sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Sexta-feira na imprensa


1) Na edição desta semana d’O Clarim, que voltei a comprar, fiquei duro de surpresa com o artigo da autoria do Papa Pedro Daniel das Oliveiras, intitulado “Os cães da minha preferência”, que por incrível que pareça, é mesmo sobre cães. Primeiro fico impressionado com o registo do nosso Papa, que “treinou pastores alemães no exército”. Respect! Mais à frente lê-se um parágrafo interessante: “Outro cão que tem despertado a minha curiosidade é o Pequeno Sabujo Suíço (Berner Laufhund) de pêlo grosso, áspero, aloirado e branco, com uma pequena barba na face. Várias vezes deparei-me com um exemplar desta raça, contudo, ao contrário do que lhe é característica, tinha uma personalidade desvirtuada e um temperamento agressivo.”. Uh? E o parágrafo seguinte parece estar também a mandar alguma espécie de mensagem codificada: “Sempre supôs que tal comportamento se devesse a recalcamentos que se manifestaram com o avançar da idade (não é só aos humanos que isso acontece). Sei também que o Pequeno Sabujo Suíço é uma versão menor de um outro canídeo mais nobre, ou seja, do Sabujo Suíço (Schweizer Laufhund).”. Não sei se estou aqui a fazer segundas leituras maldosas, mas parece-me que o nosso Papa está aborrecido com alguém, ou qualquer coisa. Entretanto o nosso José Miguel Encarnação continua “desaparecido em combate”.

2) Carlos Morais José aborda a questão das ilhas Diaoyu, reconhecendo-lhes a soberania chinesa, e lembrando que a presença japonesa naquela região era resultado da agressão levada a cabo durante a II Guerra Mundial. Refere ainda a expedição mandada pelo imperador Qin Huangdi em busca do elixir da vida eterna. Engraçada esta referência ao primeiro imperador da dinastia Qin, responsável pela grande delapidação (agora acertei!) do património cultural milenar chinês, ao queimar todos os livros que não fossem sobre astrologia, agricultura, medicina, adivinhação ou história da dinastia Qin, e mandando enterrar vivos 460 sábios por possuírem livros proibidos. Obcecado pela morte, a única coisa que o conseguiria derrubar, Qin Huangdi mandou uma expedição liderada por Xi Fu, que levou consigo centenas de homens e mulheres, em busca do elixir da vida eterna. Como não existe elixir nenhum, a expedição nunca regressou, com medo da inevitável execução. Conta a lenda que Xi Fu e estes homens e mulheres colonizaram o Japão, o mesmo que temos hoje.

3) Gostei bastante do artigo de Paulo Reis “Cidade sem alma, gente sem coração”, que aborda alguns tópicos que têm sido discutidos aqui no blogue, de forma mais generalizada. Fico comovido que o Paulo tenha compartilhado connosco alguns aspectos da sua vida pessoal, que ainda por cima ilustram bem o tema triste de que fala: a exclusão social. Macau é cada vez mais uma cidade para válidos, que possam lucrar e ajudar a enriquecer, onde os velhos, os pobres e os deficientes não entram para as contas. Contudo era simpático que o Hoje Macau fizesse a revisão dos textos, pois temos na excelente peça do Paulo erros de palmatória como “piro” no lugar de “pior”, ou “quanto” no lugar de “quando”. Aqui no blogue não tenho revisor, e conseguem “cair-me em cima” por menos do que isto.

10 comentários:

Anónimo disse...

Piro de certeza que não é pior do que "lêm", "dêm", "delapidação" ou "à que tempos".

Leocardo disse...

Num jornal que custa 10 patacas e é impresso e portanto não se pode editar, sim, é.

Anónimo disse...

Uma gralha não é igual à ignorância aqui exibida.

Anónimo disse...

Oh leocardinho lá estás tu a comparares-te com um jornal. Que falta de chá, pá! Tu que és quase analfabeto...

Leocardo disse...

Dava para ficar aqui a discutir quem é afinal o analfabeto. Não me comparo a nenhum jornal em parte nenhuma. Recomendo-lhe o livro de leituras da 2ª classe para começar a ter noções de interpretação.

Não sou jornalista nem o Bairro do Oriente é um jornal, e por isso não tenho o dever de isenção, imparcialidade, etc., portanto até fico a ganhar.

Mas é um bocado feio quando se gastam 10 patacas num jornal e vemos gralhas (ainda por cima num excelente artigo) que podiam muito bem ser evitadas se o jornal tivesse um revisor, como muitos outros jornais. Só isso, uma sugestão. Ficou ofendido?

Cumprimentos.

Anónimo disse...

10 patacas???Eu aqui em Portugal vejo de borla e é online.

Anónimo disse...

Isso é em Portugal, que é o país do choque tecnológico...

Anónimo disse...

A internet em Portugal é umas das raras coisas onde podemos dizer que assim vale a pena ser Português.Eu moro em Lisboa e tenho internet com Velocidade de 300 megas,enquanto que voces em Macau tem velocidade internet no maximo 4 ou 6 megas.No proximo ano eu passarei a ter velocidade internet 1 GIGA,1000 megas,e actualmente Portugal tem um das velocidades internet mais rápidas do MUNDO!!!Até parece mentira num país assim tão atrasado,mas em termos de Internet Portugal é mesmo um dos melhores do mundo!!!

Anónimo disse...

isso até parece mentira,Portugal com velocidade internet 1 GIGA,umas das mais rápidas do mundo,ainda dizem que o sócrates só faz merdas em portugal eeheheh

Anónimo disse...

A Internet em Portugal tem mesmo de ser rápida, porque se fosse lenta o país afundava-se antes de a poderem utilizar.