terça-feira, 24 de março de 2009

Prefira as aves


O consumo da carne vermelha, como os bifes, ou transformada, como os hamburgeres, parece aumentar o risco de mortalidade, enquanto o consumo de carne branca, perú e frango, por exemplo, parece reduzi-lo, segundo um estudo conduzido nos Estados Unidos e cujos resultados foram publicados ontem. O estudo foi conduzido em mais de meio milhão de pessoas durante dez anos. Os participantes, homens e mulheres com idades compreendidas entre os 50 e os 71 anos no início do estudo, em 1995. Foram depois seguidos durante dez anos através, nomeadamente, das estatísticas dos serviços de segurança social. Durante este período, morreram 47.976 homens e 23.276 mulheres. Um quinto dos homens e mulheres que comeram mais carne vermelha (uma quantidade média de 6% das calorias absorvidas diariamente) tinha um risco mais elevado de mortalidade comparativamente aos que tinham consumido menos (0,9% das calorias/dia), segundo estes investigadores cujos trabalhos foram publicados nos Arquivos de Medicina Interna datados de 23 de Março. Os investigadores concluíram que 11% de mortes entre os homens e 16% entre as mulheres podiam ter sido evitadas por uma redução do consumo de carne vermelha e transformada para a limitar à quantidade consumida pelos 20% do estudo que menos comeu dessa carne. Uma comparação entre o quinto dos participantes que mais comeram carne branca e os 20% que menos a consumiram mostra que o primeiro grupo apresentava um risco de morte ligeiramente menor. Vários mecanismos explicam a ligação entre o consumo de carne vermelha e o aumento do risco de mortalidade, precisam os investigadores. Formam-se componentes cancerígenos quando a carne é cozinhada a alta temperatura. A carne vermelha é também uma importante fonte de gorduras saturadas ligadas ao cancro colorectal e às doenças cardiovasculares.

3 comentários:

Anónimo disse...

Acho que o estudo foi encomendado pela Kentucky Fried Chicken (KFC). Apesar de o ter dito a brincar, nunca se sabe, que nos EUA tudo é possível. Mas se assim foi, o McDonald's logo se encarregará de encomendar um estudo contrário.

O que eu gostava mesmo de saber era outra coisa: o porco é o quê? Carne vermelha, carne branca, ou também não?

Anónimo disse...

nao é preciso ser medico para saber que carne de vaca e de porco é mau para a saude.basta ver que muitos americanos sao gordos,e tem ataques cardiacos

Anónimo disse...

Também não é preciso ser médico para saber que praticar desporto faz mal à saúde. Basta ver que muitos atletas morrem de ataque cardíaco em pleno campo e que os ciclistas até morrem por cair da bicicleta.