segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Saramago-2 Igreja-1


"A Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana. Sobre o livro sagrado, eu costumo dizer: lê a Bíblia e perde a fé!". Foi com estas palavras que José Saramago lançou mais farpas ao seu inimigo figadal: a Igreja Católica. Foi em Penafiel, na apresentação do seu novo livro "Caim". O ateu vencedor do prémio Nobel da literatura em 1998, que se encontra numa situação física visivelmente debilitada, acrescentou que "A Bíblia passou mil anos, dezenas de gerações, a ser escrita, mas sempre sob a dominante de um Deus cruel, invejoso e insuportável. É uma loucura!". Saramago lamenta que todo esse "horror" tenha feito em nome de "um Deus que não existe, nunca ninguém o viu". "O teólogo Hans Kung disse sobre isto uma frase que considero definitiva, que as religiões nunca serviram para aproximar os seres humanos uns dos outros. Só isto basta para acabar com isso de Deus", afirmou. Salientou ainda que "no Catolicismo os pecados são castigados com o Inferno eterno. Isto é completamente idiota!". "Nós, os humanos somos muito mais misericordiosos. Quando alguém comete um delito vai cinco, dez ou 15 anos para a prisão e depois é reintegrado na sociedade, se quer", disse. "Mas há coisas muito mais idiotas, por exemplo: antes, na criação do Universo, Deus não fez nada. Depois, decidiu criar o Universo, não se sabe porquê, nem para quê. Fê-lo em seis dias, apenas seis dias. Descansou ao sétimo. Até hoje! Nunca mais fez nada! Isto tem algum sentido?", perguntou. Para José Saramago, "Deus só existe na nossa cabeça, é o único lugar em que nós podemos confrontar-nos com a ideia de Deus. É isso que tenho feito, na parte que me toca". Saramago não ficou sem resposta. A conferência episcopal portuguesa diz que as declarações do escritor são "indignas de um Nobel" e "típicas de quem não conhece a Bíblia". Esta nova polémica surge 20 anos após a publicação do livro "O Evangelho segundo Jesus Cristo", que foi censurado em Portugal, com a desculpa de que feria a Igreja Católica. Coitadinha...

23 comentários:

Anónimo disse...

Quando alguém lê e percebe a merda que a Bíblia é, vêm sempre os padrecos acusá-lo de ignorante. Quando esses mesmos padrecos sabem muito bem que ignorantes são todos aqueles que nunca leram Bíblia nenhuma e que se limitam a acreditar em interpretações de terceiros.

Saramago, homem esclarecidíssimo, tem toda a razão no que diz sobre a Bíblia. Se os padrecos tivessem lido "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", saberiam que Saramago sabe muito mais sobre o assunto do que aquilo que a padralhada diz. Eu, no entanto, acho que a Bíblia tem uma grande utilidade: é suficientemente grossa para a padralhada panasca a enfiar pelo cu acima.

Anónimo disse...

Mais um golpe de publicidade para promoção de vendas de livrinhos de merda de um gajo que escreve com os pés. Como já não basta o ataque à igreja católica tenta arregimentar leitores islâmicos a dizer que a bosta vai incomodar os judeus.

Anónimo disse...

Como tanta vez se escreve neste espaço (e já por várias vezes por mim):
Se não gosta da Bíblia não a leia, faça como eu, não leio a Bíblia nem livros sem pontuação.
É caricato o ódio e a intolerância com que o Saramago acusa a Igreja de, imagine-se, odiosa e intolerante. Pena que nada diga sobre as "democracias de sucesso" que proibem ou controlam a expressão religiosa.
Mas quem é que espera que um tipo que não sabe ler nem escrever perceba o que significa a Bíblia?

Malvada Inquisição disse...

Ora aqui está o anónimo das 10.36, que não percebe nada de literatura e cuja obra de referência é a porcaria da Bíblia, essa sim, livrinho de merda escrito por patas imundas, porque foi assim que lhe ensinaram.

Quem faz uma excelente publicidade aos livros de Saramago não é ele próprio, é a puta da santa madre igreja, que vem sempre ladrar para a praça pública contra a literatura do único escritor Nobel de língua portuguesa. E o resto é conversa para catolicozinho emprenhar pelos ouvidos.

Malvada Inquisição disse...

Outro que não sabe ler nem escrever é o anónimo das 11:21. E muitos mais vão aparecer, que os cães de guarda da ICAR aparecem sempre a espumar pela boca quando atacam a sua divindade de patas de barro. A ignorância devia ter limites. Este anónimo, por exemplo, diz que não lê nem a Bíblia nem Saramago. No entanto, ele é que percebe o significado duma Bíblia que nunca leu e afirma que Saramago (que também diz nunca ter lido) não sabe ler nem escrever. Não é só a ignorância que devia ter limites, mas a estupidez também.

Anónimo disse...

Ao iluminado das 11:24 e das 11:30, seguindo o amplo exemplo de tolerância vertido nos seus comentários esclareça onde se impunham esses limites de que fala? Num qualquer gulag? É o que dá ler livros do saramago. Tanta merda comem que depois só sai merda dessa cabeça de ervilha. Vá pregar para lanzerote onde vive o trolha que escreve com os pés. Já cá faltavam os paneleirotes intelectuais. Mais um que foi no engodo publicitário.

Anónimo disse...

Malvada Inquisição:
Sou o anónimo da 11:21.
Queira por favor indicar onde é que lhe faço tranparecer qualquer uma das seguintes ideias:
- Que não sei ler nem escrever;
- Que eu é que percebo o significado da Bíblia.
Agradeço que me informe caso encontre alguma destas ideias em algum lado.
Percebo que não entendeu o que escrevi pelo que lhe vou tentar explicar melhor:
Não pretendo defender nem a Bíblia nem o Corão mas também não concordo que as ataquem. Compreendo que são livros sagrados para as respectivas religiões.
Acho ainda que o Saramago fala com ódio e intolerância das religiões e depois diz que a Bíblia é que fomenta o ódio e é intolerante.
Não concorda que há aqui um absurdo?
Por outro lado, não se acha demasiado presunçoso começar aqui a ofender os outros comentadores deste espaço e a dizer que não percebem nada de literatura porque não gostam do Saramago?
Acha mesmo que o Saramago sabe escrever?
Quem é que apareceu aqui a espumar pela boca quando atacaram a sua divindade?
Ora leia bem o que escrevi e aquilo que o senhor escreveu e tire as suas conclusões e meça os bem os limites que referiu pois se calhar ultrapassou alguns.
Entendeu agora?
Se não entendeu, paciência, aqui não dá para publicar desenhos...

Anónimo disse...

Correcção:
Onde se lê "tranparecer" leia-se "transparecer".

Anónimo disse...

Sanear a torto e direito so porque nao se e da mesma cor partidaria tambem conta como mau costume?
Este senhor nem telhados de vidro ja tem, aquilo ja esta tudo a ceu aberto!
E ja agora, porque e que o valentaco nao diz tambem umas coisas sobre o Corao?

Malvada Inquisição disse...

Anónimo das 11.21/12.41: Você disse que Saramago não sabe ler nem escrever. Isso basta-me, pois se ele é um escritor nobelizado e você não é nada, não sabendo ele ler nem escrever, obviamente que você então é perfeitamente analfabeto.

Também disse que não lê Saramago nem a Bíblia, mas emite juízos de valor sobre os livros que não leu desse escritor e critica as suas opiniões sobre a Bíblia que ele leu e você não. Se, sem você a ter lido, afirma que Saramago não percebe a Bíblia, é porque você julga percebê-la mesmo sem a ter lido. De contrário, você que não a leu, não poderia pôr em causa a interpretação de alguém que a leu.

Você é que não entendeu o que você próprio escreveu, o que mostra que deveria ler mais livros em vez de vir para aqui escrever tontices sobre assuntos de que obviamente não percebe.

