domingo, 22 de março de 2009

O nosso Pelé


Pelé, nome de guerra de José Martins, português de origem são-tomense, chegou a Macau em 1993. Ex-júnior do Sporting, clube do seu coração, veio para o território integrar a equipa do Negro Rubro do já falecido António Assumpção, e onde pontificavam também os brasileiros Luís Carlos, Robson e Marco, bem como outros jogadores vindos da República (assim se chamava Portugal), como o guardião Bento, o defesa Chumbo e o médio Vitinha, entre outros.

O Negro Rubro foi campeão nesse ano com um emocionante empate a zero na última jornada frente ao Lam Pak, em jogo disputado no Campo do Canídromo, onde se jogava então a I Divisão do futebol de Macau. Nesse ano a dupla Pelé/Robson semeou o terror na grande área dos adversários, e a selecção de Macau era constituída na sua grande maioria por jogadores do Negro Rubro.

O Negro Rubro acabou no ano seguinte (depois de mais um investimento que chegou a trazer de Portugal o treinador Isidro Beato, ex-Estoril), mas Pelé foi ficando, a jogar pelo Lam Pak. Seguiram-se aventuras na Índia (Vasco da Gama de Goa), em Portugal (onde cumpriu o serviço militar obrigatório) e novamente Macau.

Foi segurança e depois empresário, mas sempre com o bichinho do futebol a morder. Juntou-se ao projecto Casa do FC Porto de Macau, que começou na III Divisão, e que está agora apenas a um empate de conseguir a promoção à divisão maior do futebol macaense, que é o lugar de Pelé por mérito próprio.

Para Pelé a maior tristeza foi não ter representado Portugal no mundial de sub-20 da Austrália em 1993, ano em que foi melhor marcador do campeonato de juniores pelo Famalicão. Pelé é um homem simples, amigo do seu amigo, casado com uma senhora tailandesa de quem tem três filhos.

Conhecido pela sua gaguez (aí há um pouco de maldade; ele não é assim tão gago) e sempre com um sorriso nos lábios, é o nosso Pelé. É daquelas pessoas que gosta mesmo de futebol, e interessa-se por fazer melhor pelo desporto em Macau. Um enorme abraço para ele, e obrigado por ser quem é. Veja aqui a reportagem que a TDM lhe dedicou.

2 comentários:

Anónimo disse...

CARA AMIGO PELE
ESPERO QUE CONTINUES A TER MUITO SUCESSO POR MACAU, COM HUMILDADE E TRABALHO.
SAUDAÇÕES DESPORTIVAS

FERNANDO BENTO

Anónimo disse...

Excelente reportagem. Venham mais, TDM!