domingo, 14 de novembro de 2010

The Karate Kid 2010


Aproveito todo o tempo livre que tenho para ver alguns dos filmes de Verão que me escaparam, e um deles foi "The Karate Kid", que vi esta manhã. O filme é uma versão do clássico de 1984 com o mesmo nome, que contava a história de um adolescente lingrinhas efeminado (Ralph Macchio) que aprendia karate com Mr. Miyagi (Pat Morita, já falecido) para se defender de outros adolescentes.

Toda a gente conhece a história. Em 2010 os papéis são interpretados por Jaden Smith (filho de Will Smith e Jada Pinkett Smith) e Jackie Chan. Esta versão 2010 de "The Karate Kid" é conhecida na China por "Kung Fu Dream", e apropriadamente, pois trata-se de kung fu, e não de karate. Os japoneses encolheram os ombros e chamaram ao filme "Best Kid", talvez para evitar discussões da treta.

Esta versão rouba muito da história do original, só que desta vez a acção decorre inteiramente em Pequim, e não na Califórnia. Dre Parker (Smith) muda-se para a China com a mãe, e cedo faz amizade com Mei Ying (Wen Wen Han, vejam a foto), uma estudante de violino que parece bem mais velha que ele.

Mas nem tudo são rosas em Pequim, e Dre cai nas más graças de um gangue de adolescentes problemáticos, liderado por Cheng (Zhenwei Wang, assustador) que são ainda alunos de uma academia de kung fu malévola que ensina aos alunos que "o inimigo não merece perdão". Dre vai procurar ajuda a Mr. Han (Jackie Chan), que aceita treiná-lo para um torneio onde vai finalmente vingar-se dos malandros e encontrar a paz, pronto, o resto já sabem.

Gostei mais desta versão, mas mesmo assim penso de duas horas e vinte minutos é muito tempo para se contar uma história que no máximo merecia uma hora e meia. Jackie Chan esteve bem, se bem que desta vez só nos brindou com uma cena de luta coreografada (por ele próprio, como se sabe). Ficou a saber a pouco, contudo está aqui um final alternativo que ainda não viu. Um filme que recomendo porque sim, mas que está longe de ser brilhante.

4 comentários:

Anónimo disse...

grande tachola, filho do will smith... sim sr, hã?

Anónimo disse...

até o karate kid virou cliché hip-hopeiro... que merda de mundo vivemos....

Anónimo disse...

Too bad... No comments!

Anónimo disse...

Antes hip-hop que música portuguesa.