domingo, 12 de junho de 2016

Três pontos para o País de Gales (Gwlad, Gwlad)


O País de Gales já tem um parque infantil hino nacional! Ou melhor, sempre teve, mas uma vez que 1) nunca fui ao País de Gales e 2) não vejo "rugby" e a selecção de futebol nunca se qualificou para um grande torneio internacional, fiquei apenas a saber isto ontem, no jogo contra a Eslováquia a contar para o Euro 2016. Agora pensará o leitor que tem a mania que é chico-esperto: "ó Leocardo tu também paressekesparvo pá, porque é que não haveria de ter um hino LOL?". Ó meu mentalmente procrastinado amigo, pela mesma razão que a Irlanda do Norte não tem: porque faz parte do Reino Unido, e por isso ainda hoje na partida destes frente à Polónia, o que se escutou foi o "God Shave Save the Queen". Mas o mais interessante do hino do País de Gales é a "musicalidade" da letra:


Ah..."Mae hen wlad fy nhadau"...que lindo. Tentem lá pronunciar, e vêem como desliza pela língua  - ajuda se meterem um ovo inteiro acabado de cozer na boca. Esta língua psicadélica é o galês ou "cymraeg", que já tinha abordado neste artigo, dedicado à simpática cidade galesa de Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch, e aquele "Gwlad" de que se fala na letra é o nome do País de Gales em gaélico. E não se pense que para eles isto não tem qualquer importância...



...como se pode ver neste vídeo, com adeptos galeses a vaiar o "God Save the Queen" em pleno Estádio de Wembley. Foi a 5 de Maio de 2013, durante a final do "play-off" da National League, o quinto escalão inglês, e logo por azar foram duas equipas do País de Gales a discutir a última vaga na League Two para a época seguinte: Newport County e Wrexham - este último de má memória para os adeptos do Porto quarentões, como este vosso servo. Ah é verdade, e quinta-feira vamos ter um Inglaterra-País de Gales em Lens (lã), e antes de mais nada a minha solidariedade para com os empresários da restauração e proprietários de estabelecimentos de bebidas dessa cidade francesa. Posto isto, a julgar pelas dificuldades que os ingleses costumam encontrar neste tipo de jogos (e em todos, pensando melhor), os galeses vão ter a oportunidade de poder festejar o apuramento para os oitavos, com um sabor arbennig, que é como quem diz, especial.


Sem comentários: