segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A lei da abundância


1) O Hoje Macau publicou hoje uma reportagem que indica que a simpatia da população pelo Governo depois das LAG 2011 diminuíu em relação ao ano passado, e a redução do plano de compensação pecuniária poderá estar na origem desse facto. Continuamos sem saber muito bem o que deu origem a uma redução na tal "partilha da riqueza", uma vez que as receitas do jogo aumentaram, as reservas cambiais também, etc, etc, etc, não houve qualquer problema e a crise continua a ser atendida com um "Crise? Qual crise?". A medida dos cheques foi muito criticada no início, como se sabe, e não faltou o habitual chico-espertismo sobre "o que se devia fazer ao dinheiro", vindo sobretudo de indivíduos com dificuldades para gerir o seu orçamento familiar, quanto mais milhares de milhões de patacas. Se estão lembrados, a medida da compensação pecuniária foi anunciada em Abril de 2008 pelo anterior Chefe do Executivo, Edmund Ho, em vésperas de mais um feriado do 1º de Maio. O Dia do Trabalhador do ano anterior tinha sido uma verdadeira batalha campal, com o caos nas ruas e tiros disparados para o ar. A distribuição geral de patacame foi a solução encontrada para evitar nova tragédia. Pode-se dizer portanto que a decisão do Governo em dar dinheiro "de graça" foi feita a quente, para manter a tal da harmonia social. Não era para ser levada a sério, portanto, e gradualmente se extinguirá. Mas a fazer fé nesta pesquisa, a malta gosta mesmo é de receber dinheiro sem fazer nenhum. Quer dizer, fazer algum sempre se faz, pois não é fácil aguentar a inflação galopante quando não se ganham cem mil rufas por mês (fora o resto), como os senhores da cadeira do poder.

2) Sabia que a palavra "assassino" deriva do árabe "hashishin", que significa fumador de haxixe? Sabia que se diz "Não acredito" e não "Não me acredito"? Sabia que o boneco do Contra-Informação Bimbo da Costa (lol) dá uma facada no português quando diz "Penso eu de que?". Pois, sabe disto tudo e pouco mais, graças aos poeirentos programas do "Bom Português" que passam repetidas vezes na TDM. Quer dizer, não há nada de novo para se mostrar? Os programas do "Bom Português" são só aquela meia dúzia? A propósito, a programação das noites de fim-de-semana tem sido bastante fraquinha. "Operação Triunfo" ao Sábado à noite? Pobres ouvidos. Aos Domingos levamos com aquele "That 70's Show", habilmente traduzido para "Uma loucura de família" (that=uma, 70's=loucura, Show=família, get it?), que é provavelmente a pior shitcom que já vi. Hoje termina finalmente a telenovela "O Clone", que foi um sucesso (a minha mulher seguiu), mas amanhã entra já uma esturcha qualquer de série sobre índios da selva amazónia do tempo da Maria Cachucha. A TDM gnha na produção local (Telejornal, "Montra do Lilau", "Ásia Global", "Música em Movimento"), mas tem uma carne já muito mastigada com que encher os chouriços.

3) Não tenho grande coisa a dizer sobre as eleições presidenciais de ontem em Portugal. Congratulo-me que não haja uma segunda volta, pois o país não merece o prolongamento da tortura e do vazio de ideias que foram estas eleições. A abstenção ganhou com 53%, mas Cavaco vai para presidente, o que me faz ter uma idéia: daqui a cinco anos candidato-me (já tenho idade), e apresento-me como o "candidato da abstenção". O lema da minha campanha será "Não votem em mim". Não tenho o mesmo carácter histriónico do candidato José Manuel Coelho, os dotes oratórios de Cavaco (?) ou de Manuel Alegre, mas tenho do meu lado a verdade: é inútil votar nas presidenciais. Para quê?

16 comentários:

Anónimo disse...

Já não sei? no mundo que vivemos hoje, ser honesto "Lou Sat" se não será "Pan 7"

Leocardo disse...

Penso que queria comentar no post abaixo. Em todo o caso obrigado :)

Anónimo disse...

A programação da TDM é uma bosta e a isso devemos à competencia do director de informacao e PROGRAMACAO do canal portugues da TDM, um tal senhor chamado Joao Francisco Pinto.

Pedro Coimbra disse...

Caro Leocardo,
Dois comentários:
O patacame - também não percebi a decisão "científica".
Sete era feio, oito era muito, ficou seis, lembra-se?
Então e agora é quatro???
As presidenciais - meu caro, com essa postura, vai ter a concorrência do Manuel João Vieira ("prometo que só desisto se for eleito").
E essa sim é uma concorrência de peso :)

Anónimo disse...

"Congratulo-me que não haja uma segunda volta, pois o país não merece o prolongamento da tortura"

Eu, pelo contrário, tenho pena que não haja segunda volta. A maioria dos portugueses merecia essa tortura e até muito pior.

Anónimo disse...

O povo português é em geral analfabeto e pouco culto,basta ver os tipos a bateram palmas quando cavaco ganhou eleições.Não sabem porque batem palmas mas batem mesmo quando Portugal está como está.

Anónimo disse...

O povo portugues é hipócrita,quando o cavaco está em frente do povo o povo bate palmas dá palmadinhas nas costas,mas quando cavaco está longe o mesmo povo insulta e critica o cavaco.Se o cavaco estivesse agora a minha frente,garanto que o gajo ouvia-me das boas.

Anónimo disse...

Maldito Cavaco que só fez mal ao país, que é co-responsável pela crise de Portugal como diz o locutor de argel e que durante os dez anos em que governou nos levou ao pior período de crescimento e desenvolvimento de que há memória. Maldita democracia que deixa os incultos e os analfabetos votarem. Maldita CNE que não retira o cartão de eleitor a todos os analfabetos que votam em quem nós não gostamos. Volta Fidel, Lenin, Estaline, Che, Mao e Cunhal que precisamos de vós para nos levarem aos amanhãs que cantam

Anónimo disse...

o Cavaco não é gestor de bancos.
O Cavaco devia mandar prender esses corruptos, e o Pinto da costa, também.

Anónimo disse...

A vitória do Cavaco era esperada. Era a única alternativa possível. Em terra de cegos quem tem um olho é rei.

A programação da TDM é fraca, sempre foi, mas temos visto alguma evolução com os programadas "made in home", como o Leocardo referiu e bem. Com certeza que poderia ser melhor, mas o budget também não é muito grande nem a mão de obra a melhor.
Julgo que os chineses se queixam do mesmo do canal TDM na língua deles.


AA

Anónimo disse...

A mão de obra não é a melhor? Então diga lá porquê. Os mais antigos na casa têm vasta experiência e os mais novos formação universitária. Qualquer um deles poderia desempenhar igual cargo numa qualquer estação portuguesa e não deixariam nada a desejar a qualquer outro jornalista. Além de que não vejo os jornais fazer melhor, sendo que a TDM lança um telejornal e 5 programas de produção própria semanalmente (Ásia Global, Largo do Lilau, Tdm Desporto, TDM Entrevista e Música em Movimento) e ainda o Macau Contacto para a RTPi. Os jornais borram-se todos para fazer uma dúzia de páginas com copy/paste na maior parte delas.
Querem o quê afinal? Ainda não percebi.

Anónimo disse...

Já somos dois a não perceber, anónimo das 06:46. Com a falta de qualidade que existe nos jornais (que até fecham ao fim-de-semana e fazem férias no Natal), e esta gente só se queixa é da TDM?

Anónimo disse...

engraçado são os anúncios cívicos que tratam esta gente como atrasados mentais. "deixa cá beber o cha para n estragar a agua"

foda-se!

Anónimo disse...

uma vez encontrei 3 quilos de haxixe no metro e fui entregar na PSP. ou não....

Anónimo disse...

Quanto é que ainda tens? Vendes?

Anónimo disse...

hehehe