quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Ring, ring, Clarim-gate


Este chamado "Clarim-gate" não é nada que não se estivesse à espera. Isto porque quando olhamos os envolvidos descobrimos lá quem? Tcham, tcham, a Igreja Católica!

Não quero aqui saber quem fez o quê, se Florinda Chan fez bem ou não, ou se Pereira Coutinho não gosta. A foi fazer queixinha a B porque C disse-lhe que não podia falar mais de política, porque D não gosta, ora, isto parece um daqueles filmes rascas de Hollywood, que ninguém vê mais.

Isto é mais uma demonstração de que a IC tem uma certa apetência para o, aham, "escândalo". Não vou começar a fazer aqui comparações vergonhosas, mas olhemos por exemplo para aquele pastor evangélico que quer queimar o Alcorão, para comemorar o aniversário do 11 de Setembro. O que interessa é que está aí a contribuição da IC para a sociedade. Mais uma, bravo.

Agora vou ter pena de não poder ler mais O Clarim. Não me revejo - a ser verdadeiro - no novo estatuto editorial, e não era menino de acordar cedo ao Domingo e ver o bloco "Eucaristia Dominical/70x7" - e quando acordava via a NBA no canal 2.

Se calhar até é verdade, a opinião daqueles que pensam que esse é o lugar d'O Clarim, mas nem eu me lembro mais da idade das trevas d'O Clarim, quando era o folhetim da Igreja. Mas eu continuo a reafirmar que O Clarim tem profissionais de monta para escrever bem artigos de interesse geral.

Mesmo assim olhem, a melhor das sortes, que eu vou comprar O Clarim na sexta-feira só para ver o que pasa, se algo realmente pasa. Depois disso logo se vê. Prognósticos só no fim do jogo,

49 comentários:

Anónimo disse...

Exactamente, se não goste, não compre. Se não gosta da Igreja Católica, não vá à missa ou não ligue ao que a instituição faz ou deixa de fazer. Toda a gente sabe que O Clarim é um jornal da Igreja Católica, esperava o quê dele?
Agora não gostar nem ligar e mesmo assim querer falar da Igreja, aí já é de desconfiar.
Parece uma daquelas gajas que dizem que não quer e não gosta de algo, e depois acabam precisamente por ficar com ele...

PS. O pastor Terry Jones que queime os Corões. Liberdade acima de tudo.

Anónimo disse...

Eu também acho que "O Clarim" se devia dedicar mais às notícias religiosas. Por exemplo, podia noticiar que uma senhora, por acaso virgem, subiu a uma azinheira em Fátima, Portugal, e foi avistada por três crianças pastoras. Eu sei que isso foi em 1917, mas aposto que em Macau a maioria das pessoas ainda não sabe disso.

VerucaSalt disse...

"liberdade acima de tudo"
claro, colega das 15:57 (o 1º)... dps temos retaliações como o 9/11 e coisas do género...( espera, o 9/11 teve a ver com o apoio dos EUA a Israel, o W é q diz q foi p causa do corão ).esquece, pá.
A isso junta-se o racismo inerente e tá feito...

eu não tenha pena nenhuma dos Americanos, ( lamento as vítimas, entre as quais uns quantos muslims no 9/11 q tb morreram como os outos e n falo dos SAUDITAS q terroristas q íam nos aviões ) basta ver uns vídeos no tube de Nova Iorquinos q dizem o 9/11 foi em Outubro, outros q dizem q foi em 2002... they don't even give a shit!

esqueca.

Liberdade ,sim, monkey see, monkey do.why not?


(by the way, lembro-me q nos 90 o Clarim era o único jornal muga em Macau q trazia a classificão da Liga portuguesa como deve ser, os outros era um texto atrofiado como o Leocardo faz aqui com o Brasileirão ).


