Manifestantes lançam ovos e castanhas a quem entra na sede do Conselho Europeu, em Bruxelas, onde os ministros da Agricultura dos 27 se reúnem num almoço informal sobre a crise do leite, sem qualquer decisão.
A crise do sector do leite está já há meses na agenda comunitária, sem grandes soluções à vista.
De um lado, os agricultores exigem medidas para o sector, nomeadamente o aumento dos preços ao produtor, ajudas de Estado e a redução das quotas de produção.
Do outro lado, a Comissão Europeia recusa rever a decisão de aumentar as quotas até à sua abolição, em 2013, e não quer pagar do orçamento comunitário um aumento artificial dos preços.
A solução poderá passar pela melhor regulação do mercado.
Dados de Bruxelas mostram que enquanto os preços ao produtor dos produtos lácteos baixaram, desde o final de 2007, 39 por cento para a manteiga, 49 por cento para o leite em pó desnatado, 18 por cento para o queijo e 31 por cento para o leite, do lado do consumidor esta quebra não se reflectiu, uma vez que o preço do leite e derivados só diminuiu em cerca de dois por cento.
In Sapo
2 comentários:
Ovos, castanhas, ...se também mandarem açucar ainda dá para fazer uns bolos.
Assim, os tipos passam a ser como o outro que era assim....mais bolos!!
Desde que Brochelas é a capital da Europa, alguém se anda a encher à grande à custa de quem trabalha. Mas os países europeus são todos "transparentes", dizem.
Enviar um comentário