sábado, 29 de maio de 2010

Volta à China


JIANGXI - A província vai abrir algumas das prisões ao público, para que a população se possa inteirar das condições em que vivem os prisioneiros. A polícia anunciou que quem quiser visitar as prisões vai poder fazê-lo até ao final do ano, mas inicialmente apenas os centros de segurança mínima serão abertos. Os jornalistas estão também convidados.

HUNAN - Arqueologistas descobriram 16 túmulos antigos na localidade de You, a maior descoberta arqueológica desde 1983. Os túmulos foram construídos durante a dinastia Han, há mais de 1800 anos.

GUANGDONG - Os cidadãos possuidores de um certificado de casamento válido vão poder inquirir sobre os bens do cônjuge através das autoridades judiciais. A medida visa proteger os direitos das mulheres, que muitas vezes são privadas da partilha de bens "secretos" do marido durante o divórcio.

GUANGXI - As autoridades detiveram um director de uma escola primária depois de um muro da escola ter caído, morto 3 alunos e ferido outros 21. A direcção da escola obrigou os alunos a reconstruir o muro decadente como parte de um programa de trabalhos manuais.

GUANGXI - Dois agricultores morreram e quatro outros ficaram feridos quando foram atingidos por um raio. Os seis homens trabalhavam no campo, em Liuzhou, quando se deu uma tempestade, e foram procurar abrigo numa cabana de madeira.

HUBEI - Um autocarro colidiu com um camião de ácido hidroclorídico numa auto-estrada em Wuhan na última quinta-feira, deixando 11 pessoas feridas e derramando seis toneladas de ácido. O ácido poluíu lagos em 20 aldeias ao longo da auto-estrada, e mais de 800 pessoas precisaram de ser evacuadas.

HENAN - Um mulher morreu depois de ter caído de um edifício em Zhengzhou,quando tentava impedir a demolição da sua loja. Familiares da vítima alegam que 10 pessoas estavam a dormir dentro do edifício quando se deu início à demolição. As autoridades querem demolir o edifício antigo para dar lugar a um mercado de têxteis.

XINJIANG - O governo da região autónoma está a planear providenciar habitação a 760 mil nómadas nos próximos 10 anos. O governo planeia construir ainda uma exploração agrícola de 787 mil hectares e uma área residencial de 11,4 milhões de m2. Existem cerca de 275800 famílias de agricultores em Xinjiang, 60% das quais nómadas ou semi-nómadas.

Sem comentários: