domingo, 2 de maio de 2010

A maior exposição de sempre


Era meia-noite de sexta-feira quando foi oficialmente aberta ao público a Expo 2010 em Xangai, o maior evento mundial organizado pelo país do meio depois dos Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim. Um empreendimento que em oito anos custou mais de 350 mil milhões de patacas, cobre uma área de 5,28km2 perto do rio Huangpu, na capital económica da China, e deu emprego a mais de 100 mil pessoas. Durante este ano foram treinados 1,7 milhões de voluntários para garantir o sucesso da Expo. Na cerimónia de abertura estiveram presentes 20 chefes de estado, incluíndo o presidente francês Nicolas Sarkozy, e o presidente da comissão europeia José Manuel Durão Barroso. A exposição de Xangai é a maior da história, com a participação de 200 países expositores, betendo de longe a Expo2000 de Hannover, na Alemanha, que contou com 155. São esperados entre 70 e 100 milhões de visitantes entre Maio e Outubro, uma estimativa ambiciosa, mas realista e concreta. Mais uma prova dada pela China de integração completa no panorama internacional, que mais do que teorias da conspiração que falam em "cimentar o poderio" ou "prova de força", é um sinal que este país entrou definitivamente na modernidade. E nós agradecemos. O mundo é agora todo ali, em Xangai.

10 comentários:

Anónimo disse...

O não-sei-quê Barroso é aquele de Brochelas, não é?

Anónimo disse...

350.000.000.000 patacas mais os menos 35.000.000.000 euros. Tem conciência deste número?

Leocardo disse...

Tenho, e é um facto. Foi quanto se gastou em 8 anos para tornar um terreno árido e abandonado perto de um rio numa exposição mundial. Acha muito?

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Acho impossível. Quanto é o lucro anual do jogo em Macau? O Orçamento de Portugal? E não me diga que a exposição em Xangai custa mais que estes dois valores. A minha consciência matemática nega este número e o erro não será seu, mas a fonte. De um modo geral passam-se as maiores barbaridades em números e os jornalistas são de uma ignorância aflitiva com números grandes.

Leocardo disse...

A fonte foi esta: http://www.smh.com.au/travel/travel-news/youve-come-a-long-way-baby-shanghai-finds-its-big-feat-20100430-tzbt.html

Anónimo disse...

O que o Leocardo diz está de acordo com a fonte, mas mesmo assim não acredito neste valor.

Anónimo disse...

uma pataca por cada um dos mil e duzentos milhões de chineses não tem nada de astronómico. O orçamento americano faz-se em triliões. A feira do Gil em Lisboa deve ter custado mais modesta quantia pelo que não é de espantar que espante o portuga! A mim não me espanta nada. Olhem para Pudong e já foi há anos, quantos triliões por lá estarão?

Anónimo disse...

A maior exposição de sempre???loool,mas isso é sempre assim,já quando foi o expo 98 em Lisboa tambem disseram que era a maior exposição de sempre.

Anónimo disse...

Cabiam várias exposições de Lisboa dentro desta de Shangai.

Leocardo disse...

Isto é porque Lisboa foi mesmo a maior exposição de sempre em 1998, assim como a de 2000 em Hannover foi a maior de sempre da altura. Agora é a de Xangai. "De sempre" é diferente de "para sempre".

Cumprimentos.