segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O médico é um monstro


Teve início o ano lectivo no ensino superior em Portugal, e como sempre a faculdade de medicina requer as médias mais altas. Mas sinceramente, 18,5 valores? Como é possível? Que cabecinha juvenil vai produzir esta média, ainda por cima a disciplinas tão complicadas como são a Matemática, a Física, a Química e a Biologia? Não acredito em bruxas, mas que as há, há: O Jornal das 24 da RTPi entrevistou uma menina que obteve 19,3 valores! Quer dizer, empalhem-na imediatamente e estudem o seu cérebro! Alguém que passou (e vai passar) os melhores anos da sua vida enterrada com os livros até ao pescoço, só por causa de um emprego super-requisitado, estupidamente bem pago e em que quase não é preciso trabalhar. É um facto fascinante que entre cada vez menos gente normal para a faculdade de medicina.

30 comentários:

Anónimo disse...

deviam entrar todos, acabar com exames e dar o diploma logo.

Leocardo disse...

Nem tanto assim, será que devemos levar tudo para a parvoíce? Mas de certeza que muitas pessoas com nível e qualidade para a medicina ficaram à porta por não terem conseguido a média. Olhe, eu próprio acabei o secundário com uma média acima de 15 e considero isso um feito extraordinário.

Cumprimentos.

Viva o Facilitismo, Car****!!! disse...

Em Portugal, já basta só nascerem e esperarem pela idade (e claro, matricularem-se na escola) para terem o 12. ano. Já agora, como diz o anónimo das 16:23, podiam ter direito logo a curso superior, e de preferência em medicina.

Leocardo disse...

Entretanto outros que têm talento (e vontade, é preciso lembrar) ficam à porta da faculdade de medicina porque "só" têm média de 18 ou 17,5. Facilitismo também não, mas isto é muito "dificultismo".

Cumprimentos.

Anónimo disse...

tive uma miúda na minha turma no liceu que nunca apareceia nas aulas mas depois tirava no mínimo 19 nos testes a tudo....
o cérebro humano é mesmo assim....

Anónimo disse...

não é por acaso que muitos estudantes portugueses vão estudar medicina para a ESPANHA com medias mais baixas.é melhor coisa que fizeram na vida,acabam o curso de medicina na Espanha,são médicos e ainda tem a nacionalidade espanhola e são médicos na Espanha e deixam este país de merda que se chama Portugal entregue aos corruptos e incompetentes.

Anónimo disse...

os médicos nao trabalham???? q história é essa leocardo??? o leocardo acha q todos os médicos sao akeles q têm um consultório, cobram caro e trabalham pouco??? pra ser médico, é preciso mt anos de estudo... e tb estudo contínuo.... mt médicos trabalham q nem uns cães nos hospitais, nas urgências!!!! Esta coisa das médias tb acho um pouco injusto... mas enfim, q sistema temos em alternativa???

Anónimo disse...

Temos a alternativa de boicotar o sistema e não ir ao médico. Mas é uma alternativa pouco viável.

AA

Anónimo disse...

Se aceitarmos Jesus, nada temos com que nos preocupar.
Estamos aqui de passagem.

Anónimo disse...

é verdade que os médicos estudaram e estudam muito e trabalham muito mas também é bom dizer que os médicos particulares são uns ladrões,cobram muito dinheiro aos doentes.

Anónimo disse...

Jesus está morto e nunca estudou medicina, anónimo das 4:27. Marca tu uma consulta com ele.

playmaker 10 disse...

Bolas...

Mas será que para ter 18.5 de média é preciso ser um monstro? Nem pensar!

Será que não percebem que as médias só são altas porque há muita mais procura que oferta (vagas). A média ou classificação mínima é definida pelos alunos (candidatos), logo o "país" só tem culpa pelas poucas universidades de medicina.

Eu próprio tive uma média de 17, nesse ano não entraria em medicina, mas no meu curso o ultimo colocado teve média de 14.

Resumindo, são os próprios alunos que colocam os nossos cursos de medicina apenas ao nível dos alunos brilhantes.

Em relação à profissão de médico e aos médicos, é como nas outras profissões, há bons e maus. Enfim... que parvoíce que para aqui vai.

Anónimo disse...

Até que enfim que apareceu alguém que percebe como é que a coisa funciona. A nota mínima não é definida por decreto. É como o mundo real, tem a ver com oferta e procura. Percebeu, Leocardo?

Anónimo disse...

O que interessa é a vontade, é preciso lembrar. Eu tenho muita vontade de ter um aston martin. Muita mesmo. Quando é que me entregam um?

Anónimo disse...

se há tanta gente e estudar medicina em Portugal porque que há tanta falta de médicos em Portugal???Porque há tantos médicos espanhois em Portugal??Alguém sabe explicar???

Anónimo disse...

Essas particularidades de Portugal ninguém consegue explicar. Olhe, é a democracia!

Anónimo disse...

se andam a estudar não quer dizer sequer que acabem o curso, ó estúpido das 16:51

Leocardo disse...

Estes dois últimos comentários resume bem o que penso.

Fico honrado pela visita do playmaker10, aparentemente uma autoridade sobre o assunto. O que fica para responder do seu coerente e inteligente comentário é isto:

- Se há assim tanta procura, entram quais, afinal?
- Se há falta de médicos em Portugal, para onde vão os que saem das faculdades de medicina?

- Porque é que tantos vão estudar para universidades espanholas? As universidades espanholas são menos exigentes?

- E mesmo esses, quando acabam, vão praticar para onde?

