quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Desocupados atacam Maitê Proença


A actriz brasileira Maitê Proença, que há uns vinte aninhos era boa "cumó milho", esteve no centro de uma polémica graças a este vídeo de 2007 que gravou para o programa "Saia Justa". No vídeo Maitê passea-se por Portugal, nomeadamente por Sintra e Lisboa, apresenta alguns monumentos e satiriza os portugueses num tom talvez mais leve do que merecemos. A "piada" da actriz originou um coro de protestos, e até levou a um abaixo-assinado online (!) a exigir que a actriz nunca mais visite Portugal, o que levou Maitê Proença a esclarecer que se tratava apenas de uma brincadeira, e até a fazer um pedido de desculpas (!!!). Depois admiram-se que os brasileiros digam que os portugueses são "burros", se até é preciso explicar que era uma brincadeira. Não sei quando nos tornámos tamanhas virgens ofendidas, e quando perdemos o nosso sentido de humor e auto-crítica. Qualquer dia somos como os turcos ou os chineses, que exigem desculpas por tudo e por nada.

22 comentários:

El Comandante disse...

"Depois admiram-se que os brasileiros digam que os portugueses são "burros"

Claro os brasileiros são um supra sumo da inteligência.
Eu sugiro enviarmos alguém para cuspir no Corcovado e ver qual seria a reacção.

Yāt go yàn 一個人 Yī gè rén disse...

Desculpe, Leocardo, mas ao invés do que costuma ser seu timbre, este post não foi brilhante...além disso "mereçemos" não leva cedilha e "baixo-assinado" não existe!!! Diz-se "abaixo-assinado"...

Leocardo disse...

A senhora não cuspiu em nenhum monumento. A mim o que mais choca é o comportamento de alguns turistas ingleses vândalos, por exemplo, sem que para isso corram por aí abaixo-assinados para que se proíba a entrada de britânicos no país.

A opinião da Maitê Proença sobre os portugueses - que nem é nenhuma opinião pré-fabricada ou convicção maldosa - não reflecte a opinião de todos os brasileiros, como já li em alguns sítios.

Além disso os erros que Maitê Proença faz em relação a Portugal (Salazar governou "mais de 20 anos" ou a confusão sobre o Rio Tejo) não é pior que alguns dos nossos estudantes fazem, infelizmente.

E sim, tem razão, os portugueses elegeram Salazar como o maior português de sempre. Não é mentira nenhuma.

Cumprimentos.

PS: Obrigado pela revisão, Yat go yan

Leocardo disse...

E a embaixada do Brasil recebeu queixas, e até já se demarcou do assunto (http://aeiou.expresso.pt/polemica-maite-proenca-embaixada-do-brasil-lamenta-video=f541389). Era o que faltava, um incidente diplomático por causa de um vídeo que tem 2 anos. Uma parvoíce.

Anónimo disse...

A reacção do Leocardo foi igual à do Miguel Sousa Tavares: http://www.tvi24.iol.pt/moda-e-social/maite-proenca-sousa-tavares-video-polemica/1095597-4061.html. Foi de propósito?

Farto de Virgens Lusas Ofendidas disse...

Se calhar a reacção do Leocardo foi igual à do Sousa Tavares porque ambos têm mais com que se preocupar do que com a brincadeira da Maitê.

Já agora, faço minhas as palavras de Miguel Sousa Tavares: «Isto é uma reacção provinciana e saloia dos portugueses (...) Só um povo com complexos é que se sente melindrado com uma coisa destas». Nem mais!

Os portugueses deviam era ficar chocados com alguns dos seus cabrões concidadãos que até já desenham grafítis em paredes de monumentos nacionais, sem que nada lhes aconteça nem se tenham até ao momento criado movimentos a exigir a punição desses vândalos.

O Leocardo só errou numa coisa: a Maitê era boa há 20 anos? Pelo que vi do vídeo, ainda há dois anos estava bem boa!

Anónimo disse...

Mas quem é que leva uma gaja destas a sério?

http://images.quebarato.com.br/photos/big/1/9/10B419_1.jpg

http://ivanmauricio.blog.terra.com.br/files/2008/03/maite-proenca.jpg

Apreciador de Mulheres disse...

Anónimo das 13.24: Gajas destas é que eu levo a sério.

Anónimo disse...

