segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Casos de polícia


1) Presenciei esta manhã a uma cena curiosa, para não dizer desagradável. Passava eu a pé pela Rua Pedro Nolasco da Silva, vulgo “Mariazinhas”, quando vejo um simpático agente da autoridade a verificar a documentação de uma trabalhadora não-residente de nacionalidade filipina, a julgar pelo aspecto. Até aqui tudo bem. O jovem agente, alto, elegante, de óculos escuros espelhados inspecionava detalhadamente o passaporte da imigrante, e pelo menos assim continuou durante os dois minutos que demorei a passar, e que o meu campo de visão me permitiu ver. Bem sei que o agente está apenas a fazer o seu (ingrato) trabalho, mas podia simplesmente contentar-se em verificar o título de trabalhador não-residente, ou “blue card”, ou o carimbo do visto mais recente, e não ficar ali a ler aquilo tudo como se fosse uma receita da farmácia. E depois podia por também uma cara mais simpática, e não aquela “cara de caso”. O que acontece se a filipina estiver ilegal no território? Dá-lhe um tiro? É preciso não esquecer ainda que se está ali na presença de uma senhora, p’la ‘mor de Deus. Acredito que haja quem “ache bem” que se combata o trabalho ilegal de forma incisiva, mas duvido que essas pessoas gostassem de ser tratadas assim. Quem acha que esta é a forma de agir correcta, e que “assim é que deve ser”, então tem muito que aprender no que respeita a direitos humanos e liberdades individuais. Ter autoridade não significa que podemos tratar os outros da forma que muito bem entendemos. Significa apenas que temos o dever de fazer cumprir a lei. Mas já diz o velho ditado: “What goes around, comes around”.

2) Não sou a pessoa mais indicada para falar de droga. Quer dizer, tive as minhas experiências quando era puto, coisas normais, mas correram tão mal que não ousei repetir. Mesmo quando bebo um pouco mais o organismo fica uns dias a exigir-me explicações, portanto moderação é o lema, e nada de loucuras. Isto tudo para dizer que o filho de uma senhora conhecida minha saíu recentemente do Estabelecimento Prisional de Macau, onde cumpriu uma pena de dois anos ou meio (ou três, não sei precisar...) pelo “consumo de estupefacientes”. Acontece que o rapaz foi dar umas passas com os amigos, foi apanhado, e na sua casa encontraram “utensílios para consumir estupefacientes”. Curioso, isto. Alguns dos tais “utensílios” podem incluir colheres, tesouras, forno micro-ondas, e outras coisas corriqueiras que todos temos em casa. Mesmo as mortalhas e as máquinas de enrolar, utensílios normalmente utilizados por quem “dá na passa”, podem ser comprados nas tabacarias. Não é muito normal o cidadão comum ter uma balança miligrâmica em casa, mas aí está outra coisa que pode ser adquirida facilmente e de forma legal. Claro que se os “utensílios” forem seringas com vestígios de heroína ou cachimbos de água com vestígios de meta-anfetamina, calo-me já, mas penso que não era este o caso. Mesmo assim não conheço muitos detalhes, mas a senhora em questão é até consideravelmente abastada, e tenho a certeza que o filho, na altura com 18 anos, não seria um traficante de droga. Não vou aqui fazer a apologia das drogas ditas “leves”, nem sou a favor da despenalização do consumo, e nem sequer vou ao ponto de considerar a lei de Macau demasiado “rígida” neste sentido. Mas como é que se reabilita um jovem de 18 anos que “dá na passa”...na prisão?

37 comentários:

Anónimo disse...

O agente actuou com a mesma velocidade que o Leocas empregou para passar por 2 pessoas.

Leocardo disse...

Já o tinha avistado quase um minuto antes de passar por ele, e continuei a avistá-lo quase um minuto depois de ter passado. Percebeu ou é preciso fazer um desenho?

Anónimo disse...

Há pessoas que não fazem mais nada não ser, serem chatos. E o Sr. Leocardo ainda se dá ao trabalho de responder. eheheheh Mas a verdade é q estas coisinhas, acabam por vezes ter uma certa piada (qd nos encontramos bem dispostos) e irritaveis (qd nos encontramos num dia menos bom).

Anónimo disse...

Pois, está num dia menos bom. Tem visão de águia e visão na nuca tá visto.

Anónimo disse...

Para aliviar. Mais inglês técnico do primeiro-ministro http://aeiou.expresso.pt/video-momento-hilariante-de-jose-socrates-em-nova-iorque=f605831

VerucaSalt disse...

a descrição que faz do sr agente é bastante pormenorizada, diría até que o Leocardo ficou fascinado por tal coisa .

Anónimo disse...