" a religião é o fruto do medo" ( como diz aquele grafite épico numa rotunda de Coimbra )

( 2º, já foi demonstrado q essa estória da virgem foi um inside job/story do governo na altura )

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=ERrzkz_rApg


http://www.youtube.com/watch?v=BWCPAXgrm2U

http://www.youtube.com/watch?v=aaqaImebd1M

http://www.youtube.com/watch?v=LIvea_QWF4g&feature=related


enjoy.... jesus....

Anónimo disse...

Eu acho que o Clarim devia falar do Corão, da bola, do governo, das indústrias culturais, do hóquei em patins, do Sócrates, do Carlos Cruz, do Poker, do Mahjong e os padrecos que paguem e calem. Mai nada. Onde já se viu ter uma política editorial própria?

Anónimo disse...

Mau, querem ver que nós é que temos de abdicar dos nossos valores? Imaginem que ainda existiam Cruzados. Quem queimasse a Bíblia era decapitado, é isso?
As pessoas conquistaram a liberdade para quê, então? Para apenas alguns poderem gozar dela? A história da virgem é um job/story do governo na altura? O D. Afonso Henriques também deve ser invenção, então.

Anónimo disse...

religião não é liberdade.
e o seu comentário é bastante confuso.

e concerteza q a existência de um D. Afonso Henriques é bem mais credível q uma alucinação numa azinheira... ( até parece que se diz que o Afonso Henriques voava pelo céu, e ressuscitou e curava cegos, etc )

concorda, seu atrasado mental-Cristão ?

Anónimo disse...

até o clarim que é 1 jornal católico sabe que para vender mais jornais é preciso por estas noticias polémicas ou escandalosas

Anónimo disse...

anónimo das 23:11, "noticias polémicas ou escandalosas" que não deixam de ser verdade!

Anónimo disse...

é verdade mas não deixa de ser escandalosa,o jornal Clarim não é 1 jornal da Igreja??Porque não vai por noticias da Igreja?E que tal por também noticias de futebol,jet 7,cinema,gajas etc?

Anónimo disse...

Anónimo das 23:40, ve-se mesmo que voce gosta de viver no seio da corrupcao, do compadrio, do tráfico de inflencias, etc, etc. Qure eu saiba, a Igreja Católica prima ou deve primar exactamente pelo contrário.

Anónimo disse...

ainda bem que Portugal é Secular senão ainda era mais difícil viver por lá....

Anónimo disse...

Eu cá gostava era de ver explicado o verdadeiro porquê da mudança da linha editorial. Acima de tudo compreender se houve pressões "superiores", como se diz para ai, ou se foi obra do Espírito Santo...


AA

Anónimo disse...

Anónimo das 00h32 tens razão,sou o anónimo das 23h40,é que somos portugueses.Para bom entendedor...

Anónimo disse...

"Imaginem que ainda existiam Cruzados"...enquanto estes atrasados mentais discutem o "imaginem que..." em relação à igreja católica, calam a boca e os seus grandes valores de liberdade e superioridade intelectual perante as concretas jihads, lapidações, mutilações genitais dos amigos islâmicos. Vocês são todos uns líricos pá.

Por essa ordem de ideias o record, a bola ou o jogo deviam dedicar-se, isso sim, a notícias generalistas e de interesse do povo pá! Ou o jornal de negócios devia concentrar-se no campeonato de futebol pá. Tudo menos ter uma linha editorial que os defina.

Anónimo disse...

Gostava de perguntar a boa parte dos anónimos anteriores se querem ser palhaços a tempo inteiro ou estão interessados em discutir isto com a seriedade que o assunto exige. O mesmo se diga de algumas frases do Leocardo.