- Será a medicina uma profissão acabada em Portugal, entregue aos malandros e aos preguiçosos?

O anónimo das 18:41 que não se preocupem, que acabam todos. Conheço médicos credenciados que sabem tanto de medicina como eu.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

não sei de quem possa falar, mas sei de um caso de uma pessoa de Macau que em portugal andou uns anos a fazer de médico, e depois foi apanhado.
casos destes e como o que refere devem ser denunciados... e você é cúmplice, Leocas. tsss tsss tsss

Anónimo disse...

Oh burro das 18h41,os médicos tambem estudam SEMPRE para toda a vida,para estarem actualizados.

Anónimo disse...

" andou uns anos a fazer de médico, e depois foi apanhado." e qual é o problema?se até o 1ºministro de Portugal que é "inginheiro" fez exames aos domingos qual é o problema?

Unknown disse...

CREIO QUE TOU APTO A RESPONDER A ALGUMAS DAS PERGUNTAS...AS FACULDADES DE MEDICINA ANDOU A REDUZIR O NÚMERO DE VAGOS NOS ANOS 80 PQ Em 1975 entrou milhares de pessoas a estudar medicina(pós revolução), e com o regresso dos médicos das ex-colónias previa que o mercado se ira saturar, mas tal não se verifica agora, porque esta geração de médicos estão a atingir a idade da reforma agora...basta ver que em 1975 entrou mais de mil alunos na faculdade de medicina de lisboa, em em 1987 entrou apenas 40+ extranumerários

Anónimo disse...

Há mais uma explicação bem óbvia: em Portugal nunca há dinheiro para nada (só há para comezainas e passeios de alguns parasitas políticos).

Ora, um curso de medicina exige um grande investimento, nomeadamente em material. Por isso é que não há mais vagas para medicina mas, apesar de haver milhares de professores desempregados, continuam a formar mais não sei quantos professores todos os anos, porque para ensinar estes não é preciso investir coisa nenhuma, bastam livros e fotocópias, e isso é tudo comprado pelos estudantes, a universidade não tem que lhes fornecer nada.

Há coisas muito fáceis de explicar, mas ninguém explica porque a verdade ia incomodar muita gente importante.

Anónimo disse...

claro,não é precisa ensinar nada aos professores,por isso que saem todos da universidade ainda mais burros.

Anónimo disse...

Burro és tu, anónimo das 8:28. Ninguém disse que não era preciso ensinar-lhes nada, o que foi dito é que os poucos materiais que são necessários são eles que os têm de pagar. Ou achas que para os professores serem bem ensinados têm de ter, por exemplo, uma sala com mesa e instrumentos de autópsia?

Anónimo disse...

pronto lá está o anónimo das 10:59 a insultar os outros,quando a conversa já não te convem.alem de insultares o que sabes fazer mais na vida???

Anónimo disse...

Sei explicar-te coisas que tu não percebes. Se consegues aprender ou não o que explico, isso já não sei.

Anónimo disse...

deves estar a olhar para o espelho e falar sozinho,oh anónimo das 17h10,se queres me insultar vai para a casa da tia joana insultar que daqui não levas nada

playmaker 10 disse...

Boas.
Epá nunca pensei que depois do meu "coerente e inteligente" comentário ainda houvessem dúvidas :-)

- Se há assim tanta procura, entram quais, afinal?
R: Os com melhor média de acesso, caso da menina com 19.3V.

Exemplo 1:
1. Existem 10 vagas para Universidade Leocardia em Coimbra
2. 20 Alunos Candidatam-se
3. Notas dos alunos
- a: 19.9
- b: 19.8
- c: 19.8
- d: 19.6
- e: 19.4
- f: 19.2
- g: 19.1
- h: 19.1
- i: 19.1
- j: 19.0
- l: 18.9
- m: 18.3
- n: 18.1
- o: 17.8
- p: 17.1
- q: 16.3
- r: 15.8
- s: 15.5
- t: 14.9
- u: 14.7
- v: 14.6
4. Último colocado é o menino j, com 19.0V

Exemplo 2:
1. Existem 20 vagas para Universidade Leocardia em Madrid
2. 20 Alunos Candidatam-se
3. Mesmos alunos do Exemplo 1, alínea 3).
4. Último colocado é o menino u, com 14.7V
5. O aluno v é o único de fora, e entrou na 2a escolha, seria Biologia ou Química? :-)

- Se há falta de médicos em Portugal, para onde vão os que saem das faculdades de medicina?
R: Não sei. Mas suponho que vão exercer a função.

- Porque é que tantos vão estudar para universidades espanholas? As universidades espanholas são menos exigentes?
R: Porque as médias de acesso são mais baixas. Deduzo que a relação oferta/procura seja maior, logo os alunos com uma média de acesso (mais) baixa, tem mais chance de conseguir entrar. Ver exemplo 2.

- E mesmo esses, quando acabam, vão praticar para onde?
R: Também não sei! Mas deduzo que vão para onde lhes pagarem melhor.

- Será a medicina uma profissão acabada em Portugal, entregue aos malandros e aos preguiçosos?
- Não faço ideia. Mas tendo em conta que os que estudam medicina são os excelentes alunos, não percebo o porque desta pergunta!

Para finalizar, só comentei o post porque era realmente estúpido. Estas perguntas agora colocadas são, por outro lado, até pertinentes, mas para as quais não tenho uma boa resposta.

playmaker 10 disse...

*em ambos os exemplos há 21 candidatos