quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Uma grande "saunalhada"


Teve ontem início o julgamento do ex-presidente do IDM, Manuel Silvério, indiciado de um crime de abuso de poder relacionado com a contratação de uma massagista, e denunciada no CCAC. Confesso que tive sérias dúvidas sobre se devia abordar este assunto, uma vez que me faz sentir, sim até a mim, ultrajado. Um julgamento manifestamente infeliz para todas as partes envolvidas, e surpreende-me como há pessoas que se dão a este tipo de espectáculo. Não vou entrar em detalhes sórdidos, basta ler o que a imprensa escreveu hoje, no Hoje Macau (não disponível), no Ponto Final e no JTM, cada artigo melhor que o outro. Achei assaz desagradável a forma como se viola o direito à privacidade do ex-presidente do IDM, e choca-me que se façam referências pouco abonatórias a pessoas já falecidas, que não estão mais entre nós para confirmar ou negar. E finalmente existem muitas peças deste puzzle que não encaixam.

Em primeiro lugar a questão da "sauna". Para quem não vive em Macau, talvez ache estranha a apetência da população local para a sauna, sendo Macau uma cidade bastante quente e húmida. Mas na realidade em Macau uma "sauna" está conotado com um local onde se dão massagens, banhos, e alívio sexual. É um local onde chega mesmo a acontecer, pasme-se, "infidelidade conjugal". Aliás creio que saunas propriamente ditas, do estilo finlandês, existem em apenas em ginásios, spas e hotéis de luxo, e não creio que ofereçam muitos outros tipos de serviços. Referir factos relativos a quem foi à "sauna", ou quem se conheceu na "sauna", ou quantas vezes fulano vai à "sauna", parece-me mais material relacionado com um divórcio do que propriamente com um alegado crime de abuso de poder.

A questão das habilitações da menina parecem-me um caso de procedimento administrativo errático. Não interessa se a senhora é uma grande profissional, se não apresenta habilitações que justifiquem auferir um vencimento de técnico-superior, não deve exercer essas funções. É verdade que há pessoas excelsas naquilo que fazem, e não precisam de universidade para prová-lo, mas e quem se dá ao trabalho de ir e provar o que sabe? Não merece uma oportunidade? Existe aqui uma espécie de pensamento confucionista em tudo isto: primeiro a família, depois os amigos, e finalmente os outros. E quem não tem amigos e família na quadratura? Que "ninguém se tenha queixado" do serviço da massagista, parece-me irrelevante. Tratava-se de massagens, e não transplante de orgãos, ou sequer qualquer tipo de terapia desportiva séria.

Depois sugeriu-se que quem afinal recomendou a massagista ao IDM foi Cheong Vai Kei, ex-deputado, entretanto já falecido. Esta figura do desporto de Macau, que já não se encontra entre nós, não pode confirmar ou negar que conheceu a massagista Pun, que trabalha numa das tais "saunas", e "recomendou-a pelos seus serviços". Se eu fosse um familiar do sr. Cheong Vai Kei sentia-me incomodado com esta referência, que mesmo a ser verdadeira, era completamente escusada. Pode ser que até faça sentido na estratégia da defesa, mas aqui não falo de advocacia, falo de decência. Que sigam pessoas para ver se vão à "sauna" é também bastante assustador. E que lei me impede de ir a uma "sauna"?

Quanto ao resto, tivemos uma contradição de uma das testemunhas que deixou o arguido furioso, e ainda depoimentos dos actuais dirigentes do IDM a dizer que "não é normal mas não é ilegal", e reiterando que "ninguém se queixou". Uma persistência na legalidade e na necessidade da contratação da massagista que me fazem pensar que as peças no puzzle não encaixam. Quem é, afinal, a massagista Pun? O julgamento prosseguiu hoje, e comprometo-me a segui-lo pela imprensa. Não que o recomende, pois adivinham-se mais divulgação de revelações deste calibre, e de mais lavagem de roupa suja. É pena.

22 comentários:

Anónimo disse...

1ª da esquerda rokáva feio...

Anónimo disse...

"Depois sugeriu-se que quem afinal recomendou a massagista ao IDM foi Cheong Vai Kei, ex-deputado, entretanto já falecido." Quem sugeriu foi o próprio, o que revela a estratégia da defesa. O facto devia ser omitido pelos jornais?

Anónimo disse...

caso não saibam as saunas em Macau não são apenas para sexo,também servem só para massagens,eu por exemplo quando vou as saunas de macau não vou lá para foder mas apenas para massagens.

Anónimo disse...

Com tantas coisas para chatear o Dr. Silvério pegaram logo na mais rasquinha.

AA

Leocardo disse...

Claro que o facto não devia ser omitido, nem devia ter sido omitido, não foi isso que eu quis dizer. Leia com atenção e percebe porque é que eu digo que é "lamentável".

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Falando do que interessa qual é a sauna de Macau onde se fode melhor?

Anónimo disse...

O Anónimo que me antecede quer perguntar se a "massagista" foi contratada pelo IDM à Eighteen ou à Bog Boss?



AA

Anónimo disse...

Onde fica a Eighteen?

Anónimo disse...

A Eighteen fica em casa do Leocardo. Ohohohoh!

Leocardo disse...

Ohohohoh! Merry Christmas!

Anónimo disse...

A 18 fica na Rua de Malaca no Hotel Golden Dragon. É muito famosa entre os chineses.

AA

Anónimo disse...

Obrigado AA

Anónimo disse...

as putas das saunas em macau fazem oral natural ?

Anónimo disse...

sim, mas cospem-na...

Anónimo disse...

dass,as gajas de sauna em macau devem estar todas com sida

Anónimo disse...

ouvi rumores que em macau há 1 um presidente de um instituto metido com uma travesti filipina,será verdade???

Anónimo disse...

presidente de 1 instituto metido com uma travesti filipina em Macau???Se é aquele que eu penso,não me admira,porque ele tem fama de ser um panasca e gostar de travecos embora seja casado e com filhos.voces sabem de quem tou a falar.

Anónimo disse...

Eu não sei de quem está a falar. O caro anónimo das 16:02 pode dignar-se a revelar o nome do panasca...ou melhor, do bisexual em questão?

Anónimo disse...

oh anónimo das 06H49 eu sei quem é o presidente de um instituto em macau metido com travesti filipina,tenho até provas mas não estou aqui para destruir a vida das pessoas nem para julgar a vida sexual de cada um,cada um come aquilo que quer,portanto o assunto morre aqui,não vou revelar quem é o tipo que anda metido com uma travesti ponto final.

Anónimo disse...

Até que enfim uma atitude digna.

Anónimo disse...

o anónimo das 14h51 faz lembrar o octávio machado os políticos portugueses.Fala Muito mas não diz nada.

Anónimo disse...

O que tu querias sei eu, anónimo das 16:54. Mas, desta vez, vais ter de ir lavar roupa suja para outro lado.