Vamos por partes:
1º) O que mais importa nesta polémica é saber de um membro do governo, a Florinda Chan, usou os seus poderes em proveito próprio. Há indícios nesse sentido;
2º) Importa ainda apurar se a senhora mentiu nas declarações públicas que proferiu sobre isto, tentando ocultar a situação acima referida. Também parece que sim;
3º) Terá a senhora pressionado a diocese de Macau para silenciar o trabalho do Clarim? Aposto que sim;
4º) Terá o próprio bispo participado nisto, dando instruções aos jornalistas para se calarem ou mandado alguém dar-lhes essas instruções? É muito grave se assim foi;
5º) A mudança na linha editorial do Clarim não será, pois, um mero eufemismo para um verdadeiro acto de censura, que teve origem no topo do poder em Macau? SIM!
6º) Por tudo isto, o editorial do Rocha Dinis é deplorável. O director de um jornal a apelar à auto-censura dos seus colegas de profissão! Nojento!

Continuem a assobiar para o lado e a brincar com isto tudo. Não se queixem depois.

Anónimo disse...

eu cá por mim, confesso que os textos do Leocardo desisto sempre na 3ª linha,( não é culpa sua, Leocardo ).
quanto aos assuntos sérios que infere, estou-me a cagar.
estou aqui pelos lolz

salve-se quem puder, e viva o FarmVille

Anónimo disse...

Oh anónimo das 23:40, voce fala sem saber. O CLARIM "fala" de assuntos da Igreja, sim. Por isso tem a secção Eclesial. E sempre que pode, ou lhe chega ao conhecimento, escreve sobre assuntos relacionados com a Diocese de Macau.

Anónimo disse...

A religião também vende. A prova é que cada vez que o Leocardo fala de religião há uma guerra santa na caixa de comentários. A nova "linha editorial" deverá fazer O Clarim vender mais jornais, parece-me.

Anónimo disse...

Guerra-Santa é Cristãos contra Muçulmanos, pá.

não é isso que se passa na caixa de comentários, isso é no Iraque.

Anónimo disse...

Errado. Guerra santa é qualquer guerra feita em nome de uma religião, seja contra outra religião ou contra agnósticos ou ateus.

Anónimo disse...

Não! Guerra Santa é a da Igreja contra a moirama e contra os estúpidos incréus como os escrevinhadores do Clarim que escrevem no dito e não vão à missa. Quem não vai à missa merece ser excomungado. É assim e mais nada.
Já agora como diz um anónimo qualquer dos comentários querem gajas nuas a páginas tantas no Clarim como no outro jornal.
O Clarim não é para ter uma secção sobre a Igreja. É para ter todas as folhas escritas com temas sobre a Igreja.

Anónimo disse...

Tão conveniente. O Clarim só fala dos anjinhos, o JTM só elogia o poder, o Hoje Macau só fala de literatura e o Ponto Final só fala das artes criativas. No dia em que assim for, o Chui Sai On e seus panguiaus ficam todos contentes e até mandam a FM abrir os cordões à bolsa para dar uns prémios de bom comportamento aos jornais tugas. O batráquio morre engasgado com os seus charutos enquanto duas mongóis se sentam em cima das suas fuças, o Morais José afoga-se nos copos que bebe em jejum à hora em que já devia ter almoçado, o Ricardo Pinto dedica-se a organizar eventos sociais para a Macau Closer cobrir e o bom do padre Albino renuncia ao celibato e descobre os prazeres carnais com uma filipina devota.
E assim acaba a história da tugalândia por terras do Oriente. RIP, liberdade de imprensa e liberdade de expressão em geral. Pobre Macau, tão maltratada que andas.

Anónimo disse...

Se calhar o Clarim e o HM deviam falar no Luis Amorim?
ou cai mal?

Anónimo disse...

On anonimo das 16h07, voce parece o palhaco do Sebastiao Gageiro a falar. Se for va para a puta que o pariu que ja mete nojo.

Anónimo disse...

Tu queres é que o Papa te sodomize, beato ignaro das 16:07.

Anónimo das 3e10 disse...

Deviam era queimar estes coirões todos que também não lhes ficava mal. Leocardo para quando uma Bíblia como deve ser?

Anónimo disse...

Anónimo das 22:49, o atrasado mental aqui és tu. Pelo que escreveste realmente não restam grandes dúvidas acerca disso. Primeiro vai investigar antes de dar como certas as baboseiras que dizes.

