terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Ignorar o pau com os ursos


O Instituto de Desporto da RAEM distribuíu 7 milhões de patacas por 114 atletas que se distinguiram pelos seus resultados de excelência. Foram ainda atribuídas menções de mérito a mais de 200 atletas e treinadores, tudo num jantar organizado para homenagear os intérpretes do desporto em Macau. Acho muito bem que assim seja, pois não basta dar o couro pelas cores do território e levar palmadinhas nas costas. Como diz muito bem o adágio popular, "não há dinheiro, não há palhaços".

O que me faz um pouco de confusão é a relação mérito-recompensa que é ali feita, atribuíndo a 1 (um) atleta que ganhou uma medalha no wushu quase tanto dinheiro que a uma equipa completa que conquistou para Macau campeonatos asiáticos e participação em mundiais da modalidade com resultados positivos. Penso que já perceberam que me estou a referir à reivindicação mais que justa do treinador da selecção de hóquei em patins de Macau, Alberto Lisboa, que não está satisfeito com o corte de 50% num alegado prémio que o ID ia atribuir a cada jogador.

O vice-presidente desse instituto justifica com o facto do hóquei em patins (ou "ópatins", como ele diz) "não ser uma modalidade olímpica", o que como se sabe, é tiro e queda às pretensões dos adeptos de corfebol e andebol de sala. O vice em questão reconheceu que o "ópatins" é sem dúvida a modalidade que mais troféus conquista para Macau, mas isto é preciso cumprir os regulamentos, e tal, não há cá pão para malucos.

Enquanto cada um dos atletas que representa o hóquei em patins recebe 40 mil paus, um atleta de wushu originário da RP China vai para casa com 340 mil rufas, o que se pode dizer que é mais que uma "homenagem por resultados de excelência". Não sei como funcionam os prémios, se existe um sistema de sponsoring qualquer, mas foram 180 mil por uma medalha de ouro aqui, e mais 160 mil por outra acolá, enquanto um gajo ganha cinco campeonatos asiáticos, participa em mundiais, em torneios internacionais de nomeada, e leva 40 mil. Repito: não sei como funciona, sou completamente ignorante em relação a esse critério, só não me parece muito justo.

Claro que quem não concorda com o meu ponto de vista vai lançar os habituais chavões, de como o hóquei em patins é o desporto dos portugueses, que ninguém quer saber, que é o pau com os ursos, o hóquei no gelo é que é, porque é da América e América é igual a dinheiro (estou surpreendido como ainda não apareceu por cá uma equipa de basebol), isso tudo. Um dos argumentos mais utilizados é o dos atletas de hóquei em patins de Macau não serem originários do território.

Primeiro isso é mentira; a esmagadora maioria dos jogadores da selecção de hóquei nasceu no território ou reside cá há mais de 15 anos. Eu também sou de Macau, que raio! E o Jia Rui é de onde? Não importa que 99,9% da população jovem de Macau prefira o badminton ou o bowling, ou que os adultos prefiram ver o wushu ou os saltos para a água. Afinal a ideia não é "distinguir os atletas pelos seus resultados de excelência"?

Mas vamos pesar isto nos pratos da balança:

- O hóquei em patins é o único desporto colectivo em que Macau participou e ganhou num campeonato asiático de selecções.

- O hóquei em patins é a única hipótese que Macau tem de ganhar em competição oficial contra selecções como o Japão, Austrália, Uruguai, México, Coreia do Sul ou Taiwan.

- O hóquei em patins é a coisa mais próxima que Macau tem em termos de participação de mundiais de qualquer modalidade. Macau participou no mundial de San Jose, em 2005, coisa impensável para qualquer outro desporto colectivo no território.

- O hóquei em patins é a única modalidade em que Macau entra em campo para jogar a sério e muito raramente sai humilhado.

Finalmente, não custava nada ao ID apoiar mais esta equipa de hóquei em patins da RAEM. Conhecem pessoalmente o Alberto Lisboa, o Hélder Ricardo, o Nuno Antunes, o Augusto Ramos e toda essa malta? Eles não vos vão andar a chatear, nem andar de mão estendida. Garanto eu. Será o hóquei em patins apenas vítima da mais pura e destilada das invejas, por ser um desporto trazido para cá pelos "colonialistas", e que por questão de face é melhor ignorar?

PS: Parabéns e um grande abraço à Paula Carion, uma atleta completamente "Made in Macau" e que ganha medalhas para a RAEM em competições internacionais a sério.

27 comentários:

Anónimo disse...

Lá está,eu quando digo que ninguem quer saber do Hoquei em Patins de Macau para nada e que na terra de cegos quem tem olho é rei,sou logo atacado pelos apoiantes do hoquei em patins.Se até o Vice-presidente do IDM,o José Tavares,que é português já percebeu isso há muito tempo.Muita sorte tem o Hoquei em Patins de Macau de ainda ser apoiado pelo IDM,uma modalidade que nem sequer entra nos jogos olimpicos e em Macau ninguém ve.Quantos jogadores tem uma equipa de hoquei em patins?10.40 mil patacas para cada um,isso dá 400 mil patacas para a equipa toda,mais o treinador.Então acham pouco????Queriam 340 mil patacas para cada jogador para irem depois passearem e a ganhar aos países de coxos da ásia???Para que???O IDM devia apostar MUITO no futebol de macau que é o desporto rei em todo o mundo e não numa modalidade onde Macau ganha sempre aos coxos na ásia.Na terra de cegos quem tem olho é rei.E ainda por cima,em Macau se perguntarem 1 chines o que coisas do hoquei em patins,ele nem sabe o que é isso.

Leocardo disse...

A conversa do costume...

Anónimo disse...

...pelo idiota do costume.

Anónimo disse...

A conversa do costume mas é a pura e crua realidade.

Só não vê quem não quer.

Anónimo disse...

È a conversa do costume mas que é REALIDADE nua e crua.Se não gostam de ouvir paciencia.Se calhar o Leocardo nem ve jogos de hóquei em patins em macau.Ouvi dizer que o campeonato de macau tem só 3 equipas,e são equipas mistas,gajas com gajos na mesma equipa,não é???LOL

Anónimo disse...

a verdade é que a seleção de hóquei já andou na divisão A, o que é brilhante.

Anónimo disse...

O IDM só aposta no wushu e chuchu, porque são desporto que a mãe pátria gosta. O futebol é para kwai lou, logo, é um sinal de coloniasmo, o hóquei também é a mesma coisa. Pior! É só malta tuga que pratica, e a mãe pátria não gosta disso, o IDM só pode apoiar como deve ser os chineses que pratiquem modalidades que mais ninguém no mundo pratica - como o sugoku!

Anónimo disse...

Mas quem é que disse que a mãe pátria só gosta de desportos "orientais" e tem aversão aos desportos "ocidentais"? Essa ideia parece-me muito errada! Se fosse a mãe pátria a tratar do assunto, ia tudo pelo mesmo, mas como são os tinhosos do costume cá da terra, com a mania que são mais patriotas que pai Mao (ao ponto de irem bater na polícia com a bandeira nacional em manifestações), é natural que o hóquei seja mal tratado.
É vergonhoso como Macau e o IDM não se apercebem da vergonha das selecções nacionais. Não me venham dizer que é por sermos apenas 500,000...

AA

Anónimo disse...

"O futebol é para kwai lou" que frase mais idiota,se o futebol é para kwai lou porque os chineses gostam tanto de ver jogos futebol ingles,espanhol e italiano e fazerem tantas apostas de futebol??È claro que os chineses gostam muito de futebol mas nao o futebol de macau ou de hong kong.Eu ainda sou do tempo em que os ia para hong kong ou via na tv os jogos do campeonato de hong kong com o estádio completamente cheio,na década de 80 ou 90.

Hugo disse...

E alguém quer saber do wushu?

Anónimo disse...

até parece que a china ainda não foi a um mundial de futebol....

eu se fosse o Leo punha isto tudo com usernames e acabavam-se logo os idiotas por aqui... sinceramente, eu gosto de palhaçar, mas há gente sem piada nehuma... são os trolls....

Anónimo disse...