Oh Leocardo se gostas tanto da filipina levavas ela para tua casa.Os polícias está aí a cumprirem o seu dever não tem que ter 1 sorriso nos lábios para verificar o B.I das pessoas,aliás não conheço nenhum polícia que costuma rir as pessoas,todos tem cara séria.

Leocardo disse...

Não precisa de rir, basta não fazer cara de mauzão. Aliás fosse o anónimo a ser tratado desta forma na rua por uma autoridade, e protestava de certeza. A não ser que seja um cobardolas de merda, que se calhar até é...

O anónimo das 18:32 é burro. Eu depois faço-lhe o desenho.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

? Eu demoro um minuto a fazer da esquina do banco da china até à passadeira da Almeida Ribeiro. E quando estou na esquina não consigo ver o que se passa na passadeira mas você consegue ver a essa distância. Você ficou foi a morder a cena como bom cusco que é.

Mas se calhar o melhor é mesmo fazer isto por desenhos e pode ser que se safe. Depois de "lêm", "dêm", "delapidações", "encontra-mo-nos" e "começe" está visto que não sabe escrever. Não é por falta de empenho, eu sei. O problema é que você ("voçê" caso não perceba a palavra) é burro e tanto na escola como em casa não teve quem lhe ensinasse mais.

Já que passou tanto tempo a ver a cena porque não foi interrogar o polícia sobre o porquê de estar há ("à" em leocardiano) tanto tempo a verificar a papelada da dita? A menos que seja um cobardalas, podia lá ter ido e expressar tudo aquilo que opina aqui. Mas avaliar pela velocidade a que ia e o tempo que demora a passar por duas pessoas devia estar com pressa e não tinha tempo para tal. Fica para a próxima, valentão.

Anónimo disse...

Tu ficaste foi a morder a cena e era essa a ironia no meu comentário.

Mas se calhar o melhor é mesmo fazer isto por desenhos. Depois de "lêm", "dêm", "começe", "delapidações" e "encontra-mo-nos" está visto que não sabes escrever. Não é por falta de empenho eu sei. O problema foi que na escola e em casa não te ensinaram para mais. Acontece. Adere ao novas oportunidades e pode ser que ainda aprendas.

Não se percebe é porque razão não foste ter com o polícia e perguntar-lhe porque razão estava há ("à" em leocardiano) tanto tempo a ver um passaporte e dizer-lhe tudo aquilo que pensas e tentas escrever aqui. A menos que seja um cobardolas, não se percebe. Mas, a avaliar a velocidade com o que ias, devias estar com pressa e ontem não te era conveniente parar a marcha rápida.

Anónimo disse...

"Aliás fosse o anónimo a ser tratado desta forma na rua por uma autoridade, e protestava de certeza."Mas protestar o que??Protestar porque o polícia pediu o b.i e de fazer cara feia???loooool,o polícia não está lá para agradar as pessoas mas sim para cumprir o seu dever,quem não deve não teme.Hoje em dia ningúem respeita a polícia por haver pessoas que pensam assim como o Leocardo.

Anónimo disse...

Aliás os polícias fazem mesmo cara de mauzão precisamente para as pessoas RESPEITARAM os polícias.Se achas que 1 polícia tem que ter cara de simpático,boa cara etc,então não sabes o que é 1 polícia.

Anónimo disse...

Os polícias "está aí a cumprirem" o seu dever não tem que ter 1 sorriso nos lábios para verificar o B.I das pessoas,aliás "não conheço nenhum polícia que costuma rir as pessoas",todos tem cara séria.

E este ainda fala dos erros do Leocas? Interessante...

Anónimo disse...

Oh anónimo das 07H30, se queres dar aulas de Português tenta contactar o IPOR que deve ter vagas.

Anónimo disse...

Anónimo das 07:30, o anónimo das 20:10 não é o anónimo das 02:49

Anónimo disse...

ai sim, colegas?
então porque é que nos anúncios da polícia eles sorriem até ao céu?


Vocês tão bem "domesticados", em Macau...bem se nota pelo comment do colega das 7:30.... mas pelo português que o colega revela no seu texto, ele é um "vermelho", está habituado á marcha....

Cá na Europa não nos fazem dessas, porque sabem que o povão grunhe de volta.


Na Europa reina o politicamente correcto, não te querem dar um job?? Racismo!! liberdade religiosa/sexual, etc!


vamos bem, vamos..... not.


Quem expulsou os mouros em 1279? não foi assim há tanto, na verdade.

Anónimo disse...

é só garganta, esta malta.

Quero ver se lá estão na marcha do Luis Amorim, coitada da Sra tem que tar a fazer aqueles "peditórios" nos facebook's e outros locais do género.


Seus merdas, todos vós.

Leocardo disse...

