segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Música que me dá tusa: Jorge Palma


Jorge Palma é indubitavelmente o maior génio musical português contemporâneo. A concorrência pode não ser muita, mas Palma é um artista que se manteve coerente durante os seus quase 40 anos de carreira, desde uma participação sem história no Festival da Canção em 1975 (ao lado de Fernando Girão), ao seu mais recente sucesso com "Vôo Nocturno", em 2007.

Jorge Palma gravou em 1975 "Como uma viagem na palma da mão", um disco que até muito recentemente ainda não tinha edição em CD, e com canções como "Deixem voar este sonho", "Poema Flipão" ou "O Velho no Jardim" dava para perceber que se estava na presença do primeiro grande génio da música rock portuguesa.

Suspeitas confirmadas em 1977, com "'Té Já", o verdadeiro primeiro grande disco de música rock em português, que contava com temas como "Eles já estão fartos", "Podem Falar" ou o magnífico "Meio-Dia", uma canção que faz parte do meu imaginário.

Depois seguiu-se uma aventura pelo metro de Paris, e concertos de rua em cidades espanholas e norte-americanas, e em 1979 gravava "Qualquer coisa 'pá música", que incluía temas lindos como "Terra dos Sonhos", "Maçã de Junho" ou "Essa Miúda".

Em 1982 Palma gravou "Acto Contínuo", quei ncluía entre outros o tema "Portugal, Portugal", celebrizado mais tarde nos concertos ao vivo. Os anos 80 trouxeram mais quatro álbums de originais, e canções que toda a gente conhece como "Canção de Lisboa", "Deixa-me Rir" ou "Cara d'Anjo Mau". A década acabava em beleza, com "Bairro do Amor", o melhor disco de Jorge Palma. Temas como "Frágil", "Só" ou "Dá-me Lume". Um clássico, o verdadeiro opus magnum de Palma.

Os anos 90 foram parcos em material original, mas em 1991 Palma provava os seus dotes de instrumentista ao gravar "Só", um disco de temas interpretados pelo cantor apenas ao piano. Em 1993 Jorge Palma gravava "Palma's Gang - ao vivo na Johnny Guitar", um álbum que como o nome indica foi gravado ao vivo, com a ajuda de elementos dos Xutos & Pontapés e Rádio Macau.

Seguiram-se participações nos projectos Rio Grande e Cabeças no Ar, ao lado de outros músicos portugueses nitidamente inferiores, e apenas em 2001 saía "Jorge Palma" (ou "Proibido Fumar"), o tão agurdado álbum de originais, e como valeu a pena esperar. Palma reeinventava-se para o século XXI e o disco produzia excelentes canções como "Sete (está-se tudo a passar), "Dormia tão sossegada" ou "Disse fêmea".

Passados três anos sai "Norte", que inclui os temas "Optimista Céptico" ou "Os Demitidos", e três anos depois o mais recente "Vôo Nocturno", do qual toda a gente conhece este "Encosta-te a Mim". Recentemente o cantor gravou o tema "Tudo por um beijo", banda sonora do filme "A bela e o paparazzo". Jorge Palma, 60 anos, é o verdadeiro "pai" do rock português.

10 comentários:

Anónimo disse...

Boa escolha! Aprovadissimo!

Anónimo disse...

não sou fã deste cantor drogado bêbado.O homem quase sempre está nos palcos bêbado

Anónimo disse...

o leocardo tem gostos de merda,jorge palma bom???boa merda o jorge palma,ainda por cima um bêbado e drogado,faz lembrar aquela wine house.

Anónimo disse...

Bela merda de música de um músico de merda.
Para quando o festival da eurovisão?

Anónimo disse...

Calai-vos, animais. Jorge Palma rules.

Anónimo disse...

Ate a wine house tem um excelente voz ó caro sr. lá por serem drogados e alcoólicos, isso afecta directamente no sr. por acaso? Acho que não tem cabimento esse comentário. Eles auto-sustentam-se, não é à sua custa. A minha questão é mesmo: o que tem a ver a musica que os artistas fazem com o estilo de vida que eles têm? Cada um sabe de sim e o mal é deles mesmos!

Anónimo disse...

a wine house tem boa voz???loooool,parece uma gata a miar.Devias saber que a wine House está quase sempre bebada e drogada nos concertos,quem quiser deitar dinheiro no lixo que vá ver concertos dela.

Anónimo disse...

O anónimo das 01:12 tem toda a razão,eu por exemplo fui ao concerto desta drogada da wine houe no rock in rio 2008 em Lisboa,e ela estava toda bebada e drogada em palco,cantou uma merda.E jurei que nunca mais iria a um concerto dela.

Anónimo disse...

Eu gosto do Jorge Palma, por causa da sua qualidade. É aquilo que chamam a muitos outros e ninguém se lembra de lhe chamar a ele: um cantautor. Mas confesso que estava surpreendido por o Leocardo gostar assim tanto dele. Agora já percebo: Jorge Palma já cantou no Festival da Canção!

Ceres disse...

Estranha forma de ser, só dão valor a mortos.
Fernando Pessoa bebia, e muito.
Bocage auto intitulava-se de "putanheiro"
Camões foi deportado, não terá sido pelo sei comportamento exempar.

Mas como morreram já não interessa!

Acarinhem, que ainda vou pode dar muito.


Grande Jorge Palma!