Chamem-me ignorante, mas nunca tinha ouvido do Wushu até ao dia em que esse Rui ganhou a medalha nos jogos asiáticos. É um desporto de índole regional e não mundial. Se é que se pode chamar aquilo desporto!

AA

Anónimo disse...

Se isso é ser ignorante, AA, já somos dois.

Anónimo disse...

três

Anónimo disse...

SE CALHAR QUERIAM QUE O IDM DESSE 400 MIL PATACAS A CADA JOGADOR,TREINAdOR INCLUIDO,UMA EQUIPA TEM 10 JOGADORES MAIS O TREINADOR,CADA UM FICAVA COM 400 MIL PATACAS.VALOR TOTAL:4 MILHÕES E TAL DE PRÉMIO PARA A EQUIPA TODA!!!

Anónimo disse...

Sinceramente é triste esse desprezo pela selecção macaense de hóquei. Há pouco tempo atrás troquei umas mensagens com o Ricardo Atraca, meu amigo que está na selecção, e ele disse-me que aquilo ali é só por amor à camisola. Valha-lhes isso. E a nós também.

PS. Sou de Macau apesar de radicar em Portugal, e serei sempre macaense por ter nascido em Macau. Agora o que eu não compreendo é como é que alguém que não nasceu em Macau pode ser de Macau. Estar é estar e ser é ser, são coisas diferentes.

Anónimo disse...

bela peça, esse atraca, nos seus tempos de liceu...

já ganhou juízo ?

Anónimo disse...

" é como é que alguém que não nasceu em Macau pode ser de Macau. Que pergunta mais PARVA,então há tanta gente que não nasceu no Estados Unidos da Àmerica e vive no EUA e são americanos.

Anónimo disse...

Suponho que o anónimo das 20:51 é português. Então como é que pode ser português se não nasceu em Portugal?

Anónimo disse...

Mas tu és mesmo burro ou estás aqui só para gozar???Para ser portugues é preciso nascer em Portugal??E quem nasceu em Macau antes de 1999 não é portugues?E quem nasceu antes de 25 de abril em angola,moçambique,cabo verde,sã tomé não são portugueses??E os jogadores que jogam ou jogaram na selecção de Portugal de futebol e que não nasceram em Portugal???Eusébio,coluna,José Aguas,oceano,dimas,cadete,augusto rocha,makukula,yanick djalo,petit,daniel fernandes,carlos queirós,gilberto madail etc não são portugueses?

Anónimo disse...

O atraca já se deixou dos fumos?

Anónimo disse...

Eu estou só para gozar. Tu, ó anónimo das 08:55, é que és mesmo burro. Ou analfabeto.

Anónimo disse...

O que vocês confundem é a nacionalidade com a naturalidade. Quem nasce em Macau é macaense de naturalidade, mas como macaense não é nenhuma nacionalidade, olha que chatice, têm a nacionalidade que herdaram dos pais. Assim como quem não nasceu na América não é americano, a não ser que se naturalize. E depois há a questão de em certos países vigorarem a lei do ius solis (nacionalidade do país concedida simplesmente a quem nasce lá) ou o ius sanguinis (a nacionalidade é herdada). Em todo o caso, a nacionalidade pode ser adquirida.
Portanto, eu nasci em Macau, logo sou de Macau. A minha nacionalidade é portuguesa. Compreendem essa estúpida verdade ou é preciso fazer-vos um desenho, ó cambada de entendidos na matéria?

Anónimo disse...

Correcção: vigorar a lei, e não vigorarem.

Anónimo disse...

Esses gajos são mesmo cómicos. Deixaram a escola cedo, só pode. Inventam o que não sabem julgando que o que inventam é que é a verdade. É mesmo à tuga. Ou melhor, à cámone.

Anónimo disse...

Hoje em dia já ninguém sente orgulho em ser portugues,porque Portugal é 1 país de merda.A melhor coisa que deve fazer um portugues que vive em portugal é deixar este país de merda que se chama Portugal e EMIGRAR.Já dizia o Zeca Afonso"Má sina,ter nascido portugues"

Anónimo disse...

Ó anónimo das 19:03, eu acho que tens razão, só que andas um bocado perdido. Esse comentário devia ter sido escrito para aí uns 7 posts acima.