Li algures que em tempos esta mesmo maitê proenca foi uma actriz pronográfica. Muitos anos depois a boca dela continua em forma e boa para o "bico"!
Da próxima vez que fôr ao Brasil vou fazer um video a mostrar a miséria do Rio de Janeiro, com crianças a pedir esmola nas ruas e a snifar cola, com as "quengas" no calçadão e com os boiolas a levar no pacote em plena rua. Depois junto tudo no "tacho" e caracterizo o povo do brasil em geral. Será que a maité proenca vai ficar chateada, mesmo que eu diga que era a brincar! Que leve na bilha, se ficar! Se não ficar, que leve na peida!

Anónimo disse...

Leocardo, toda minha solidariedade. É incrível ler algumas das respostas. Saloios, sim, e provincianos. Isto é que da a raçao aos que criticam aos portugueses.

Felizmente só uma minoria é assim. A grande maioria é malta formada e com suficiente cultura para nao se deixar levar por coisas como esta.

Cumrpimentos,

Paulo39 disse...

Não partilho da sua opinião Leocardo.
Penso que houve um gesto principalmente que mostrou um grande desrespeito pela nossa nação: aquela cuspidela.
Como é óbvio, não isto que me tira o sono. Mas gostaria de saber quem é o povo que leva "na boa" gestos destes. Uma coisa é o "desportivismo" das pessoas, outra é a sua dignidade.
Penso que aquele gesto foi exagerado, fora isso não considero nada de grave.

Anónimo disse...

O Gato Fedorento,Herman Jose,os contemporaneos,o vai tudo abaixo etc todos passam a vida a gozar com Portugal e os portugueses e no entanto nao vi nenhuma virgem ofendida ficar ofendida,ja quando é 1 estrangeiro a gozar com portugueses as virgens ofendidas ficam todas ofendidas porque sera?A mim não me ofendem NADA porque só fica ofendido quem quer.A vida já demasiada complicada e toda a gente tem problemas para estarmos aqui preocupar com a Maite Proença.Os portugueses parecem muçulmanos ou melhor parecem benfiquistas,ficam ofendidos por tudo e por NADA

Anónimo disse...

Por exemplo uma cantora americana que não recordo o nome puxou apenas os olhos imitando os chineses,no dia seguinte coitada,os chineses todos caiaram em cima dela.O ser humano é o animal mais estupido a face da terra.

Anónimo disse...

E ja agora,os portugues sao conhecidos no mundo inteiro como o povo mais pedófilo na terra,serão os portugueses todos pedófilos?Eu não sou de certeza.Agora nao generalizem as coisas,ha gente má em todo o mundo.Nao é por ao man long ser corrupto que toda a gente de macau é corrupto

El Comandante disse...

Acho piada ao alguns que vêm aqui apelidar outros portugueses de saloios e provincianos.
Ainda por cima nem escrever sabem.

Pedro Coimbra disse...

Meu caro Leocardo,
A expressão é bem brasileira mas ajusta-se a este caso - "Gosto é feito cu; cada pessoa tem um!"
Pois bem, esta palermice desta menina é muito "brega" para o meu gosto.
O Miguel Sousa Tavares defende a sua dama, literalmente.

Anónimo disse...

A cuspidela é completa falta de classe, reflexo da falta de nivel e de formação da Maité Proença.

Mas, pronto, mais não seria de se esperar de uma actriz de novela que vive da sua carinha laroca, e não da sua inteligência e cultura.

Não acredito, porém, que seja representativo do povo Brasileiro. É, porém, um sinal alarmante do estado da cultura daquele país... mas também o nosso Jet 7 não é muito melhor...

Anónimo disse...

Oi, leocardão! Como não gosto dji generalizá, quero dizer pra ocê qui ocê é burro, cara! Burro pa caramba! O qui tu merecia era cuspidela na tromba. O qui tji bale é qui ocê gosta dji nobela.

É isso, Leocardão.
Um abraço irmão, Leocardão.

Maitê disse...

Amigo Leocardo,

pela sua simpatia decidi dar minha buceta prá você. Quer?


Um beijo,

da sua Maitê

Farto de Virgens Lusas Ofendidas disse...

Eu sei escrever e chamo as virgens lusas ofendidas de saloias e provincianas. É o que são. Repito: deviam era ofender-se com o vandalismo levado a cabo pelos portugueses no seu próprio país.

vitor disse...

Não fiquem bravos senhores,a Maitê foi muito benevolente!Se fosse expressar o sentimento verdadaeiro dos brasileiros,vocês iam procurarar um buraco para enfiar a cabeça.

vitor disse...

E se Maitê tivesse dito:depois que os euros da comunidade econômica européia foram parar na mão dos portugueses,qual foi a primeira coisa que fizeram?transformaram seu pequeno país em um colossal puteiro!