terça-feira, 20 de outubro de 2009

Saramago superstar


José Saramago está novamente em guerra com a Igreja Católica. É assim que o homem se sente bem, e pronto. É ateu e comunista, portanto nada melhor que provocar o inimigo, o que até é bom para o negócio dos dois. Para Saramago que assim vende mais livros a pessoas “rebeldes” que depois não os lêem, mas forram os armários de casa com ítens de colecionador. E é bom para a Igreja porque é mais uma boa oportunidade para reunir os fiéis contra esta espécie de anti-Cristo de trazer por casa, e lembrar as virtudes da fé e do senhor.

Nesta batalha entre o bem e o mal, não há um KO técnico, mas Saramago ganha aos pontos, pois vai dizendo algumas verdades. É verdade que a maioria dos seguidores da Igreja nunca leu a Bíblia. É verdade que a Bíblia retrata um Deus cruel e vingativo; basta ler o antigo testamento para perceber isso. É verdade que a Igreja manipula. Basta ver o que aconteceu em Macau nos idos anos 50 e 60 do século passado, por exemplo, em que as famílias mais pobres (que eram muitas) necessitavam da caridade da Igreja para obter pão e arroz, que recebiam em troco do baptismo e da cataquese. É verdade que os seguidores da Igreja obedecem cegamente, muitas vezes ignorando a lógica e os limites da razão. Alguém é capaz de ir a uma missa e depois resumir o que foi lá dito? E se a resposta é sim, o que foi dito de relevante?

O único senão é o facto de Saramago sofrer do mesmo mal da Igreja que critica. Como todos os ateus, é um gajo cheio de certezas absolutas, que tudo sabe. Eu por exemplo não me atrevo a afirmar que Deus não existe. Para mim o que faz menos sentido é que existe um universo que se expande em todas as direcções à velocidade da luz, e que nós somos apenas uma obra do acaso.

9 comentários:

Anónimo disse...

Eu também não afirmo que não exista um Deus ou uma qualquer outra força superior. O que afirmo com todas as letras é que não pode existir o tal Deus personagem da Bíblia, cruel e vingativo. Se foi esse Deus que criou o ser humano, não admira que haja tanto assassino por aí à solta. Mesmo assim, no geral, o ser humano ainda consegue ser melhor do que Deus, e isso é que não faz sentido mesmo nenhum. Em caso de dúvida, vou por aquilo que sei. E o que eu sei é que nunca ninguém conseguiu provar ter visto nenhum Deus por aí. Espero não ser eu o primeiro a encontrá-lo, pois assassinos já devo ter visto muitos sem saber, não preciso de ver mais um.

Anónimo disse...

o que vende mais é a polémica,isso já todos perceberam.Nunca irei comprar livros a este escritor naturalizado espanhol,porque é ateu e traidor da pátria

Anónimo disse...

Caro Leocardo,

Sabe quando é que sai o livro "Caín"? É que o malvada inquisição diz que precisa de tempo para o ler e até agora só foi publicado o "Caim" do saramago.

Malvada Inquisição disse...

Mais dois exemplos da ignorância arrogante que hoje grassa entre os portugueses: os anónimos das 16.29 e das 21.50 (perante tão semelhante estupidez, é possível que se trate da mesma pessoa. E daí talvez não, que o que não falta hoje é tugas energúmenos).

O primeiro não faz a mínima ideia do que seja literatura. Não compra livros porque Saramago se naturalizou espanhol, diz ele (podia pelo menos informar-se antes de vir para aqui dizer palermices tão grandes). E porque é ateu. Até aí já todos sabíamos. Estamos carecas de saber que o que move esta gente é o facto de Saramago ser ateu, e isso é que é a grande razão para Saramago ser um "mau escritor". Aqui está a prova de como o catolicismo nos fode a cabecinha toda.

Mais um exemplo de alguém (o mesmo?) que gosta de falar do que não sabe: já foi publicado "Caim" e já foi publicado "Caín" (versão castelhana). E desta vez apetece-me ler a versão castelhana, que é para não me lembrar que sou da mesma nacionalidade destes idiotas ignorantes todos.

Anónimo disse...

Pois pois. Vai ler castelhano vai. De facto precisas de tempo para o ler por estar em castelhano. Estupidez e burrice grassa na tua cabecinha cheia de esterco

Anónimo disse...

Mais um exemplo da ignorância que grassa entre estes bestas que se arrogam o direito de impor aos outros o que deve ou não ser lido. No fim, nem o título do livro em português sabem escrever. Uma tristeza esta burrice encapotada.

Isso dos problemas de nacionalidade são recorrentes no trolha das canárias e nas bestas luminárias que pululam à sua voltam. Têm todos vergonha de serem portugueses. Vá seja homem e faça aquilo que o saneador do DN nunca fez apesar de ameaçar várias vezes. Renuncie de uma vez por todas.

Anónimo disse...

Oh Malvada Inquisição vai dar lições de moral a outro que a mim não dás,eu leio os livros que quero ninguem tem a ver com isso.Eu gosto de ler livros interessantes,não de livros polémicos e de escandalos.Saramago para mim não me diz nada.O saramago está a cagar para os portugueses por isso que tem nacionalidade espanhola e vive na Espanha.Eu odeio traidores de pátria.

Anónimo disse...

Anónimo das 18.08: se lesses Saramago, aposto que escrevias português correctamente. Parecendo que não, ajuda.

Malvada Inquisição disse...

Ó besta das 10.56: ou és asno suficiente para continuar a não perceber, ou então és dos tais que gostam de alardear a própria burrice. Eu não me arrogo o direito de impor aos outros o que deve ou não ser lido. O que é minimamente exigível é que se dê opiniões apenas sobre livros que se tenham lido. E não vou renunciar à nacionalidade porque o Portugal em que nasci ainda não estava cheio de bestas como tu. Vocês, os paspalhos, é que deviam ser proibidos de ser portugueses e ser todos deportados para o Vaticano, que é o sítio onde pertencem.