domingo, 28 de novembro de 2010

Os primos e as primas


É uma tristeza ver a gente pequena crescer. Os primos da minha mulher, por exemplo. Quando os (entenda-se "os" e "as") conheci, eram todos pequeninos, o mais velho tinha os seus 13 anos, que já é o tempo que passou desde que os vi pela primeira vez. (Ainda foi no século passado). Agora cresceram, uns trabalham, a maioria estuda na universidade, e a mais novinha tem agora 14 aninhos. São pessoas que vi crescer, por assim dizer.

Os primos têm uma importância enorme para a sociedade chinesa. Ao contrário dos portugueses, que nem sabem quantos primos têm, a relação de "primo" é equivalente à de irmão. É um laço de sangue, acima de tudo. Os chineses vêem muitas vezes os primos, vivem perto dos primos, as mães e os pais encontram-se com os irmãos praticamente todos os dias, e se formos contar aniversários, casamentos, nascimentos, funerais e feriados chineses, convivem pelo menos umas 50 vezes por ano, mesmo que não queiram.

Mesmo na hierarquia familiar, as coisas diferem um pouco. Por exemplo para nós os primos do pai ou da mãe são nossos primos também, enquanto que para os chineses são promovidos a "tios". Os primos da mesma idade que cresçam a dez minutos a pé um do outro têm ali como que um irmão ou irmã para toda a vida. Quando um primo e uma prima da mesma idade crescem juntos, descobrem mais sobre o sexo oposto, atendendo a que a sociedade chinesa é fechada e muitos colégios são unissexuais. Eu por acaso tenho pena de nunca ter tido uma prima mininamente atraente (na minha família saíam mais homens) para ter uma perspectiva freudiana do assunto.

É claro que é preciso não esquecer que Macau é pequeno, ao contrário de Portugal, onde temos primos no Algarve, em França, etc. Mas o que dizer quando tenho primos da parte da minha família na China continental? E em Taiwan, Austrália, Inglaterra, e até Estados Unidos. É certo que alguns deles nunca conheci, porque têm lá a vida deles e Macau fica fora de mão, mas os que cá estão vejo todos os dias. (Aliás foi há bocadinho quando voltava para casa e vi duas primas que tive a ideia para este post).

O problema de ver crescer os primos que foram em tempos umas criaturas portáteis e adoráveis é um pouco como nos acontece com os filhos: perdem a graça, tornam-se pessoas grandotas com "personalidade" e "vida própria" (blergh). A tal priminha com 14 aninhos, por exemplo, ainda me lembro de pegá-la ao colo quando tinha um ano e pouco, com o cabelinho ralo e os dentinhos pequeninos, e de como ela se ria e depois babava-se toda. Hoje fazer o mesmo seria um crime!

E o pior de tudo isto é o tipo de pessoas em que se transformam, característicos "ou mun ian" distanciados, incultos, que nem falam inglês - não se admite que um jovem com vinte e tal anos nascido e criado em Macau não fale pelo menos inglês - cheios de complexos, mesquinhos, preocupados apenas com o emprego, os estudos, as rendas, para depois se irem casar com outros semelhantes e perpetuar este ciclo de indiferentes.

Quando me sento ao lado do primo mais velho, que tem uns 27 anos (quando o conheci era ainda puto) e trabalha num casino (claro...), pergunto-me: quem é este indivíduo semi-calvo que mal conheço? Ainda há uns anitos andava eu a puxar-lhe os cabelos e a dar-lhe "lai-si" no Ano Novo Chinês para comprar explosivos. Agora é um badalhoco sem piada nenhuma que só apetece tratar ao estalo. É um "coming of the age" para mim, estou em crer, mas que tenho saudades do tempo que estes primos por afinidade eram ainda uma esperança...

15 comentários:

Anónimo disse...

"e a mais novinha tem agora 14 aninhos"

note-se os diminutivos típicos de um predador sexual.

Leocardo disse...

É mesmo assim, sou que gosto de usar diminutivos. Percebeu, palerminha? Ou precisa de um desenhinho? Coitadinho...

Anónimo disse...

É da qualidade dos comentadores que tem. Quem se deita com os cães acorda com pulgas.

Anónimo disse...

"Ou mun ian"? A maior parte dos "ou mun ian" é chinesa, portanto deduzo que esses "ou mun ian" sejam chineses.
Quanto aos primos, de facto os chineses vêem-nos como irmãos, mas só os "tóng hei tãi", ou seja, os primos da parte do pai, por terem o mesmo apelido.

Anónimo disse...

É uma tristeza ver gente pequena crescer? Das duas, uma: ou a idade já começa a pesar, ou então os pequenos não podem crescer.

Anónimo disse...

Não é por ser chinês, Leocardo. Pequim é muito mais chinês do que Macau e os primos não se encontram, se calhar, nem uma vez por ano, a não ser que morem perto. Em Macau eles encontram-se tdos os dias porque moram perto e Macau é minúsculo. Se os primos fossem portugueses e vivessem em Macau também se encontravam todos os dias. Você, Leocardo, agora falhou. Dê o braço a torcer.

Anónimo disse...

Eu confesso que admiro imenso a paciência e o espírito aberto e descontraído com que o Leocardo enfrenta e responde a comentários de alguns palermas comentadores que pululam neste blog. Eu provavelmente já teria moderado a secção de comentários há muito tempo.

Este blog é sem dúvida um espaço aberto que respeita e valoriza a liberdade de expressão e opinião de todos os leitores, e se calhar é essa uma das razões do seu sucesso.

Curiosamente, outros bloguistas que à partida, pelo seu passado e experiência, deveriam ser os primeiros a dar exemplo dessa mesma abertura, acabam por ser aqueles que optam por moderar/censurar e vacilam à minima critica ou comentário negativo que recebem...

Senão leiam o ultimo post de Domingo do PPTO
http://pauparatodaaobra.blogs.sapo.pt/


(No entanto, pessoalmente parece-me que alguns comentários neste blog passam dos limites da baixeza e deviam mesmo ser apagados, como o das 17:11)

Anónimo disse...

ó colega das 0 e 38:
não vês que o Leocas é o pior de todos nós? com mulher e família em casa é só posts de taradices...

Anónimo disse...

e colega, fui lá ver o seu link e não vi comentários nenhums ( vi sim o texto do severino )... sei que aqui o Severino já sofreu ataques baixos e covardes, como outros.. ( nomeadamente o AGonçalves e a Sra da Tese há dias, não me lembro do nome da Sra ), e que essas pessoas quizeram dar a cara aqui para se defenderem.. esses sim, concordo que o Leocardo devia abafar... agora de resto... tamos todos na brincadeira... ora vê lá o que o Senna diz :"A vida é muito curta para termos inimigos"..

e muito sinceramente não vejo o pânico com os commentários deste post em particular. como já disse, já vi bem mais baixo.

E para de tentar controlar o blogue dos outros, censura o teu.

Anónimo disse...

Entretanto fizeste-me esquecer do que aqui vinha acrescentar: eu, como muito rapaz e rapariga portuga, tive as 1as brincadeiras sexuais com uma prima já que com uma irmã era demasiado bizarro e Jesus podia estar a ver.....

Anónimo disse...

"Jesus podia estar a ver"? Tinhas que aproveitar para falar do Benfica...

Anónimo disse...

Lá está o anónimo das 01:17 a falar do treinador de benfica,sonhas com o benfica todos dias.Deves ser lagarto.

Anónimo disse...

Estranho. Eu se tivesse no lugar do Leocardo não considerava esses chineses primos. Pelo menos,"meus" primos.


AA

Anónimo disse...

Para mim, os primos da minha mulher são primos dela e não meus.

Anónimo disse...

sim, das 8:44, n convèm dar muita trela ou qundo das por ela tas a dar de comer a 10 pessoas...