segunda-feira, 8 de março de 2010

E o óscar vai para...


The Hurt Locker e Kathryn Bigelow foram os grandes vencedores da 82ª edição dos Oscares, que se realizou ontem à noite (manhã em Macau) no Kodak Theatre em Lons Angeles. O filme sobre a guerra do Iraque venceu seis estatuetas em nove nomeações: melhor filme, melhor realizador, melhor realizador, melhor argumento original, melhor montagem, melhor montagem de som e melhor mistura de som. Kathryn Bigelow entrou para a história por ser a primeira mulher a ser distinguida com um óscar pela realização. O grande derrotado da noite foi Avatar, que venceu apenas três óscares em nove nomeações, e todos de carácter técnico: melhores efeitos visuais, melhor direcção artística e melhor cinematografia.

No plano da interpretação, nenhuma surpresa. Jeff Bridges levou o óscar para melhor actor com "Crazy Heart", a sua quinta nomeação. Sandra Bullock venceu o óscar para melhor actriz com "The Blind Side". Curiosamente Bullock vence o galardão para melhor e para pior actriz do ano, depois de ter vencido o "Razzie" no Sábado pela comédia "All About Steve". Dois estreantes arrebataram as estatuetas pelos seus desempenhos em papéis secundários. O austríaco Christoph Waltz venceu pela sua interpretação do cruel coronel nazi Hans Landa em Inglourious Basterds, e Mo'Nique venceu pela sua impressionante interpretação em Precious.

O filme Precious ganhou ainda o óscar pelo melhor argumento adaptado, enquanto Up venceu na categoria de filme de animação. O filme argentino El Secreto de Sus Ojos de Juan José Campanella venceu o filme para melhor filme estrangeiro, e Cove para melhor filme de animação. Pode ver ou rever a cerimónia completa dos óscares esta noite às 21:30 na TVB Pearl.

3 comentários:

Anónimo disse...

Só vi ainda dois filmes dos nomeados: "Up", que acho realmente um dos mais fabulosos filmes animados de sempre; e "Inglourious Basterds", que também achei um filme fabuloso (na minha opinião, o melhor de Tarantino), mas que não sei se merecia algo mais porque ainda não vi os outros. Uma dúvida se me levanta: será que Brad Pitt não teria merecido uma nomeação? Achei o seu papel um dos melhores por ele já interpretados.

Leocardo disse...

Na categoria de melhor actor confesso que só vi "Up in the air" e "The Hurt Locker", mas a maior injustiça na minha opinião foi a não nomeação de Johnny Depp pelo papel de John Dillinger em "Public Enemies". De resto penso que o George Clooney perdeu uma boa oportunidade para vencer finalmente o óscar; o desempenho em "Up in the air" foi o seu melhor de sempre.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

O Cove não foi animação, foi documentário.
Tive oportunidade de ver a cerimónia na pearl a partir das 20h e achei chata e monótona. Bem melhor a dos Golden Globes.
Anónimo também concordo consigo, Inglorious Basterds é fabuloso (não acho que seja o melhor do Tarantino) e eu que vi todos os filmes acho que merecia ter ganho. Quanto ao Brad Pitt dada a qualidade dos actores nomeados não me parece que tivesse aqui lugar. Leocardo o Johnny Depp faz de facto um óptimo papel.
O Up in The Air é um filme muito suavezinho, que nem devia ter sido nomeado para melhor filme, e foi por isso nunca poderiam dar o óscar a clooney.