terça-feira, 21 de setembro de 2010

Tipo, coisas novas, duh!


Segui com alguma atenção o programa "Só Visto" da RTPi, transmitido no Domingo à noite, e a convidada era uma tal de Filomena Cautela, protagonista do programa de humor "Cinco para a meia-noite", do Canal 2, uma espécie de Sarah Silverman portuguesa.

A Filomena é assim uma rapariga que, pouco dotada de beleza, resolveu fazer humor em vez de amor. Pela entrevista deu para entender que é um exemplo de "sucesso", uma verdadeira "self-made woman", que do alto dos seus 25 anos, usa expressões como "mainstream" e "whatever".

Fez uma referência ao preconceito que ainda existe em Portugal com as mulheres no humor, por causa do "feminino" (isso para ela não deve ser problema) e tudo mais. Mas porque é que as mulheres precisam de ser pouco femininas, ou outra coisa qualquer que não ela própria, quando fazem humor? Uma mulher não pode ser engraçada sem ser bêbeda, gorda, loira ou ordinária?

Fico um pouco baralhado com a qualidade dos humoristas que temos hoje. Eu próprio cresci com uma geração de humoristas que seguiam a escola dos "Monty Python" ou do "Yes, Minister", e hoje há uma nova geração de humoristas que cresceu a ver "Seinfeld" ou "Friends". Também não era grande adepto do tipo de humor que os meus pais ou os meus avós gostavam, que era bastante conservador, mas isso não quer dizer que tivesse menos qualidade. Como não somos um povo por natureza alegre, rimos com o pouco que ainda vai dando para rir, dependendo da época.

Não vou dizer que hoje é pior e que no meu tempo é que era bom, nada disso, mas qualquer dia vou a Portugal ou vejo a RTPi e já não percebo o que se diz. O sentido de humor da juventude de hoje resume-se em deixar uma frase com meio-sentido no ar e deixar-nos adivinhar o resto, ou dizer os maiores disparates com um ar muito sério e ficar à espera que a gente ache graça, "a la" Bruno Nogueira?

E aquelas expressões ridículas que inventaram como "def" para se referirem a um deficiente, "duh" com as mãos a passar à frente da cara e a fazer uma careta para dizer que alguém é lento de raciocínio, e aquela do "tipo". Que sentido faz esta frase: "O pai do Jorge é o sr. Antunes, que é, 'tipo', engenheiro". Tipo? Que raio, ou é engenheiro ou não é. Se os meus filhos me vêm com essa, digo-lhes que esta semana a mesada é, "tipo", nenhuma.

Quanto ao "Cinco para a meia-noite" é um programa que goza de enorme popularidade em Portugal. O programa, apresentado também por um tal de Nílton, que também escreve, esteve no centro de uma polémica há algum tempo, quando um sketch fez referências pouco condecorosas à sexualidade da actriz Eunice Muñoz, o que é assaz desagradável.

É verdade que o humor em Portugal ainda sofre de algum contrangimento causado por várias décadas de fascismo e censura, e que existem muros por derrubar. Mas ir directamente à intimidade de uma senhora de 80 anos que toda a gente ama e respeita, é querer construir a casa pelo telhado. E agora se não se importam, vou, "tipo", dormir. Boa noite, defs!

35 comentários:

Anónimo disse...

Que facista, ó Leocas, não censures o que os teus filhos dizem.

E ela é bem jeitosa, opá.

Anónimo disse...

estas duas são mesmo o espelho da maior parte das bimbas tugas.
Só falta os óculos escuros e tarem a mexer nervosamente no telemóvel.

Anónimo disse...

"Condecorosas". Estás armado em Mia Couto. Vai mas é aprender a escrever!

Anónimo disse...

"Que raio, ou é engenheiro ou não é" (sic). E o Sócrates? Não conhece o Sócrates, que é assim "tipo" engenheiro? Por isso é que não acha piada à nova geração de excelentes humoristas. Não percebe o que eles dizem porque anda desactualizado.

Anónimo disse...

Eu gosto mesmo é do Allô Allô!!! BritCom em força!!

Anónimo disse...

Esta SEMANA a MESADA é "tipo" nenhuma?

É assim "tipo" os teus conhecimentos de português não?

Leocardo disse...

ó palermóide, "mesada" pode ser semanal, quinzenal ou de outra forma qualquer. E o seu salário? É PAGO EM SAL?

Cumprimentos

Anónimo disse...

Jorna, semanada e mesada.

Leocardo disse...

Em que século é que isso funcionava assim?

Anónimo disse...

A culpa é do "fasssisssssmooooo"

Anónimo disse...

por falar em humor,perguntem aos chineses porque que gostam tanto do actor cómico Stephen Chow de Hong Kong?Ele faz humor do tipo Mou Lei Tau ( non sense ) e os chineses adoram,e fez dele milionário graças a piadas parvas.E não acho que os chineses sejam assim tão parvos e burros como os portugueses.

Anónimo disse...

O Leocardo é quase analfabeto.

Anónimo disse...

ó colega das 15:11, não percebi se essa foi para tentar defender os Brunos nogueiras e os Alvins e os Markls, mas deixe-se disso..
esses animais não têem a mínima piada, e é uma amargura no meu coração q esses gajos tenham audiência em portugal, é mau sinal.

Anónimo disse...

então para ti oh anónimo das 16h23 quem é que tem piada?