Anónimo disse...

investigar o quê, colega das 21:59?
Não me diga que se diz que o D. Afonso ressuscitou e coisas desse género?
Ou vai-me tentar convencer da estória da Azinheira com umas passagens do Livro Sagrado ?
Qual das versões? (da Bíblia )

Isto realmente combater dogmas é complicado...

anónimo das 23:47 de 9 de Setembro disse...

estou á espera, colega das 21:59 de 9 de Setembro...

Anónimo disse...

Tenha calma, anónimo das 23:47, que ele está a ler a Bíblia. Como sabe, isso leva o seu tempo. Livros grandes e chatos não se lêem assim do pé para a mão.

Anónimo disse...

Eu concordo perfeitamente com os comentários dos anónimos de 9 de Setembro de 2010 02:29 e de 9 de Setembro de 2010 16:25!!!! De facto, o Clarim, apesar de ser um jornal da Igreja, é acima de tudo também um jornal de Macau... por isso também deve tratar de temas sobre Macau que interessam à população!!! Aliás, sendo um jornal católico, acho q o Clarim deve ter até um maior dever moral de proteger a liberdade, um valor tão apregoado pela Igreja!!! Morte à censura, que "matou" o único jornal onde se pode ler, algumas vezes, notícias "bombásticas", "escandalosas" (só pra Florinda Chan... hahaha!!!) e interessantes... agora, só nos resta um jornal que trata somente dos assuntos eclesiais... q pena!!! Mais uma vitória do governo... e leocardo, q mal tem em noticiar escândalos?? e aquele pastor q quer queimar corões não é católico, por isso nao tem nada a ver com a Igreja Católica...

ASA

Anónimo disse...

Obrigado. Ambos os comentários são meus.

Anónimo disse...

Não são nada, são meus!

Anónimo disse...

Nem são de um nem do outro. Ambos os comentários são do anónimo das 18:34 que concorda com eles.

Anónimo disse...

pois ...

Anónimo disse...

o Clarim agora vende se falar de Jesus, mas não do de Nazaré :(...

Anónimo disse...

Anónimo das 23:47, qual Bíblia, eu tive que ler um livro com o título "Como lidar com anormais" para te poder responder à pergunta acerca da azinheira... na pág. 56 está escrito que "a ignorância é o cancro do mundo".
Acaso achas que o episódio da azinheira está escrita na Bíblia? É "alucinação" como tu dizes e nada há a fazer contra "dogmas". Tu é que a sabes toda e eu esqueci-me desse pormenor. Portanto não se faz nada, simplesmente.
Sê feliz, que ainda vais a tempo.

Anónimo das 21:59 de 9 de Setembro.

Anónimo disse...

sim, ó xico-esperto, na Bíblia é que vêem estórias desse género, ou não?

Anónimo disse...

Vêm. Vêem é do verbo ver, seu burro.

Anónimo disse...

Só ódio por aqui...

Apenas Uma Sugestão disse...

Eu acho que é "Na Bíblia é que se vêm..."

Anónimo disse...

Estórias desse género estou eu a ver aqui... xiça, quanta estupidez.

Apenas Outra Sugestão disse...

13.14: Cala-te, c******!!!

Anónimo disse...

Cala-te tu, c******!!! Raios partam o gajo, pá.

Não Há Mais Sugestões (Acabaram-se) disse...

Pronto, eu estava a brincar. "Na Bíblia é que se vêm" não faz sentido. Aquilo é uma conversa para adormecer que nem imagens tem. É só virgens e o c****** mas nem uma imagem de uma única... F***-se, que tristeza!

Anónimo disse...

Queres virgens? Converte-te ao islão, morre como mártir e depois no paraíso terás 72 à tua espera. F***-se, pá!

Anónimo disse...

Queres virgens? Converte-te ao islão, morre como mártir e depois no paraíso terás 72 à tua espera. F***-se, pá!

Anónimo disse...

Fosga-se, vai tu!