segunda-feira, 23 de março de 2009

Qualidade ou nazismo?



A embaixada de Israel em Pequim prepara-se para contactar a agência publicitária responsável pelo China Top Brand Awards a propósito do seu logotipo, que faz lembrar as SS nazis. O China Top Brands Awards é atribuído pela Administração Geral de Supervisão da Qualidade, Inspecção e Quarentena a marcas do continente que primem pela qualidade e segurança dos seus produtos. Contudo, alguns ocidentais e judeus revêm no logotipo - duas formas em zigue-zague - o símbolo das SS nazis, responsáveis parcialmente pela morte de milhões de judeus durante a II Guerra Mundial. Guy Kivetz, assessor de imprensa da embaixada israelita em Pequim, afirma que "tem a certeza que os chineses e os responsáveis pelo China Top Brands Awards não são anti-semitas, mas quer apenas passar diplomaticamente a sua sensibilidade em relação a este logotipo". O logotipo apareceu pela primeira vez em 2001, e as quatro estacas sobrepostas em pares representam os quatro factores necessários para obter a certificação. Como um todo, representam as palavras "fama" e "qualidade" em chinês.

1 comentário:

Anónimo disse...

É o costume. Já não se pode dizer nada, que há-de haver sempre alguém a relacionar com não sei o quê, e agora também já é preciso ter cuidado com os símbolos. É mandá-los todos para a prostituta que os pariu!