quinta-feira, 2 de junho de 2016

Evil Júnior (A million dollars! Ah ah ah ah!!!)


Quem viu pelo menos um dos filmes da série "Austin Powers, International Man of Mistery", recorda-se com toda a certeza da forma como o actor Mike Myers se desdobrava em vários papéis, incluindo os dois principais: o do próprio Austin Powers, e a da sua némesis, Dr. Evil. A série, que deu três filmes com convidados-surpresa de luxo (John Travolta, Tom Cruise, Ozzy Osbourne, para citar alguns), era uma sátira cómica aos filmes de James Bond, e o tal Dr. Evil era inspirado em Dr. No, o primeiro vilão da série do agente 007. Myers desenvolveria o personagem, recorrendo a outras influências diversas, e até vários elementos da cultura "pop". Um dos quadros humorísticos mais bem conseguidos tinha a ver com o facto de Dr. Evil ter suspendido as suas funções vitais nos anos 60, ficando preservado através do método de preservação em nitrogénio líquido, chamado de "criogenia" (só resulta nos filmes, não tentem em casa, defes), e reanimado trinta anos mais tarde, nos finais dos anos 90, data da produção do primeiro "Austin Powers". Assim que acorda, o cientista do mal não perde tempo e engendra um plano diabólico: "roubar mísseis com ogivas nucleares, apontá-los às principais cidades do planeta, e exigir um resgate". Ok, um tanto ou quanto previsível, mas que piada tem isto?

 O valor do tal resgate: um milhão de dólares, que nos anos 60 era um valor considerável, mas que nos tempos que corriam "não era nada" - e vai sendo cada vez menos. O assistente e braço-direito de Dr. Evil, Number Two, acabaria por lhe explicar que "só a sua corporação, a Evil Enterprises, auferia lucros diários acima desse valor". Hilariante, sobretudo a expressão que Dr. Evil faz quando anuncia o valor de "one million dollars!", ao mesmo tempo que se ouve uma música de fundo repentina, muito comum nos filmes de "suspense". E isto tudo para dizer o quê, afinal?


Isto: estas imagens de um bebé que eu não consegui resistir e editei, tal era a semelhança com a cena que descrevi em cima, foram partilhadas na semana passada por um casal de brasileiros na rede social Imgur, um media dedicado sobretudo à fotografia. Aproveitando o facto da criança ter pêlo claro nas sobrancelhas, dando quase a impressão que não as tem de todo, fizeram-lhe uns riscos "evil", e esperaram que ela fizesse "caretas de bebé", com os resultados que se vêem. Uma ideia bastante criativa e divertida, que gerou um grande número de partilhas, bem como de comentários. A maioria destes dizia-se "assustada" com o ar "diabólico" do pequenote, mas claro que qualquer pessoa equilibrada e mentalmente sã vai entender que se trata de uma brincadeira inofensiva. Agora uns há que vão achar mais graça que outros, e não devem faltar ainda os que não acham graça de todo, e depois há estes:


Livra! Isto é que assusta a valer, e não o pobre bebé, que até parece estar a divertir-se à brava. Este é um maluco, ponto, e agora quem quiser tirar disto ilações sobre as minhas "reais intenções", nomeadamente "contra a Igreja", então deixem-me que vos diga que se não fazem uma reciclagem mental urgente, vão acabar como aquele camarada - ou pior. Fosse aquele ali deitar as mãos em cima de uns mísseis com ogiva nuclear, e disparava sem pensar duas vezes, mandando toda a gente ir "prestar contas ao criador". Não? Olha que eu desconfio que nada o ia fazer mudar de ideias. Nem mesmo que lhe pagassem...ONE MILLION DOLLARS! AH AH AH AH!!!


Sem comentários: