segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Parabéns, República!


A República Portuguesa faz hoje a bonita idade de 99 anos. Um dia histórico para a nossa nação, que durante mais de 700 anos foi governada por indivíduos cuja única qualificação para tal era o facto de terem nascido. Mesmo assim, e por incrível que pareça, há cada vez mais quem tenha saudades. Fica aqui um vídeo explicativo, uma espécie de "Republicanismo for dummies". Bom proveito.

3 comentários:

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Parabéns?
Veja artigo publicado no blog cambetabangkokmacau e depois me dirá, se é de dar os parabéns à senhora República que está quase alcançando o centenário, sem contudo tenha passado por diversas enfermidades bem graves.
Nos últimos 99 anos vejamos quantas revoluções houve,quantos governos, quantas mortes causou!...
Estaá viva é certo, mas à custa de muito sangue derramado.
Sou um apoiante acerrimo da democracia mas não da anarquia e da roubalheira.
Nem a revolução dos cravos mudou o sentidos das coisas!...

Anónimo disse...

A República não tem culpa, pelo que sim, está de parabéns. Uma coisa é o sistema - outra coisa é quem vai fazendo parte dele. Com a República ainda há a possibilidade de se poder escolher alguém com neurónios (e outros atributos) para dela cuidar. Já se a sua antecessora regressasse, não sei o que seria um país governado por um filho das combinações fantásticas que a realeza faz quando pretende procriar...

Anónimo disse...

A ignorância continua, com o poviléu a associar a República à Democracia e a Monarquia à Ditadura. É esse o peixe que os políticos da República vendem, e o povinho compra-o, mesmo que esteja estragado. Por acaso a Democracia da República Portuguesa é superior às democracias do Reino Unido, do Reino de Espanha, do Reino da Suécia ou dos Países Baixos? A realeza assassinada pelos trauliteiros republicanos tinha muito mais nível do que esses paspalhos que servem de presidentes agora. República das Bananas, é o que Portugal é.