Leocardo disse...

O Markl em particular é um grande palerma.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Em Portugal? lol...

o orelhas?

Anónimo disse...

concordo, Leocardo. ( com o que escreveu ás 16:55 )...

e se o markl é palerma, o que são os que gostam dele?

Anónimo disse...

o Jel, antes de ser "silenciado" era brutal.
e aquele do urso tb já foi altamente.

Anónimo disse...

o markl realmente não tem piada nenhuma,penso que é mesmo o pior comediante em portugal a par daquele gajo dos contemporaneos chamado eduardo madeira se não me engano.Mas isso de achar piadas as comédias tem muito a ver com disposição das pessoas,há dias que uma pessoa não acha piada a nada porque estamos chateados ou tristes e há dias que rimos por tudo e por nada.Eu por exemplo sempre gostei dos filmes do humorista e actor Stephen Chow de Hong Kong.Sim porque para fazer comédia também é preciso ter muito talento,já dizia 1 palhaço de circo que fazer rir é muito mais díficil que fazer chorar.E as mulheres o que mais gostam nos homens é o sentido de humor,por iss que vemos tantos homens feios palhaços com gajas boas ehehhe

Anónimo disse...

não há pior que o Markl, o Unas, o alvim e o Nogueira.
Bem me recordo no primeiro episódio daquele monte de merda do lado b que ele faz no canal que alguns de nós pagamos, a primeira "piadola": "hehehe, os cegos do Sta Maria não vão ver GUITA nenhuma, tão cedo... heheheh... de qualquer maneira nunca veriam...." o público ficou calado (sto em directo), e os gajos da banda fizeram "facepalm" com vergonha por ele... se não acreditam, isso deve andar no youtube, que, claro, ouve um atrasado mental que deve ter achado essa piada o máximo.

O alvim é aquele que convida aqueles conões ao programa dele, depois manda daquelas piadolas e elas respondem á letra, e o gajo parece um tomate.

é isto que temos em portugal, é isto que merecemos?

Leocardo disse...

Já agora vejam isto: http://www.youtube.com/watch?v=vPCWPy8a334

Anónimo disse...

exactamente, Leocas, e essa nem foi das piores...


é muito mau sinal mesmo, aquele gajo ter tempo de antena na RTP!

Anónimo disse...

fiz uma pergunta as 16h52 mas até agora ninguem respondeu,só sabem criticar.é impressionante,os portugueses só sabem criticar,elogiar nem pensar

Anónimo disse...

Pois é, eu sou aquele que acha que o verão em Portugal é uma merda e vêm todos logo protestar. Mas agora todos dizem que os humoristas em Portugal são todos uma merda e não vejo ninguém ficar indignado. Metam o humor "British" pelo cuzinho acima e os palhaços dos americanos também, para já não falar nos chineses. Se há coisa que Portugal tem como nunca teve, e como poucos países têm, é humoristas de grande qualidade. Vocês é que são demasiado atrasadinhos para perceberem o que é humor. Aliás, basta ler os comentários e constatar que os insultos aos humoristas portugueses são proporcionais aos erros ortográficos daqueles que os escrevem (peço desculpa pelo nível de exigência desta frase, mas não me vergo à simplicidade de escrever para idiotas). Não perceberam? Estudassem!

Anónimo disse...

ó anónimo das 20:54, topa-se bem o bimbolas que deves ser, pá.

MNunes disse...

http://www.youtube.com/watch?v=mmUAT1NG-X4
Se isto não tem piada, então não sei que raio de humor andam vocês a ouvir/ler...

Anónimo disse...

tambem nunca gostei do humor dos americanos e ingleses,eles riem sempre por tudo e por nada.parecem uns malucos

Leocardo disse...

Pois é, anónimo das 01:25, são piadas como "Perfura-me com o teu berbequim do amor", "Bate-me com o tarolo" ou "os teus pais são primos? é que pareces-me especial..." que a malta acha piada hoje em dia. Posso sorrir, mas não consigo rir.

Cumprimentos.

MNunes disse...

Então elucidem-me quem são os génios da comédia mundial passado/presente que seguem e que fazem-vos rir, porque pode ser que assim a minha cultura humurística fique mais elevada.

Anónimo disse...

São todos os que falam estrangeiro. O típico tuguinha acha-se o máximo se disser que gosta mais dos humoristas estrangeiros.

Anónimo disse...

dizer quais são os génios da comédia mundial para que oh anónimo das 09H42?já sei que vais criticar sempre portanto não vale a pena perder tempo.

Anónimo disse...

para mim o melhor comediante do mundo é o STEPHEN CHOW,de hong kong e resto é conversa.

Porreiro pá disse...

o melhor comediante do mundo é sem dúvida o José sócrates,nunca vi um comediante tão bom,tudo o que ele diz tem muita piada.Costuma fazer stand up comedy no parlamento e muitas vezes na tv.E não cobra nada pelo serviço.

Anónimo disse...

Isso é bem verdade. O Zé Sócrates é um grande comediante. Agora isso de não cobrar nada é que já não é bem assim. Cobra a quem gosta da comédia e a quem não gosta.

Anónimo disse...

porreiro pá.mas a grande sensação de momento da comédia em Portugal é uma...criança. http://www.youtube.com/watch?v=mRCQ9iPEjQg