Brilhantes, estes dois últimos comentários. Tomem e embrulhem ,anónimos das 18:23, 20:10, 02:49 e outros pan-chats. E é só isto que tenho para dizer.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Ó anónimo das 13.29 companheiro da merda, porque não te podes excluir, só queria te fazer uma pergunta, o que está a fazer o governo do teu país, mais concretamente a nível dos negócios estrangeiros no caso do Lúis Amorim.
Nada de nada, por isso é outra merda.

Anónimo disse...

Luís, não Lúis. Além de escreverem montes de merda, escrevem de forma merdosa. Não se aproveita nada, nada de nada mesmo.

Anónimo disse...

é verdade o que diz ó anónimo das 16:14, um monte de merda, não se aproveita nada de nada a começar por si.

Anónimo disse...

o meu governo não tem de fazer nada porque: não é da sua jurisdição, e porque as autoridades da RAEM dizem que foi suicídio.
é por isso.

e depois o governo do meu/nosso país está mais ocupado a aumentar o IVA para 23% e o IMI.

Anónimo disse...

"ask not what your country can do for you, but what can u do for your country". JFK..

esse, coitado, falava demais.

Anónimo disse...

Coitadito do Leocardo, não passa de um pou koc chan. Um saloio que não sabe escrever e fica amuado. Para sua referência não há (verbo estranho para si, eu sei) qualquer comentário às 18:23. Além de não saber escrever não sabe ler. Apela-se a quem esteja sentado ao lado dele que lhe leia este texto e lhe explique. Vá delapidar alguma coisa que isso passa-lhe.

Anónimo disse...

eu acho piada aos críticos do Leocardo,passam a vida a falar mal do Leocardo mas estão sempre aqui a comentar neste blogue.Faz lembrar aqueles portugueses que passam a vida a falar mal dos canais de tv portugueses mas depois vão ver todos dias só para depois terem algo para criticar.

Anónimo disse...

Ainda bem que "existes Bairro do Oriente!"....para o bem e para o mal......Rir me sabes fazer e companhia terei sempre ao anoitecer. eheheheheheh

Anónimo disse...

Caro Leocardo, a sua vizinha deve estar a proteger o filho ou, entao, nao percebe nada do assunto e acredita no que lhe contaram do julgamento. ninguem em macau leva dois anos e meio, quanto mais tres, por consumo e posse de utensilagem. ninguem leva porque a lei nao o permite. capisce?

Anónimo disse...

a 2ª parte do post do Leocardo é interessante.
Conheço mais de uma pessoa que apanharam 8 anos em coloane, por circunstâncias semelhantes e sairam +- recentemente..

Penso que todos sabemos de quem falo.

Anónimo disse...

"Penso que todos sabemos de quem falo." Quem??

Anónimo disse...

Ainda a semana passada a minha empregada filipina foi multada por ter posto o lixo ao lado do contentor, porque este estava cheio. OK, estava cheio, logo não vejo porque tinha de ser multada. Mas o pior não é isso. O pior é o racismo. Alguém sabe de algum chinês que tenha sido multado pelos mesmos motivos? Se sabem, digam-me, porque eu não tenho conhecimento e bem os vejo a atirar lixo para tudo quanto é sítio. Macau transformou-se em terra de xenófobos, com leis feitas só para alguns (que "por acaso" não são chineses).

Anónimo disse...

" Macau transformou-se em terra de xenófobos" se Macau é assim agora,deve-se aos PORTUGUESES,que antes de 1999 tinham a mania que mandavam nos chineses com a postura arrogante que tinham e tem para com os chineses.

Leocardo disse...

Curioso, nunca dei por isso, e vivo aqui há 19 anos. Hoje vejo os portugueses a tratarem os chineses da mesma forma, para o melhor e para o pior.

Cumprimentos.

Bode Respiratório disse...

Ah, então segundo o anónimo das 12:40, para os chineses se vingarem da tal arrogância dos portugueses, fazem a vida negra aos... filipinos! Sim senhor, faz sentido...

Anónimo disse...

pois, colega das 17:00, o de cima abusa do do meio e o do meio abusa do de baixo, não sabe como funciona? não aprendeu a pirâmide social, na 4ª classe?...
o colega deve viver ainda em casa dos pais, não?

Anónimo disse...

Leocardo se calhar é porque nunca trabalhaste em Macau num lugar onde os chefes eram todos portugueses antes de 1999 e os empregados chineses

Leocardo disse...

Claro que trabalhei.

Anónimo disse...

Antes de virem mandar para aqui postas de pescada, perguntem aos chineses que trabalham na administração pública agora e que já lá trabalhavam no tempo dos portugueses. Quase todos dirão que, afinal, no tempo dos portugueses era muito melhor porque havia muito menos abusos por parte dos chefes, que agora só se lembram dos deveres dos trabalhadores mas tentam passar por cima dos direitos à força toda.