quinta-feira, 23 de outubro de 2014

TPC: amochar



A Universidade de Macau (UMAC) é sem dúvida um templo do conhecimento. Senão reparem: agora ficámos a saber que houve pelo menos um caso de assédio sexual, quando um professor da Faculdade de Ciências Sociais natural do continente terá convidado uma aluna para ter relações sexuais. Convidado...como é se convida, que eu quero exprimentar também? Estou cansado das velhas tácticas de engate, da "body language", dos bilhetes de entrada verdes com um número cinco e dois zeros...isto de convidar parece ser interessante. Quem é que recusa um convite, se for endereçado com jeitinho. Podia usar aqueles convites que mandei aos meus amiguinhos quando fiz cinco anos, e bastava alterar ligeiramente o texto: em vez de "gostaria de convidar-te para a minha festa de anos" ficava "gostaria de convidar-te para uma festa no teu ânus". Simples. O caso foi denunciado pela revista satírica (aqui "satírica" confunde-se com "satânica") "Macau Concealers", dirigida por Jason Chao, e terá ocorrido no ano passado. Hmmm...no ano passado? Já estou a imaginar o diálogo:

- A menina quer ir beber um café comigo?
- Não obrigado, tenho que ir para casa, fica para a próxima.
- Precisa de boleia?
- O meu pai vem buscar-me, mas obrigado na mesma.
- E que tal abocanhar-me o tarolo e depois levar com ele todo por trás e à bruta?
- Isso vai sair no teste?
- Mais ou menos...mas quer ir agora à oral? Depois pode ganhar créditos com a actividade extra-conicular...
- Ok, mas agora não estou preparada. O meu pai já se veio e está à esporrar por mim lá em baixo (a menina é disléxica e tem uma costela setubalense).

Só muito mais tarde é que a jovem percebeu: "Eh pá...aquilo era...UM CONVITE!" (tcha, tcha, tcha...). Vai de fazer queixa, e a UMAC decidiu suspender o professor por 12 dias: "Perante os factos, e da gravidade com que se revestem, o professor em questão é suspenso por doze dias. Desencoraja-se quer o pessoal docente, quer os estudantes a consumirem café, uma vez que a cafeína é um estimulante que actua sobre o sistema nervoso central, podendo ter influência nos ciclos do sono". Depois de emitirem este comunicado, ligaram para a loja de artigos medievais para saber se já tinha chegado o azorrague e o pau-de-arara que tinham encomendado para castigar condignamente um terrível violador que andava por lá a solta, o "Big Bill", que sodomizava os estudantes com o dildo da ideologia política.



Entretanto a Associação de Estudantes, presidida por este rapaz na imagem, Haochi Kiang, não ficou satisfeita com a explicação, e dizem que o problema não era o café, mas o "creamer": aquilo era assédio sexual! Nããããoooo! Que palavra tão feia essa, "sexual". Haochi Kiang diz ainda que o caso não foi o primeiro, e ao Bairro do Oriente disse: "No princípio até tinha a sua piada, como curiosidade e tal, mas passado algum tempo vai ficando difícil passar uma hora e meia sentado nas aulas". Os restantes alunos ficaram ainda mais alarmados quando uma gralha fez ler numa circular que "para o ano lectivo de 2014/2015 iam mudar para a Ilha da Montada".



Aqui vemos uma troca de e-mails entre o presidente da Associação de Estudantes e a vice-reitora Sylvia Ieong. Reparem como eles se tratam por "dear", ou "querido/a". O que quer isto dizer, uh?!?! Nada, seus perversos. Ai, ai, querem lá ver? Bom, ele pede mais esclarecimentos sobre o caso, e a exma.sra. vice-reitora responde que o caso "está a ser tratado de acordo com a lei", e perante a insistência de Haochi Kiang, responde...:"está a ser tratado de acordo com a lei". Dessa vez alguém se esqueceu de apagar o fim da cassete e ouviu-se ainda: "depois do segundo sinal, são nove horas, quatro minutos e vinte e cinco segundos, beeeep". Agora antes que pensem que ando a espalhar brasas, como é hábito, gostava de dizer que estas imagens foram retiradas da página do Facebook da Associação de Estudantes da UMAC, onde aliás se pode encontrar mais informação sobre o caso. Quanto a Sylvia Ieong, é mais misteriosa - o costume nestes casos, e só posso assumir que seja uma coincidência que estas "personalidades" envolvidas nestas "polémicas" nunca dêm a cara. Pudera; "tudo de acordo com a lei". Beeep!



Agora cumprindo com a vertente lúdica do Bairro do Oriente, proponho aos leitores um pequeno jogo de "Descubra as diferenças", ou neste caso, "Descubra as semelhanças". Em cima vemos uma foto de família da Associação de Estudantes da UMAC, por alturas da sua eleição, datada de 10 de Outubro, e em baixo uma outra foto com um grupo de elementos da Associação Novo Macau de visita à Assembleia Legislativa, ostentando os famosos laços amarelos que foram o símbolo do movimento "Occupy Central" datada de 18 do mesmo mês. O desafio é encontrar quantas pessoas aparecem nas duas fotografias. Eu contei seis! Será que conseguem fazer melhor?!?! Não tirem daqui segundas leituras, pois isto é apenas um jogo para "desenjoar". (A propósito, enquanto tiraram a fotografia de baixo tiveram que separar Sulu Sou, presidente da ANM, e Ng Kwok Cheong, deputado, que estavam à chapada e ao murro. Enquanto o primeiro exigia o uso da sala da AL reservada aos deputados pela associação, o último dizia ir retirar o apoio financeira à mesma. E as vacas voam, e as galinhas têm dentes).



E lá está Jason Chao acompanhado de Kam Sut Leng, que tem sido a "baby-sitter" da Associação de Estudantes durante estes dias, anunciando que vão fazer história daqui a uma semana, ao inaugurar a série de manifestações na ilha da Montanha, com um protesto junto do campus da UMAC. O motivo era para ser apenas o despedimento do professor Bill Chou, actualmente vice-presidente da ANM, mas "já agora" juntam a isso este caso de assédio sexual, dando assim uma mãozinha a estes jovens estudantes, que como já vimos, "não conhecem de lado nenhum". O presidente dos democratas, Sulu Sou, disse que "apoia a iniciativa" - que generosidade! Ainda há gente caridosa. Ao anunciar a abertura da época de caça activista, Jason Chao falou da necessidade do ensino de algo novo e revolucionário na Universidade: não Educação Sexual, que é uma coisa para bebés e anjinhos, mas “Educação sobre os abusos sexuais”. Tenho curiosidade em saber que cadeiras incluem um eventual curso superior deste tipo. "Canzana na secretária do professor"? "Rapidinha no armário do material"? "Introdução" (só "Introdução", assim mesmo)? Uma ideia a ter em conta.

PS: Já agora gostava de deixar claro que isto é uma sátira, e ao contrário do "Macau Concealers" não é satânica - é só um bocadinha parva. Penso que a maioria já tinha percebido, mas nunca se sabe...

Sem comentários: