terça-feira, 14 de setembro de 2010

Que homem tão bom...


Chen ajuda vítimas do terramoto.

O bilionário chinês Chen Guangbiao doou toda a sua fortuna à caridade, respondendo a um apelo de Bill Gates e Warren Buffet, co-bilionários. Chen publicou em 5 de Setembro no seu website uma carta onde deixar claro que doará toda a sua fortuna a instituições de caridade, mas apenas quando morrer. Foi ainda uma resposta ao recente apelo de filantropos norte-americanos, que doaram pelo menos metade das suas fortunas à caridade depois de morrerem.


Chen foi um dos portadores da tocha olímpica em 2008.

Chen, de 42 anos, é o presidente da companhia de reciclagem Jiangsu Huangpu Renewable Resources Utilization, e tem uma fortuna estimada em 5 mil milhões de yuan. Chen já tinha anunciado em 2007 que doaria 95% da sua fortuna quando morresse. Mas em vida é também um homem muito generoso: Chen já doou 1300 milhões de yuan e ajudou mais de 700 mil pessoas. Depois do terramoto em Wenchuan, em 2008, Chen contribuiu com milhões de yuan, e deslocou-se à província de Sichuan com uma equipa médica. Chen diz que "a fortuna é como a água: muda de mãos; em vez de a guardarmos, devemos partilhá-la com os outros", acrescentando que "os meus filhos não vão receber nada; eu comecei do nada, e eles podem fazer o mesmo".


Chen orienta o trânsito em Nanjing.

Nascido numa família de camponeses, Chen passou a infância na pobreza. Dois dos seus irmãos morreram de fome. Aos 10 anos de idade começou a trabalhar para pagar os seus estudos, vendendo água de um poço aos aldeões. Com o dinheiro que fez esse Verão, pagou os seus próprios estudos e os de um outro colega: "foi a primeira doação que fiz; na altura senti-me muito feliz", disse. Chen estudou medicina chinesa na universidade, mas sempre sonhou ser empresário.


Chen em acção pelas causas humanitárias.

Começou a sua fortuna em 1998, vendendo equipamento médico a clínicas e hospitais. Na altura ajudou ao pagamento das despesas médicas a Zhu Lili, uma pequena de 13 anos que sofria de doença cardíca. Zhu cresceu saudável e já completou o ensino superior. "Doando a minha fortuna à caridade, espero colocar pressão nos meus colegas ricos para fazer o mesmo", concluíu este bom homem.

12 comentários:

Anónimo disse...

Está bem que ajude os outros, mas é um bocadinho estranho que alguém que gosta tanto de ajudar os outros só não queira ajudar os filhos. Como lição de vida, bastava que lhes deixasse apenas o suficiente para que tivessem uma vida sem dificuldades, e ainda sobraria muito para as boas causas. Agora afirmar que não lhes deixará nada...

Anónimo disse...

ó estúpido, ficam com o património, pá.
e nem todos os filhos merecem herança, sequer.

Leocardo disse...

Apesar do tom pouco recomendável, concordo com o anónimo das 18:37.

Eu por exemplo renunciei à herança dos meus pais, uma vez que tenho habitação própria, emprego estável, vida bem organizada.

Prefiro deixá-la a um dos irmãos que precise mais, ou que a vendam e dividam o dinheiro por eles, ou façam o que entenderem.

Temos exemplos acabados do que um "herdeiro" pode ser, basta olhar para a Paris Hilton ou alguns membros da realeza europeia.

O sr. Chen fez muitíssimo bem em deixar a sua fortuna aos mais necessitados (se depois chega lá é outra história...), e os filhos se estiverem assim tão preocupados, sempre podem aprender o negócio do pai, e continuá-lo.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

"doará toda a sua fortuna a instituições de caridade, mas apenas quando morrer"pois que homem BOM,e eu a pensar que os ricos levavam o dinheiro todo para o caixão,afinal vão dar para os outros quando morrerem.

Anónimo disse...

Isso de dar o dinheiro a instituições de caridade tem muito que se lhe diga. Com este gesto o Sr Chen está inocentemente a fomentar a indústria da caridade e com isso a incentivar vícios e subsidiodependências. Seria muito mais útil o senhor aplicar a sua fortuna na criação de empregos, patrocínios à investigação cientifica no ramo da saúde ou criar um fundo de apoio às catástrofes naturais.


AA

Anónimo disse...

Pois, eu concordo muito mais com o AA, que ainda por cima usa um tom muito mais recomendável do que o idiota das 18:37. Segundo esse idiota, nem todos os filhos merecem herança. Mas, pelos vistos, todos os pobres merecem, mesmo aqueles que só o são porque não querem trabalhar. Sim senhor, grande princípio!

Anónimo disse...

se os filhos não merecem herança quem merece?as namoradas?as amantes?os amigos???que raio de pai é este chines milionário que diz que os filhos não merecem herança??

Anónimo disse...

é só conversa da meninada de Macau....

Anónimo disse...

Eu desconfio sempre destes homens bons. Se calhar, se vivesse em Macau e tivesse uma empregada filipina, nem 3000 patacas lhe pagava...

Anónimo disse...

se a criada filipina fosse boa até pagava extras eheh

Anónimo disse...

filipinas boas é dificil arranjar porque em geral são todas feias

Anónimo disse...

Um bom oftalmologista já dava jeito...