domingo, 30 de maio de 2010

Lena vence Eurovisão


A Alemanha venceu ontem a 55ª edição do Festival da Eurovisão, que se realizou este ano em Oslo, na Noruega, com o tema "Satellite", de Lena. Lena venceu destacada, com 246 pontos contra os 170 da canção turca, e 162 pontos da canção romena. Lena Meyer-Landrut tem 19 anos, nasceu em Hannover e é neta de um ex-embaixador da Alemanha Federal em Moscovo. Esta foi a segunda vitória da Alemanha no Festival, depois de em 1982 Nicole Seibert ter ganho com "Ein bißchen Frieden".

O espectáculo deste ano foi visto por 120 milhões de telespectadores, e foi marcado por um incidente curioso: durante a canção da Espanha, um elemento estranho entrou no palco, e o cantor Daniel Diges voltou a interpretar o seu tema "Algo Pequeñito" depois do desfile das 25 canções. Não adiantou muito, pois a Espanha terminou num modesto 15º lugar, com 68 pontos. Apenas a Espanha, Sérvia, Grécia, França,Israel e Portugal optaram com apresentar canções na sua língua materna, tendo os restantes intérpretes cantado em inglês.

A votação voltou a ser marcada por uma forte componente política, com a habitual "troca de prendas" entre vizinhos. A Roménia e a Moldávia deram 12 pontos um ao outro, o mesmo acontecendo entre a Grécia e o Chipre, a Turquia e o Azerbeijão, e por aí adiante. Portugal deu 12 pontos à Espanha, mas a Espanha retribuíu apenas com 8 pontos para a canção portuguesa. Filipa Azevedo levou o seu tema "Há Dias Assim" ao 18º lugar, com 43 pontos. A canção do Reino Unido ficou em último lugar com 10 pontos.

Nota negativa para o comentador da RTP, Sérgio Mateus, que passou a noite toda a pedinchar pontos para Portugal. Cada vez que um país votava lá resmungava o Sérgio: "E para Portugal nada???". No fim ainda disse que "não ganhou a melhor canção, que era a portuguesa". Já nem falo dos comentários ridículos aos diálogos dos apresentadores do Festival. Eládio Clímaco encontrou um sucessor à altura, infelizmente.

8 comentários:

Anónimo disse...

O apresentador deve ser do Benfica, e por isso está acostumado a dizer "somos os melhores do mundo". Vivem num mundo que inventaram para si próprios.

Anónimo disse...

Até no festival da canção os paranoicos habituais pensam no Benfica.

Realmente ele há gente que vive a sonhar e a ter pesadelos com o Benfica a toda a hora...

Eu já estou como o outro anónimo: Sonhem mais em gajas e tenham menos pesadelos com o Benfica.

Anónimo disse...

Sem palhaços não há circo, devia de perceber o Leocardo. A RTP devia de substituir o Sergio Mateus e recrutar outros que tais, assim como, João Francisco Pinto, Jorge Silva ou Marco Carvalho. Talvez assim a risota fosse mais generalizada.

Anónimo disse...

q gaja....

Anónimo disse...

Eládio Clímaco e cia é aquilo q merecemos...

Anónimo disse...

O leocardo deu-se mesmo ao trabalho de ouvir as 30 e tal músicas que foram a concurso, ou foi directamente às que tinham tipas a cantar?
Eládio Clímaco mil vezes à tristeza de comentador que agora faz a Eurovisão. Devia fazer era como na noite dos Óscares aqui em Portugal, em que o comentador este ano fez a melhor coisa que podia fazer: passou 80 por cento do tempo calado.

Anónimo disse...

Nem perdi tempo a ver esta fantochada,toda a gente sabe que os votos são comprados,e que os países votam quase sempre nos países vizinhos mesmo quando a musica dos vizinhos é má.Portugal é 1 país pequeno,logo só podia ter poucos votos.

Anónimo disse...

O problema de Portugal, nesta questão, não é ser pequeno. É só fazer fronteira com a Espanha e ficar muito longe dos outros países todos.