domingo, 26 de setembro de 2010

Jornal da Tarde


Todas as noites pelas 8 mudo para a RTPi para ver o Jornal da Tarde. Não que me interesse muito o que se passa em Curral das Moinas, de onde fazem sempre um ou outro directo, mas porque é uma forma de andar actualizado em relação a alguns temas do mundo que no Telejornal da TDM aparecem já um pouco repisados. Por exemplo gostei muito de ver o discurso que este gajo na imagem de cima deu na sede da ONU, lembrando como era importante abrir o Conselho de Segurança a novas potências emergentes, como “a India ou o Brasil...e África. Novamente: África. África é hoje...”. Três vezes África, portanto.

De seguida vi uma notícia absolutamente deprimente sobre um matadouro ilegal em Loures, onde foram encontradas cadáveres de animais, carne de cavalo (!) pronta para consumo, e ainda carcaças ao longo do rio ali próximo, bem como animais em avançado estado de decomposição. E mais, os animais eram abatidos com facas e machados! E machados daqueles mesmo pequeninos. Que barbárico. A polícia apreendeu vários animais vivos: vacas, porcos, cabras e ovelhas, que teriam sido furtados no sul do país, e estavam assim com um ar de quem acabou de ser preso.

Voltando à actualidade política, vi Jerónimo de Sousa, afinador de máquinas tornado presidente do Partido Comunista Português a dar um comício em Braga. Não preciso de repetir aqui o que ele disse, que é a mesma coisa que qualquer secretário-geral do PC português vem dizendo nos últimos 30 anos, mas o que mais me chocou foi ver ali pessoas com bandeiras comunistas, de punho cerrado a entoar hinos daqueles mesmo assustadores. Isto em pleno fim de primeira década do século XXI. Nem na China se vê igual ou parecido.

Depois uma notícia que me comoveu mas ao mesmo tempo me pareceu um bocado pimba. Um grupo de militares portugueses visitou uma escola algures no Afeganistão, passou tempo com os miúdos, deu-lhes prendas, fez-lhes festinhas, mas o momento alto terá sido quando assistiram um rapazinho que caíu de uma árvore e feriu o olho esquerdo. Pronto, não foi ferido por nenhum talibã nem por nenhum míssil, caíu de uma árvore e pronto. Ainda bem que estavam lá os militares portugueses. Não me censurem por estar aqui a fazer pouco de uma acção humanitária, mas isto é uma daquelas coisas que nem devia ser notícia.

E pronto, a seguir foi o desporto e tudo mais, e não me vou pôr aqui a falar de desporto para não ferir sensibilidades, que os estados de espírito andam muito inflamados. É assim que se passa um serão aqui na ex-província ultramarina, na falta de qualquer coisinha melhor para fazer.

9 comentários:

Anónimo disse...

Gosto de ouvir o "ingles técnico" do sócrates ehehhe

Leocardo disse...

Bem, mas desta vez ele até falou em português (:

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Alguém o deve ter aconselhado a fazê-lo, depois do vergonhoso inglês que apresentou na Universidade de Columbia no dia anterior. É o que acontece quando se compram notas na universidade.

Anónimo disse...

Pois nesta terra não há mesmo nada melhor para fazer

Anónimo disse...

no curso de Engenharia não vem Inglês, ó espalha-brasas das 17:13...

Anónimo disse...

fazer exames aos domingos numa universidade que já nem existe dá nestas coisas.

Anónimo disse...

Eu não sei se nos cursos de Engenharia nas universidades a sério há inglês ou não. O que sei é que no curso por encomenda da Universidade Independente (com entrega de notas ao domicílio aos fins-de-semana e feriados) havia uma cadeira chamada Inglês Técnico. É, aliás, célebre e público o trabalho (?) enviado pelo "injinheiro" por fax para o professor dessa disciplina e que lhe valeu um 15.

Anónimo disse...

Oh palerma, o Jerónimo de Sousa é secretário-geral do PCP.

Anónimo disse...

O pior dele nem é o seu inglês,é a sua mania de SHOW OFF,os outros primeiros-ministros de outros países nem falam inglês quando estão no estrangeiro,falam na lingua deles,porque raio o socrátes fala ingles ainda por cima a falar mal???È show Off,os portugueses tem esta mania de quererem mostrar que são bestiais mas depois fazem merdas e ainda são gozados por outros.