segunda-feira, 24 de maio de 2010

O espelho do lago


Hoje estive doente, e não fui trabalhar. Acordei com tosse, dores em todo o corpo e alguma febre, e como não queria ficar ainda mais doente, marquei uma consulta no Hospital Kiang Wu. Como não estava em condições de conduzir, apanhei um táxi, e cheguei à urgência perto das 9:00. Tirei um número, e no recibo dizia que a hora esperada de atendimento seria entre as 10:00 e as 10:30. Por volta das 9:25 fui chamado, e ainda antes das 10 horas estava a caminho de casa, com a consulta feita, o atestado médico passado e os medicamentos. Diagnóstico? Gripe comum. Despesa total: 188 patacas, uma quantia perfeitamente ao alcançe da maior parte da população. O serviço? Rápido, eficaz, próprio de um hospital do primeiro mundo, digno desse nome. Tanto o médico, como as enfermeiras e todo o pessoal que contactei falava inglês. Kiang Wu (鏡湖) significa literalmente na língua chinesa "espelho do lago", que era um dos nomes de Macau antes de se designar definitivamente "Ou Mun" e fica localizado na Estrada do Repouso, ou "Kiang Wu Ma Lou". Se "kiang wu" significa "repouso" em português, S. Januário deve significar "inferno". Agora segue-se mais um dia de sopinhas e descanso, e na quarta-feira devo estar como novo.

20 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Votos de rápidas melhoras.

Anónimo disse...

VOTOS DE MELHORAS PRA TI

Anónimo disse...

Porque será que os "tugas" adoram dizer mal do Conde São Januário? Nem tudo lá é mau!

AA

Anónimo disse...

se fosse em Portugal,ui,demorava horas para ser atendido

Anónimo disse...

Estando em Macau há apenas 4 anos, felizmente poucas foram as vezes que tive de recorrer a cuidados médicos. Tirando a ocasional gripe, que recorro ao Kian Wu por ser mais perto, e rápido, é certo, tive apenas dois problemas de saúde mais graves. Um em Dezembro último, que o que julguei ser gripe comum era afinal H1N1. Lá me dirigi ao Kiang Wu para a consulta da praxe pois no dia seguinte não conseguiria enfrentar o trabalho e para meu espanto, sendo domingo à noite, havia umas 40 pessoas à espera! Sem exagero! Fiz a triagem, tinha 41º de febre e previam atender-me em 4 horas, sendo que eram 23! Disse que iria para casa e voltaria no dia seguinte, ao menos esperava na minha cama e não numa sala de espera atafulhada. Conclusão, a primeira vez que não era gripe comum, não souberam dar a devida assistência, mesmo tendo todos os sintomas de H1N1, como se veio a confirmar. Passei uma noite de cão!
Recentemente comecei a ter algumas dores, não vou aqui entrar em detalhes, mas lá voltei ao Kiang Wu. A médica ficou alarmada com os sintomas, mas só disse para voltar no dia seguinte, mesmo que me sentisse melhor. Assim fiz, mas médica nem vê-la. Marcaram-me uma consulta de especialidade para o final da tarde e lá tive de explicar o historial todo a outro médico, que se limitou a encolher os ombros e dar mais antibióticos. Nada de exames, nada de testes. Isto há 4 meses. Desde então os sintomas agravam-se e decidi agir de maneira diferente. Procurei um médico da mesma especialidade no São Januário que em 5 minutos diagnosticou o que tinha e apenas marcou exames para confirmar. É certo que tive de esperar para ter a consulta, mas prefiro competência a celeridade, sendo que neste caso a celeridade esteve associada a incompetência no diagnóstico de uma doença séria que requer tratamento.
Voltarei ao Kiang Wu quando se tratar de uma gripe apenas pela receita médica e o atestado, mas para casos sérios recorro ao S. Januário.

pedro chunga disse...

o nosso leocardo confunde a consulta com a urgência...pois diz que"maruqei uma consulta" e depois aparece na urgêngia...e tira uma foto no serviço da consulta externa... mais não refere que este hospital só prescreve medicmentos para 2 dias, obrigando a desloção quase certo uma 2ª visita...

Leocardo disse...

Curiosamente para mim passaram medicamentos para quatro dias. Devo ser especial...

Cumprimentos.

Terras do Oriente disse...

ai esta a grande diferenca em Macau quando se e residente e nao residente.Eu vivo em Macau , hadois anos e nao sou residente, o mes passado tive o azar de partir um dedo, dirigi me ao hospital de S. Januario pelo qual fui atentido passado 30 minutos com apenas um dedo partido. Isso foi numa sexta feira as19h00. O unico senao foram as 800 patacas que paguei por levar um pouco de gesso e uma caixa de benuron para casa. O Sr, Leocardo quando diz que pagou 188 patacas e considera uma quantia accesivel , eu nao acho de todo. De resto tanto o S. Januario como o Kiang Wu para mim estao ambos no mesmo nivel. Abraco

Anónimo disse...

Caro Terras do Oriente,
Como não é residente, leva com um agravamento de 100% no Conde S. Januário. No seu caso, sai muito mais barato ir ao Kiang Wu.

pedro chunga disse...

senhor anónimo das 9:56, o acréscimo para não-residente é só de 30%, só prar estrangeiros é que o agravamento sobe para mais 100%

Leocardo disse...

Qual é a diferença entre não-residentes e estrangeiros? Quer dizer residentes não-permanentes e não-residentes?

Anónimo disse...

Lá está o Leocardo a dar-lhe com os residentes não-permanentes. Os residentes não-permanentes pagam exactamente o mesmo que os residentes permanentes. Nisto e em tudo o mais, ao contrário do que pensa.

Leocardo disse...

Não sou eu que "Estou a dar-lhe". Estava a referir-me à questão levantada pelo anónimo das 10:39. O que é um "estrangeiro" em Macau?

Cumprimentos.

pedro chunga disse...

trabalhador não residente é a situação dos blue-card (empregadas domésticas filipinas por exemplo...) e cobram e 100% das despesas, enquanto estrangeiro ou indivíduo que não consegue apresntar qualquer documento identificável a cobrança é de 200%; ao residente permante ou não permanente cobra 70% da unidade de cobrança (que foi diferente nos primórdios tempo da RAEM, e que foi unificada pelo então secretário para assuntos sociais e cultura)

Terras do Oriente disse...

Acho que a questao aqui nao e percentagem mas sim o valor em si, na minha opiniao ate para os residentes o preço e exorbitante comparado com Portugal por exemplo. Abraco

FuncPub disse...

Eu em Macau até acho o hospital público muito barato porque não pago nada. Mas, mesmo de borla, preferia não ter de lá ir.

pedro chunga disse...

nao paga se fosse por acidente, se nao paga os 100% mesmo sendo funcionario publico

Anónimo disse...

Eu também não pago nada, nem consultas, nem urgência, nem exames nem medicamentos.

FuncPub disse...

Só por acidente? Está enganado, Pedro Chunga. Nunca tive acidente nenhum e já lá fui várias vezes. Nunca paguei um avo. Nem medicamentos sequer.

pedro chunga disse...

estava a referir que se tiveres um acidente pagas a factura por totalidade...