quarta-feira, 5 de março de 2008

Gripe letal


A menina de três anos que morreu no Sábado no Hospital de Tuen Mun foi diagnosticada com a estirpe H3 do vírus Influenza A, declararam as autoridades de saúde de Hong Kong ontem à noite. A sua irmã de 6 anos encontra-se também infectada pela mesma estirpe do vírus, e está internada em situação estável. Temia-se que as jovens estivessem infectadas com a estirpe H5, da família do letal H5N1, vulgo gripe aviária.

Ho Po-yi - assim se chamava a menina - apresentava sintomas de uma gripe comum: febre, tosse e escorrimento nasal. Os pais levaram-na a um médico privado na Sexta-Feira, e mais tarde ao Hospital de Tuen Mun, com febre de 40.3 graus celsius. Um dos médicos que a viu não terá encontrado quaisquer anormalidades na menina, e mandou-a para casa. Na tarde de Sábado voltou a dar entrada no hospital por ambulância, com insuficiência cardíaca. Foi declarada morta às 17:27.

A estirpe H3 do vírus Influenza é comum e sasonal nesta altura do ano. Os grupos de risco são os idosos, as crianças até 2 anos e os diabéticos, pelo que cuidados especiais devem ser prestados a estes grupos. Prevê-se que a época das gripes continuará por mais seis a oito semanas.

Sem comentários: