terça-feira, 13 de outubro de 2009

Deus castiga


É 13 de Outubro, dia da última peregrinação Mariana do ano. Milhares de devotos acorreram a Fátima, como é hábito. O momento alto foi a procissão das velas na noite passada. Estava eu esta manhã em casa a acabar adiantar algum trabalho antes de sair, e a RTPi transmitia a procissão, em directo do Santuário. Entre cânticos de "Ave Maria" ad nauseum, o comentador contava histórias fabulosas para boi dormir, numa voz apropriada para o efeito. A certa altura toda a gente se cala, e discursa um padreco. Estava absorto no trabalho, mas uma frase despertou-me a atenção: "Devemos deixar de ofender Deus nosso senhor, ou a humanidade sofrerá um castigo", ou qualquer coisa assim. Quer dizer, um castigo maior ainda? Já não chega que se questione o carácter todo-misericordioso do criador, mas se nos portamos mal, ainda levamos com um castigo. Os últimos dois ou três mil anos de doenças, guerras a outras catástrofes são uma brincadeira, comparado com o que ainda pode vir. Na verdade Deus tem sido bonzinho com a humanidade que tão mal tem tratado o mundo que Ele criou. Mas se resolvemos, sei lá, causar uma guerra nuclear que aniquile 90% da população mundial, pode ser que Ele nos admoleste com uma repreensão verbal. Tudo bem, eu até compreendo. Este tipo de discurso é adequado ao nível intelectual do seu receptor.

8 comentários:

Anónimo disse...

"ad nauseum", "padreco" e para "boi dormir". Só isto? Vá lá você consegue melhor do que isto no que toca ao respeito pela religião católica e suas tradições. Vá, só mais um esforço. Afinal, tudo que de mau acontece neste planeta deve-se aos bois católicos sonolentos, devendo-se postar ad nauseum sobre a religião homicida professada pelos mesmos. Sugestões para postas futuras quando estiverem em causa outras religiões: "rabineco", "imaneco", "budeco".

Anónimo disse...

Olha uma das virgens ofendidas de que se fala mais acima...

Leocardo disse...

É típico do santo ofício fazer este tipo de malabarismos com as afirmações dos outros. Quando eu digo que o comentador na TV estava a contar histórias para boi dormir, o Torquemada pega nas minhas palavras e diz que estou a chamar "bois" aos católicos. Típico de quem a religião cegou e castrou o julgamento.

Para mim o que é uma falta de respeito é, em pleno século XXI, existir alguém que se dirija a milhares de pessoas ditas civilizadas, de países desenvolvidos, e lhes diga: "portai-vos bem ou ides para o Inferno", ou "o vosso semhor castiga". E dispenso comentários ou comparações sobre o Islão, que para mim é a mesma merda.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Dispensa comparações com o Islão porque não lhe convém.

Já todos sabemos, ad nauseum, que você, Grande Imã, se preocupa bastante mais com quem promete castigos na vida eterna do que com quem pede a mártires para arrebentar com um avião, um autocarro, um prédio cheia. Realmente é tudo a mesma merda, a começar pela sua lógica que se mantém no nível de sempre.

A única castração de julgamento aqui é a sua: não se pode apontar o menino que apenas fica mal disposto com discursos de padrecos.

Um lírico, você. Mande mais postas que o Torquemada cá estará.

Benfiquista Revoltado disse...

Se este mundo esta como está so pode ser culpa do socrates ou do pinto da costa,penso eu de que.

Analista Portista disse...

Mas o Sócrates só ganhou segunda vez porque, depois de toda a merda que fez, o Benfica deu umas goleadas, coisa que não acontecia há muitos anos. Ora, já se sabe que a maioria dos benfiquistas acha que está tudo bem no país quando o Benfica ganha, e por isso é que o pateta que está no poder voltou a ganhar. Ou seja, a culpa é do Benfica.

P.S.: As religiões o quê???

Paulo39 disse...

"...milhares de devotos acorreram a fátima..."

Salazar Fan disse...

´Pois,o socrates tinha que ganhar,porque é benfiquista,logo a culpa é do benfica,por isso que Portugal esta como está.