domingo, 30 de janeiro de 2011

O silêncio dos inocentes


Aproximamo-nos da entrada no Ano do Coelho, que doze anos depois volta a figurar no centro desse tão interessante zodíaco chinês, baseado numa lenda antiga. Coisas da astrologia e da superstição, acredita quem quer. Passou o Ano do Tigre, daqui a um ano preparamo-nos para o Ano do Dragão, depois a Serpente, mas todos os anos os votos se renovam e as esperanças depositadas nos simpáticos bicharocos é sempre a mesma. Em todo o lado há banquetes, lai-sis, kung heis, panchões, sempre mais do mesmo. Neste aspecto o Coelho que agora sai da toca será um pouco como o tigre que regressa à selva. Há um ano o tigre era esbelto e imponente, agora é velho e desdentado, e está pronto a ser substituído pelo roedor orelhudo, cujas técnicas de sobrevivência podem ajudar-nos a passar mais um ano que se prevê negro em tantos aspectos.


O que mais me preocupa é verificar o crescente aumento da procura por...coelhos. É o ano do Coelho, portanto toca a procurar coelhos para ter como animal de estimação, para dar sorte. Um coelho é mais fácil de manter do que os restantes animais do zodíaco chinês, batido talvez apenas pelo cão. Ninguém no seu perfeito juízo teria um tigre ou uma serpente em casa, ou uma cabra e um porco – no sentido literal, entenda-se. Mesmo assim o coelho não é um bicho fácil de manter num apartamento, como o cachorro, pois o coelho não vai à rua fazer as suas petit choses: fá-las ali em casa mesmo à sua frente, e sempre em quantidades industriais.

O coelho não lhe faz companhia, como o gato. É um animal arisco, com um medo justificado dos seres humanos, e que sente um pavor de morte se você o senta ao colo a fazer festinhas. Na prática o coelho só faz três coisas: comer, cagar, e f... . Sim, é verdade o que se diz dos coelhos e dos seus dotes reprodutórios. O que se passa nem é tanto uma directiva da natureza chamando à continuidade da espécie, mas mais taradice. Os coelhos f... desalmadamente, e ocasionalmente dão origem a outros coelhos que por sua vez fornicam tudo o ques lhes aparece à frente, seja a irmã, a mãe ou a filha.

Quem mantém um coelho como animal de estimação num apartamento passa o dia a limpar caganitas, e quem tem um coelho numa fazenda ou num quintal arrisca-se a ficar com uma praga de coelhos, que tomarão de assalto o mundo se não forem metodicamente chacinados. Os coelhos são cobardes, não ladram, não lhe roçam a perna quando têm fome, não percebem quando você lhe ralha, não uivam nem ficam do seu lado se estiver morto, nada. Estes coelhos são desprovidos de alma, querido leitor.


Portanto, para que serve o coelho? Primeiro gostava de deixar esta lista de sugestões sobre o que fazer com os coelhos. Não quero que o leitor pense que sou um sádico, ou que me agrada a imagem de coelhos esfolados, mas como bom ribatejano que sou, adoro carne de coelho. Quem não come ou nunca comeu coelho (hippies) pergunta-me como é a carne, e se é parecido com galinha. Tem um sabor muito próprio, dá ideias deliciosas e tem um rendimento excepcional – uma cabidela de um coelho chega à vontade para quatro pessoas. Digo-vos honestamente: quando vejo um coelho vivo, começo a sentir fome. Serão provavelmente os meus instintos de caçador que ainda restam da minha origem Cro-Magnon.


Mas é claro que não me agrada a ideia de que as pessoas abandonem os coelhos depois de lhes passar a febre do Ano Novo e estiverem cansadas de limpar bolinhas de merda a toda hora. Acho abjecto que se use pele de coelho na moda; é assim meus amigos, o coelho descasca-se antes de se comer, e deita-se fora a casca. É mais ou menos como um pistachio. Já vi centenas de coelhos a serem esfolados e a pele vai para o lixo juntamente com a maior parte das vísceras (o coração é delicioso!). A pele de coelho usava-se, sim, há 500 mil anos, quando os primeiros homo sapiens procuravam abrigar-se do frio e usavam peles de animais e cheiravam a cadáver.

O mais preocupante desta procura pelos coelhos é o efeito no preço dos coelhos. Estive ontem no New Yaohan a fazer as compras semanais e verifiquei que um coelho francês ultra-congelado custa quase 200 paus. Um roubo. E quem quer um coelho congelado para dar sorte? Lanço aqui um repto: se o leitor conhecer um local onde se possam comprar coelhos esfolados a um preço acessível, que me diga na caixa de comentários. Desde já um muito obrigado. Só queria entrar no Ano do Coelho a dar ao bicharoco utilidade que Deus lhe deu: estufado ou à caçadora.

7 comentários:

Anónimo disse...

Tudo à Playboy esfregar umas coelhas para abrir o ano em grande.

Anónimo disse...

Oh Leocardo se quiser um coelho esfolado em conta peça um aquela gaja que os esmagava com o cu assentado num vidro ate esmagar os animais. Bom proveito com os coelhos, que eu fodia a cabrona na boa! No cú da gaja e sem vasilina (mas com camisa de venus reforçada) que era para lhe pôr a peida como deve ser, que é o que ela merece!

Anónimo disse...

È por isso que acho piada aos portugueses que criticam quem come carne de cão,até porque os portugueses gostam de comer coelho.

Anónimo disse...

Arroz com coelho a caçador,ui é tão bom,como tantas vezes aqui em Portugal.A carne de coelho é muito tenrinha,é muito saboroso.

Anónimo disse...

Não percebo como que há gente que come coelho em portugal,só de pensar no pobre do coelho na panela já apetece VOMITAR.

Anónimo disse...

O clube Playboy vai fazer uam festa extraordinária no ANC.


AA

Anónimo disse...

Ah pois é,é o ano das putas de playboy de macau eehhe.Não esqueçam de celebrar o ano novo chines comendo as "coelhas" da playboy em macau.