segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Notas sobre o Patane


Recebi um e-mail do meu amigo e leitor do Bairro do Oriente, António Cambeta, em que acrescenta alguns interessantes factos ao post de ontem, "Um olhar sobre o Patane". Desde já agradeço, e passo a divulgar a tão preciosa informação:

Estimado Amigo Leocardo,

Como quase diariamento o faço, hoje passei pelo seu belo blog e li com muita atenção o artigo sobre o tema Patane e fiz dois comentários ao artigo, comentários esses que depois retirei, pois pensei que não seria muito deontológico, e resolvi escrever este e-mail fazendo os seguintes reparos:

1 - A Ponte 16 continua no mesmo local, nada lhe tendo sido retirado, simplesmente os estabelecimentos que ali laboravam tiveram que sair, bem como os cargeiros deixaram de lá atracar. O hotel casino esse foi construido onde se encontarava a ponte 18.

2 - O Mercado Municipal do Patane fica situado na Avenida Demétrio Cinatti onde antigamente se localizava ponte 34.

3 - A zona do Patane ficava ao sul do Bairro do Fai Chi Kei, onde havia até uma doca seca dos Serviços de Marinha e junto ao mar, alguns estaleiros chineses para construção de juncos de pesca.

4 - O Sá Lei Tao é zona compreendida na Rua Ribeira do Patane, que vai desde os finais da Rua Visconde Paços de Arcos até ao cruzamernto da Avenida Horta e Costa

5 - No ano de 1983 chefiei o Sector 3 da PMF, cuja sede ficava no Lamau e abringia toda essa zona, o Patane norte e sul, Fa Chi Kei e ia até à Ilha Verde.

6 - Quando o Clube Nautico saiu de Choc Van, foi-se instalar na Avenida do Lamau.

7 - O antigo Posto Fiscal ainda o edifício lá permanece, mas sem funcionar faz muitos anos, tendo passado os serviços para a Rua das Lorchas, no mesmo prédio onde se localiza o Hotel Master.

8 - Muita coisa mudou em Macau, a zona norte, bairro de Iao Hon era mar, vi o seu aterro, na altura chefiava o sector da Areia preta, zona de entrada de imigrantes ilegais, e nem eu, hoje consigo localizar a 100% o local que me seria de sede.

9 - A Doca dos Holandeses, situava se na zona oposta, perto da loja do representate da BMW,HARPA, esse local náo poderei esquecer visto ainda estar de pé o depósito de água ds Obras Públicas.

10 - Terei imensa coisa para contar nessa zona do patane, que por lapso muita gente confunde, com Lamau.

11 - Os cargueiros irregulares que usavam a ponte 16 eram o Tak Heng e o Koung Heng.

Se desejar mais algumas informaçóes sobre essa zona já sabe cá estarei para tirar qualquer dúvida.

Muitas histórias teria para contar sobre essa zona, e um dia talvez o farei, pois era uma zona de barracas, de droga e de vigarices, com o apoio de muitos dos grandes da Marinha e da PMF, mas enfim!....

Um abraço amigo e tudo de bom

1 comentário:

António Manuel Fontes Cambeta disse...

O meu sincero obrigado pela publicação das minhas notas.
Sobre a zona do Patane muito ainda não dito, mas terei todo o prazer, pela via e mail de o informar de alguns casos reais, passados comigo.
Um abraço amigo