Com a nova época de Fórmula 1 à porta, a FIA decidiu mudar as regras, passando o campeão do mundo a ser determinado pelo número de vitórias, em vez do anterior sistema de pontos. Uma decisão controversa a pouco feliz, na minha humilde opinião. Assim não se premeia a regularidade, e um piloto que ganhe meia dúzia de corridas e não pontue nas restantes pode ser campeão mundial, sabendo como algumas vezes a vitória numa corrida depende da sorte. Caso este novo sistema estivesse em vigor na temporada passada Filipe Massa teria sido campeão em vez de Lewis Hamilton, uma vez que o brasileiro conseguiu 6 vitórias, contra 5 do britânico. A época 2009 da F1 inicia-se a 29 de Março no Dubai.
13 comentários:
Se a FIA decidiu, é a lei, Leocardo. Não tem nada que reclamar. Ou acha que sabe mais do que os engenheiros da FIA? Se eles decidiram, é porque está melhor assim.
Ahem. Nem eu queria que a minha humilde opinião (como referi no texto) fosse lei. Só que posso achar mal não posso? Posso? Obrigado.
Cumprimentos.
Por mim pode. Mas pelos outros não respondo.
Tanta sanha anti-legal....
Quanta obsessão, o rapaz não se cala...
Quando era criança deve ter sido enrabado por um advogado ou juiz.
Traumas...
Caro Leocardo,
Permita-me o atrevimento, mas o factor vitórias nos grandes prémio só se aplicará no caso de no final do campeonato tivermos no primeiro lugar dois ou mais pilotos , obviamente, com os mesmos pontos. A pontuaçao continuará a valer.
Cumprimentos
Não se atreve de todo meu caro, só que não é bem assim. Essa era a regra em vigor, que foi alterada agora. Da Globo Esporte (via FIA):
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou nesta terça-feira uma mudança significativa para a temporada 2009 na Fórmula 1. De acordo com o conselho mundial da entidade, reunido em Paris, o número de vitórias ao longo do ano decidirá o campeão. A pontuação acumulada será o critério de desempate caso dois ou mais pilotos somem o mesmo número de vitórias.
Cumprimentos
Eu acho bem. Assim as corridas vao ser mais espectaculares e nao só estrategia. No desporto em geral uma pessoa ou equipa sempre sai a ganhar, nao é?
Eu discordo muito deste novo modelo.
Acho que desta forma, as corridas vão perder muito interesse. Se o 2o lugar é praticamente igual ao último qual é a motivação? E as últimas corridas da temporada perdem toda a emoção que sempre tiverem quando existem dois pilotos próximos na liderança do campeonato, porque havia sempre um jogo de pontos, havendo muito mais combinações possíveis!
Não concordo, também. Aliás, vários pilotos já vieram a publico mostrar o seu desagrado. Agora é que se vão acentuar os jogos de equipa, e identificar os segundos e primeiros pilotos. Não consigo prever o Heiki Kovalainen, por exemplo, a vencer uma prova se tiver o Hamilton atrás, ou o Piquet com o Alonso, ou mesmo o Nakajima com o Rosberg. Mesmo nas equipas onde a hierarquia dos pilotos está menos definida, imagino que passadas as primeiras 3 provas a decisão terá de ser feita.
E imaginemos que, por exemplo, uma equipa começa bem e domina as primeiras 9 provas (de 18). Pronto, acabou aí o campeonato. Como diz o Button, pode ir para as bancadas comer gelados...
É preciso não esquecer que a FOTA não gostou das medidas implementadas pela FIA no Conselho Mundial. A FOTA sugeriu há tempos um esquema muito mais sensível, em que o vencedor de cada Grande Prémio passaria a somar doze pontos, o segundo nove, o terceiro sete e as restantes posições pontuáveis manteria o seu actual pecúlio.
Veremos quem ganhará o "braço de ferro"...
Tem toda a razão, caro Leocardo! O que escrevi foi um perfeito disparate. As minhas desculpas! Cumprimentos.
Deixe lá, Pseudo-livreiro. O anónimo das 12:02 também só diz disparates, e no entanto aí anda. E não tarda nada, virá dizer mais.
Enganou-se na hora, meu caro.
O dos disparates é o anónimo das 11:06 e das 11:25.
Enviar um comentário