segunda-feira, 3 de março de 2008

A propaganda comunista como arte


Durante uma das minhas viagens ao outro lado das Portas do Cerco encontrei este excelente DVD de animação soviética que explica em forma de documentário o trabalho destes animadores que trabalhavam dedicadamente para aquele regime. O primeiro disco é intitulado "Americanos imperialistas", o segundo "Bárbaros fascistas", o terceiro "Tubarões capitalistas" e o último "A caminho de um futuro brilhante: o comunismo". Mais do que pura ideologia, a propaganda comunista é arte. Basta lembrar os lindíssimos murais - e poucos subsistem, infelizmente - que a malta do MRPP pintava em Lisboa no tempo do PREC. Posto isto, de iniciar agora uma nova rubrica sobre os cartazes e posters de propaganda comunista de países como a extinta União Soviética, Coreia do Norte, Vietname, Cuba e, como não podia deixar de ser, a China. Espero que gostem.

3 comentários:

Anónimo disse...

Se é para continuar, atrevo-me a deixar-lhe aqui uma errata ao seu texto.

intitulado
murais
poucos

Pode corrigir e retirar este comentário, meu caro.

Leocardo disse...

Eu é que lhe agradeço. Isto é o que dá escrever à pressa. Claro que tem que ser "murais" pois vem de muro. Não tenho que apagar nada, e parabéns por se ter antecipado ao corrector residente, eheh.

Anónimo disse...

É bom saber que há outras pessoas atentas às questões de gramática e ortografia :-)