domingo, 30 de janeiro de 2011

Amora e a sua família


Uma vez estiv numa localidade da margem sul do Tejo chamada Amora. O meu pai foi lá visitar um antigo camarada de guerra, e a ideia pareceu-me bastante boa, pois um sítio chamado "Amora" deve ser lindo. Foi uma grande desilusão, pois esta Amora fica muito longe da beleza dos originais. Isto tudo para falar dos chamados frutos vermelhos: as amoras, os mirtilos, as groselhas, as framboesas, e já estou a ficar com água na boca. Deixando de fora os curriqueiros morangos e cerejas, que se encontram em toda a parte, é preciso um manual de sobrevivência para saborear os frutos vermelhos em Macau. O problema é que não consigo atinar com os nomes em inglês dos frutos, mas uma rápida consulta no Wikipedia revelou-se tão frutífera como uma amoreira carregadinha de bagas vermelhuscas e sumarentas. Resultados que gostava de partilhar com o querido leitor.


Assim temos em primeiro lugar o mirtilo, ou blueberry, um fruto fácil de comprar em qualquer supermercado ou tenda de frutas. Não sou grande apreciador, devo confessar, mas aqui em casa a mulher e os miúdos gostam, talvez por não ser muito doce. Aliás para quem está com um dentinho doce, os mirtilos são um enorme desconsolo. Outra desvantagem dos mirtilos é de deixar os dedos azuis. Sinto-me um estrumpfe depois de comer meia dúzia de bagas de mirtilo.


Depois um sabor intenso, doce e misterioso, muito comum em chás ou rebuçados (os da Fox são sem dúvida os melhores), mas confesso que nunca vi cassis (blackcurrant) autênticos à venda em Macau. Nem sei se os cassis são comestíveis na sua forma original, mas suspeito que sejam. Os sumos e os doces são deliciosos, o que me deixa a pensar que os cassis sabem muito melhor carregadinhos de açúcar.


A framboesa, ou em inglês raspberry, é uma fruta vermelha e peluda, com caroços pequenos e irritantes, e não é propriamente muito doce. Na forma de gelado, iogurte, compota, mousse ou pudim são um verdadeiro delírio. Quando vou ao New Yaohan ou ao Park'n'Shop da Taipa deixo as framboesas na prateleira e prefiro levar as compotas do mesmo sabor.


Groselha diz-se em inglês gooseberry, coisa muito rara de encontrar em Macau. Em Portugal bebia muito sumo de groselha, normalmente daquele de máquina, que era não só delicioso como bastante refrescante no Verão. Aqui a coisa mais próxima que conseguimos encontrar é Grenadina, ou xarope de romã, que algumas pessoas misturam com água e bebem. Outros consomem a Grenadina em cocktails, e outros ainda, como no meu caso, não a bebem de todo.


Aqui temos um fruto que nem nome tem em português, o boysenberry, que é um cruzamento entre a framboesa europeia (Rubus idaeus), a amora-silvestre comum (Rubus fruticosus) e uma tal de loganberry (Rubus loganobaccus). Tenho visto bebias e outros produtos que alegam conter esta boysenberry, mas para entender melhor este híbrido, seria preciso tirar um curso de fruticultura, e agora não me apetece.


Finalmente a amora propriamente dita, blackberry em inglês. Podem-se encontrar amoras no supermercado, mas nada bate as tortas de amora, as compotas de amora, os gelados de amora, tudo de amora menos a amora propriamente dita. E a tal localidade ao sul do Tejo, claro...

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu Tive um colega da Amora.
Era (e é) um amigão.

Anónimo disse...

São "berries", senhor, são "berries"!