Saramago não fala com ódio das religiões, emite apenas uma opinião, dizendo o óbvio: as religiões nada de bom trouxeram ao mundo e o Deus de que os livros sagrados falam é um ser violento e patético. Ódio e intolerância é o que as religiões têm mostrado ao longo da história, o cristianismo e sua Santa Inquisição em épocas passadas, o islamismo agora. E essa intolerância religiosa baseia-se nos tais livros sagrados, o que só quem não os leu ou leu sem entender (que as sagradas lavagens ao cérebro para mais não chegam) é que não sabe.

As conclusões estão tiradas: eu falo de coisas que li, você quer falar de coisas que diz não ter lido, e isso é que é presunção. E é pena que não dê para fazer aqui desenhos, que essa "literatura" talvez você a conseguisse "ler". De ignorância arrogante como a sua está hoje o mundo cheio. Todos querem falar daquilo que sabem e daquilo que nunca viram.

Malvada Inquisição disse...

Anónimo das 11.45: No engodo publicitário da Bíblia vai gente ignorante como você há muitos séculos. Os limites são muito simples: deve-se falar só daquilo que se sabe. E você não sabe nada a não ser aquilo que os padrecos lhe disseram. Mas é natural que vociferem contra Saramago sem nunca o terem lido, afinal vêm duma tradição de proibir e queimar livros e pessoas que passou de geração em geração, e por isso ainda hoje querem excomungar quem ataca os vossos estúpidos dogmas. Quando o vosso Deus decidir finalmente mostrar a tromba, mandem-mo cá para eu o ver. Até lá, não passa de uma farsa.

P.S.: Pensando melhor, mandem o vosso Deus mas é para sítios onde morre gente aos milhares devido a desastres naturais, crianças inocentes morrem de fome e pessoas igualmente inocentes estão à mercê dos senhores da guerra que não têm escrúpulos em matar porque (esses, infelizmente) sabem que o Deus da treta não existe. Vocês só acreditam é em paneleirices bíblicas.

Anónimo disse...

Com desenhos não vai lá.
Paciência.
Mas vê se ficas mais manso ou ainda partes a trela.

Mnunes disse...

Ao Malvada Inquisição:
Apesar de não ser católico ou outra religião que tenha como por base o cristianismo ou o judaismo, já li grandes partes da Bíblia. E é uma obra admiravel tendo em conta os vários períodos de tempo em que foi escrita nomeadamente o Antigo Testamento. Saramago fala do mundo ter sido criado em 6 dias e chama as pessoas de ignorantes por acreditarem nisso, mas preferindo ser ele ignorante desconhece que que os estágios indicados no livro do Genesis coincidem exactamente com os do desenvolvimento do Universo e do Planeta Terra em particular diferindo apenas a escala de tempo. Mais, os padrecos que fala muita das vezes dão contributos valiosíssimos para o avanço da Ciência como o padre belga Georges Lemaître que lançou as bases para a teoria do Bing Bang.
Para além disso a Bíblia serve como reflexão sobre o bem e o mal que está dentro de todos nós e sobre a condição humana a viver em sociedade e não o ver o papel que isso teve no desenvolvimento do Homem é não conhecer a história da Humanidade.
Eu sei que para Saramago era melhor que apenas se pudesse ser expressa a opinião tal qual era feito como quando estava no DN como director-adjunto e fez um saneamento interno para quem não tivesse a mesma linha pensamento que ele. Mas a democracia é uma coisa chata no entender dele.
Sobre o facto de ele ser Nobel, basta ver a lista dos últimos premiados, para verificar que a atribuição deste galardão está altamente politizada. E daí achar que escrita dele seja medíocre, pelo estilo de escrita que apresenta, com pouca pontuação e parágrafos nem vê-los, bem como dos temas que apresenta, muito tendenciosos e pouca pesquisa para fundamentá-los, mas isso é apenas uma opinião pessoal, entendendo que possa haver quem goste dos seus livros.

Anónimo disse...

O Malvada Inquisição é burro até à quinta casa. Oh minha real besta, onde é que eu às 10:36 e 11:45 defendi a igreja católica, o islamismo ou outra qualquer religião? Apenas falei de um escritor de merda, que escreve livrinhos de merda e que utiliza estes golpes publicitários para tentar vender um pouco mais.

