabalhar horas a fio. Aziza, uma tecedeira da província de Balkh, diz que dá ópio ao filho Omaidullah, de quatro anos, para que este "a deixe trabalhar", e diz que também dá a droga ao filho quando ele está doente. Aziza é analfabeta, não tem ideia dos riscos do ópio e no sabe que a substância provoca dependência. Sem acesso a cuidados médicos e com o preço incomportável dos medicamentos, muitas famílias desta província encontram no ópio a solução para todos os problemas: é um ciclo de vício que passa de geração em geração.


Rozigul e o filho Babagildi, de apenas 3 anos

Balkh é famosa pelos tapetes. Nesta região remota do Afeganistão não existem estradas, e os acessos que existem são muitas vezes bloquados por enxurradas. O centro de desintoxicação mais próximo fica a quatro horas de carro, mas tem apenas 20 camas e meia dúzia de voluntários que o mantém. Mohamed Daoud rated, coordenador do centro, diz que "O ópio não é nenhuma novidade aqui. É uma tradição antiga, uma espécie de religião em algumas áreas". Segundo o médico, as pessoas usam ópio para tudo: "Se as crianças choram, dão-lhe ópio, Se está com tosse, mais ópio". O centro está a realizar um programa nas áreas mais afectadas. Rozigul, uma tecedeira de 30 anos, está no programa de desintoxicação com o seu filho Babagildi, de 3 anos. "Quando eu estava grávida usei ópio, e o meu filho já nasceu dependente. tentava acalmá-lo e fazê-lo dormir, e por isso continuei a dar-lhe ópio". A sogra de Rozigul está internada no mesmo centro, na cama ao lado da sua.

7 comentários:

Anónimo disse...

não teem dinheiro para comer, mas teem dinheiro para pintar o cabelo da criança.

Anónimo disse...

Em breve já podem ir ao Centro de Saúde da Areia Preta. Têm é de pagar, que não são residentes de Macau.

Anónimo disse...

Qual é o problema??Há tanta gente que bebe coca cola(tem cocaina e cafeina)todos dias para ter mais energia.Outros bebem red bull.Fumam tabaco etc.Outros tomam medicamentos.Isso tudo também é DROGA.No fundo todos os seres humanos são drogados.

Leocardo disse...

Coca-Cola tem cocaína. As coisas que aqui se aprendem...

Anónimo disse...

Não é por acaso que tanta gente é viciada em Coca-Cola,já há muito tempo que se sabe que Coca-Cola possui cocaina na sua composição e só os mal informados que não sabem disso.Alias,na composição das latas e garrafas de coca-cola está lá escrito EXTRACTOS DE VEGETAIS.Mas que extractos de vegetais serão??FOLHA DE COCA,POIS CLARO!!!E o que tem a folha de coca???COCAÍNA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Coca%C3%ADna

http://webmais.com/a-coca-cola-contem-alcaloides-da-folha-de-coca/

Anónimo disse...

È verdade que Coca-Cola possui cocaína,porque é derivado de extractos vegetais de...cocaína.Até nas embalagens vem escrito assim menos a palavra cocaina mas sabemos que é derivado de folha de coca que tem cocaína.E dai ter este nome Coca-Cola.Não percebo qual é o espanto do Leocardo,isso já eu sabia desde pequeno por isso não bebo coca-cola para não ser viciado em cocaína nem ter diabetes.

Anónimo disse...

Vocês deve ser mais heroína, que é para terem uns dentes bonitos...