domingo, 29 de março de 2009

A saga dos bilhetes


Hoje foi o dia em que foram colocados à disposição do público os bilhetes para o Festival de artes de Macau, que vai este ano na sua XX edição. O que se segue é um resumo de uma manhã diferente, uma manhã de "Dia da venda dos bilhetes para o XX Festival de Artes de Macau".

8:45 - Acordo, visto-me, bebo um copo de leite e um café, e respiro fundo. Chegou a hora de enfrentar a bicha para os bilhetes para o XX Festival de Artes de Macau.

8:55 - Saio de casa, está a chover e não levo chapéu. Começa bem mal.

9:10 - Chego à Kong Seng da Praia Grande. A bicha não é assim tão grande. A ver vamos. Pela "pinta" dos madrugadores, são os habituais pais ou avós dos verdadeiros interessados, ou alguns desocupados a pensar na revenda dos bilhetes mais procurados.

9:12 - Uma menina entrega-me uma senha. Sou o nº 27. As bilheteiras abrem às 10 horas. Bolas, pensei que fosse às nove. Cada pessoa pode comprar 10 bilhetes por espectáculo. Começo a fazer contas.

9:25 - Compro o SCMP e leio enquanto bebo um café no Starbucks.

9:50 - De regresso à Kong Seng. Continua a chover. O SCMP serve de chapéu.

10:00 - Abrem as bilheteiras. Os da frente empurram-se para entrar. A menina intervem para colocar ordem.

10:10 - Tento contar quantas pessoas estão à minha frente. Não consigo.

10:45 - Alguns transeuntes e curiosos passam e perguntam "o que estão a dar aqui?".

10:58 - Estou perto da porta! Já falta pouco.

11:05 - Alguns retardatários começam a chegar; de acordo com os regulamentos da venda de bilhetes, quem perde a vez tem que aguardar "pelo menos cinco lugares" depois do seu.

11:15 - Estou prestes a entrar. Mais um retardatário que passa à minha frente. É aqui que me apercebo que cada "freguês" demora entre 10 a 15 minutos para ser atendido. Entre indecisões, mudanças de planos e telefonemas, alguns começam a irritar os mais pacientes que esperam pela sua vez.

11:25 - Finalmente chegou a minha vez! Sou atendido com simpatia, consigo bilhetes para tudo o que quero. O sistema de descontos através do cartão de crédito do BNU foi a melhor coisa que inventaram depois da roda.

11:32 - Pago, saio e vou para casa feliz da vida. Já vos disse que comprei bilhetes para o Ennio Marchetto?

13:00 - Começam a ser vendidos os bilhetes online e por telefone. Os restos. A intenção do Centro Cultural é boa, mas irrealista considerando os hábitos do consumidor local.

Foi uma manhã dada por perdida, mas bem perdida. E isto foi apenas o aperitivo para o Festival de Música. Esse sim, o grande desafio.

12 comentários:

Anónimo disse...

Mr. Leo, a organizaÇão do FAM cabe ao Instituto Cultural. Neste caso O Centro Cultural (departamento do IACM) é apenas uma das instalações utilizadas para a produção dos espectáculos.O CC, que este ano celebra 10 anos tem a sua própria produção, por sinal de excelente qualidade, mas a organização do o FAM assim como a do FIM cabem ao IC. Esta é uma confusão feita por muitos. O seu a seu dono.
Eu também tenho bilhete para o Ennio. eh!eh

Anónimo disse...

"8:45 - Acordo, visto-me, bebo um copo de leite e um café, e respiro fundo. Chegou a hora de enfrentar a bicha para os bilhetes para o XX Festival de Artes de Macau."

O leo não tomou banho?...Porcalhão!

Anónimo disse...

E desconhece que bicha deveria se fila. Ou estarei a confundir as coisas e realmente enfrentou uma bicha? e Pelo que conta bichona!

Desculpe, Leocardo, apeteceu-me brincar. Espero que tenha sentdo de humor. :)

Leocardo disse...

Isso da "fila" é brasileirismo. Pode brincar à vontade, claro :)

Anónimo das 22:17, é óbvio que queria dizer IC.

Anónimo das 4:21, dispenso saber os seus hábitos de higiene, obrigado.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Ai dispensa?

Mas olhe que não devia!

Depois vai ao concerto do italiano transvestão e quem paga é quem se senta ao seu lado...

Badalhoco!

Anónimo disse...

Mais um engraçadinho...

Anónimo disse...

Este festival, mesmo que quisesse, não era para mim. Ninguém me dispensa do trabalho para passar a manhã a comprar bilhetes. Sim, é dor de cotovelo!

Anónimo das 9:47 disse...

Peço desculpa, só depois de publicar o comentário é que vi que este artigo é de domingo. Aí é a cama que não me dispensa. Não perdoo, manhãs de domingo é na cama, que já me basta ter de acordar durante a semana antes das 7. Isto está mau para festivais de qualquer maneira, portanto.

Leocardo disse...

Tivesse a venda dos bilhetes começado hoje, e seria muito mais fácil, pois assim passava por lá pela hora de almoço.

Cumprimentos

Anónimo disse...

E almoçava a que horas?

Leocardo disse...

Já cheguei a comprar bilhetes para os mais diversos eventos durante a hora de almoço, e demora nunca mais de 15 minutos.

Anónimo disse...

ontem, fui comprar bilhetes para varios espectaculos, depois da 18 hs, na rua do campo e nao estava ninguem, fui logo atendido, havia bilhetes para todos os espectaculos que eu queria e beneficiei dos 40% de desconto...e ainda havia muitos por vender...