Você é que, à falta de argumentos e numa tentativa de saneamento do ódio e podridão do discurso do trolha de lanzarote, vem para aqui falar das religiões à semelhança do escritorzeco que tenta levantar as vendas. Eu não falei. Mas pronto, todos percebemos que você é mais um carneiro rendido ao pseudo intelectualismo de bem e que vocifera contra quem tem opinião sobre este pedaço de exterco. Um exemplo de tolerância bem ao nível da bosta que defende.

Seguindo o seu exemplo de tolerância continue a ler a merda que quiser seu carneirinho, continue a promover os trolhas que quiser e continue a insultar quem quiser. É com os insultos a quem não gosta de bosta como você que se vê bem o nível rasteirinho de gajos como vocês e como o espanhol que pensa escrever.

O nobel vale tanto como as estrelas michelin.

El Comandante disse...

Tanta conversa por causa de um golpe publicitário feito por um autor cujos livros só podem ser lidos por masoquistas

O Desprezo É a Arma Contra a Ignorância disse...

Ó Malvada Inquisição, já que percebes de literatura, devias ter juízo, homem! Discutir literatura com esta gente é como discutir com um cego sobre a cor de um objecto ou discutir Mozart com alguém que já nasceu surdo. Saramago representa tudo aquilo que eles mais detestam: é ateu e comunista. A partir daí, a qualidade literária é o que menos lhes interessa (nem estariam habilitados para falar sobre isso). Ao lhes dares trela e te irritares chegando ao ponto de insultá-los, estás apenas a descer a um nível ainda inferior ao deles. Tem juízo, homem, e não entres em discussões absurdas.

Malvada Inquisição disse...

Vou seguir o conselho, Desprezo. Preciso de tempo para ler "Caín" e, entretanto, sem alimentar a discussão, também lhes dou tempo para ler a sua Margarida Rebelo Pinto e o livro número 763 da JK Rowling, que é literatura bem mais acessível e que certamente perceberão.

Jackson disse...

Sim,tenho fé,mas penso que a fé transcende a muitas coisas, inclusive às religiões.Pessoalmente acho que a imperfeição dos homens reflete nas suas obras.Ao fazer uma religião o homem,a fará imperfeita,e logo,distante da perfeição de Deus.Deus apenas "é" e pronto!Quanto a Saramago,assim como eu,ele tem o direito de expressar sua fé,ou a sua falta de.Não vejo que ele tenha falado apenas da Católica,mas de todas igrejas,religiões e crenças,quaisquer que sejam.Teço algumas considerações lógicas e racionais a respeito:- " A Bíblia passou mil anos, dezenas de gerações, a ser escrita, mas sempre sob a dominante de um Deus cruel, invejoso e insuportável."A bíblia foi escrita pelos homens, não por Deus,ainda que se alegue a inspiração divina,foi feita por mãos humanas e sob uma percepção humana,sujeita pois às imperfeições.Um Deus cruel?Talvez o fato de ser "o Ser" mais poderoso da existência e fazer questão que todos saibam e se submetam possa ser arrogante,e suas ações soarem cruéis,mas toda análise é superficial para se julgar se, quando e como Ele é cruel.Invejoso?Igual modo,sendo o Ser mais poderoso,Ele não admita a concorrência de outros deuses.Se é inveja?Talvez.Insuportável é um adjetivo muito subjetivo.Se Saramago não O suporta, não o faz conforme os seus critérios.Questão pessoal.- lamenta que todo esse "horror" tenha feito em nome de "um Deus que não existe,nunca ninguém o viu".Por definição,deuses não são visíveis.Se são seres sobrenaturais,ora,apenas as coisas naturais são vistas.Alguém viu Brahma?ou Zeus?ou Pachamama,Tupã?Já a história(como ciência)registra a existência de Jesus (nos registros sobre Roma, Israel,etc),e Jesus,pela fé cristã era a personificação carnal de Deus (talvez imaginasse que Saramago iria cobrar algum testemunho de alguém que o tivesse visto).E afinal,a essência de "crer" é " acreditar no que não se vê, apenas se sente”.Ora, crer no que se vê com os olhos que a terra há de comer não é "crença" é apenas"constatação".-O teólogo Hans Kung disse uma frase que considero definitiva,que as religiões nunca serviram para aproximar os seres humanos uns dos outros:"Concordo plenamente.- Só isto basta para acabar com isso de Deus".Bom, o futebol também não aproxima os seres humanos,vamos acabar com o futebol,a política não aproxima os seres humanos,vamos acabar com a política, a leitura não aproxima os seres humanos.Bem, vamos acabar com isso de ler Saramago.-"Nós, os humanos somos muito mais misericordiosos.Quando alguém comete um delito vai cinco, dez ou 15 anos para a prisão e depois é reintegrado na sociedade", disse.É verdade,isso ocorre em países com justiça social e desenvolvidos como o Brasil por exemplo.Já em países como os EUA existe a pena de morte.Quando nós os misericordiosos temos a benevolência de reitegrar o faltoso à sociedade,estamos aplicando a própria filosofia cristã,do amor e do perdão(perdoar 7 vezes,ou 70 vezes 7,ou 7000,etc),de dar a outra face,de perdoá-los porque não sabem o que fazem.- antes, na criação do Universo, Deus não fez nada.Depois,decidiu criar o Universo, não se sabe porquê, nem para quê.Fê-lo em seis dias,apenas seis dias.Descansou ao sétimo.Até hoje!Nunca mais fez nada! Isto tem algum sentido?"Mesmo que Saramago não veja sentido,fazer sentido é necessário para os homens.Se não é necessário para um cão,um gato,um inseto ou uma planta porque é necessário, para nós, algo sobrenatural fazer sentido?Deus não fez nada antes?E o que nos interessa o que Deus fez ou deixou de fazer antes?E o que Lhe interessaria nos contar,Ele tão superior?Apenas 6 dias?Sim,qual o problema?Eu não faço nem a faxina de casa em 6 dias,pois sou humano, natural e imperfeito.Já Deus.."Não fez mais nada"?Comentário totalmente subjetivo.Quem não quer vê,não verá,mesmo que se tente mostrar.-Pra terminar uma frase,vista em adesivos nos carros,párachoques de caminhão,etc :"Você,sem Deus,não é nada,Deus,sem você,é Deus".E viva a liberdade!Abraços, do Brasil,e fiquem com Deus(sem dupla intepretação).

Anónimo disse...

Ao meu querido e superior Malvada Inquisição,

Lamento o facto de ficarmos sem os seus comentários durante tanto tempo. Como disse que precisa de tempo para ler "Caín", espero que este livrinho já esteja traduzido para espanhol pelo trolha das Canárias que é para não se passar tanto tempo sem a sua sapiência.

Como todos sabem, menos o superior intelecto da malvada inquisição, o novo romance do saramago chama-se "Caim".

Obrigado pelas sugestões, mas eu gosto de escritores a sério como o Lobo Antunes. Você pode continuar a ler livrinhos da treta. Já que estamos em maré de sugestões, que tal ir aprender português? Pode ser que aprenda a ler e a escrever. Pelo menos os títulos dos livros deste molusco.

Malvada Inquisição disse...

Quero ler "Caín" (que já existe e cuja capa até já apareceu na televisão na reportagem sobre a polémica) para não me lembrar que a minha nacionalidade é a mesma de idiotas como você. E não foi você que disse que Saramago escreve sem pontuação? Se foi, e se tivesse lido algum dos últimos livros de Lobo Antunes, saberia que ele é que agora escreve com muito pouca pontuação. Quanto a ler e escrever português, é algo que lhe posso ensinar em qualquer momento. E outras línguas também. Para ler Saramago e Lobo Antunes. Não leia é a Bíblia, que ainda ficará mais burro do que já é.

Anónimo disse...

é claro que agora queres ler em castelhano um livrinho escrito originalmente em português, para conseguires disfarçar a cagada. Burrinho de merda que nem português sabe vem para aqui mandar postas de pescada sobre literatura.

Anónimo disse...

Assim, quando não perceberes nada, vais dizer que é por estar em castelhano.

Malvada Inquisição disse...

O caralho da Bíblia fode-vos mesmo o cérebro todo, energúmenos.