sábado, 27 de novembro de 2010

Volta à China


HEBEI - Um estudante de uma escola primária morreu e outro ficou ferido quando foram atropelados por um carro de modelo desportivo na quinta-feira em Tangshan. Testemunhas dizem ter visto os jovens a atravessar a rua quando um veículo, uma Hyundai SUV, saíu a grande velocidade de um parque de estacionamento e atropelou-os.

JILIN - Um website do governo do distrito de Yongji conduziu uma pesquisa sobre a satisfação da população, mas as opções eram apenas duas: "satisfeito" e "muito satisfeito". A "piada" foi tema de conversa em fórums na internet, e o governo já veio justificar que o "erro" se deve ao facto do website "estar em reconstrução"...há dois anos.

MONGÓLIA INTERIOR - Mais de 1000 pessoas ficaram retidas em casa devido às tempestades de neve que têm vindo a assolar a região de Horqin. Um oficial da protecção civil diz que a neve "chegou 40 dias antes do tempo previsto este ano", e os residentes "não estavam preparados".

HUBEI - Um professor de uma escola primária em Shishou confesou ter violado oito estudantes nos últimos dois anos. Uma rapariga que foi levada ao hospital para tratamento no início do mês diz ter sido abusada sexualmente pelo professor. O homem de 47 anos é professor primário há mais de vinte, e foi detido logo que os pais da jovem chamaram a polícia.

HAINAN - Os residentes de Qionghai começaram a plantar legumes na beira da estrada de forma a combater o aumento do preço das verduras. Alguns produtores dizem que esta actividade ajudou a reduzir o seu custo de vida, e ainda por cima "é divertida". As autoridades expressaram preocupação mas não tomaram ainda quaisquer medidas.

JIANGSU - Os residentes de Zhenjiang que se ofereçam para ajudar embarcações ou pessoas em perigo no rio Yangtze serão recompensados. As autoridades marítimas dizem que o aumento de acidentes no rio nos últimos anos se deve muito a uma falta de "cultura de entre-ajuda", e oferece recompensas até 5000 yuan a quem mostre espírito de voluntariado. Quarente pessoas cairam ao rio em Zhenjiang nos últimos dois anos; 11 foram retiradas do rio já sem vida e as restantes desapareceram.

FUJIAN - Mais de vinte pais e mães ajoelharam-se na quinta-feira na Praça Wuyi em Fuzhou a perguntar aos transeuntes se viram os seus filhos desaparecidos. Os pais, originários de vários pontos do país começaram a campanha em Shijiazhuang, em Hebei, e Fuzhou foi a sua sétima paragem.

XANGAI - Quatro elementos de um grupo que vendia medicamentos fora do prazo de validade e emitia receitas médicas falsas foram condenados a penas entre os onze meses e os cinco anos e meio de prisão. O gangue comprava medicamentos baratos e fora do prazo, mudava a data de validade das embalagens e vendia-os para fora de Xangai.

Sem comentários: