sábado, 27 de março de 2010

Volta à China


PEQUIM - A mãe de um doutorado processou-o depois deste se ter recusado a sustentá-la, alegando que tomou conta dele até acabar a universidade. O tribunal de Cgangping obrigou o filho desnaturado a pagar-lhe metade das despesas médicas e ainda 150 yuan mensais.

TIANJIN - Uma nova casa de 'consumo zero' foi construída e testada no campus da Universidade de Tianjin pela faculdade de arquitectura. A casa, que tem apenas um quarto, recebe toda a energia eléctrica através de painéis solares. O projecto vai participar no concurso de "home design" para Universidades em Junho próximo, em Madrid.

HUNAN - Li Shubiao, antigo director do Fundo de Habitação e Chenzhou foi executado, pelo desvio de 120 milhões de yuan em dinheiros públicos. Li terá desviado 58,5 milhões de yuan do fundo que dirigia, e gasto indevidamente outros 59,5 milhões entre Setembro de 1999 e Janeiro de 2004. Li perdeu 55 milhões de yuan ao jogo.

HENAN - Alguns estudantes universitários finalistas estão a pagar a "stand-ins" para assistir às aulas em seu lugar, e desta forma não perder o ano por faltas. Com o tempo livre, os estudantes pensam arranjar empregos que ajudem a pagar as dívidas contraídas durante os anos de estudo. Alguns dos stand-ins recebem 900 yuan para assistir às aulas.

HUBEI - A polícuia provincial da capital Wuhan deteve um jovem de 18 anos acusado de extorsão e de ataque bombista a uma pensão. O jovem terá atirado alguns panchões a arder para dentro de um dos quartos, partindo algumas janelas. O proprietário da hospedaria disse que o jovem lhe tinha exigido 10 mil yuan no dia anterior, tendo-se recusado a pagar. A polícia deteve o suspeito na escola, dentro da sala de aulas.

GUANGDONG - Chen Caixing, o chefe da aldeia de Sayi, em Shenzhen, foi detido pelas autoridades na quinta-feira sob várias acusações de fraude e corrupção. Conhecido pelo "oficial dos três mil milhões" (?), Chen é acusado de ter aceite avultados subornos, obter favorecimentos para si e para familiares seus, e utilização indevida de dinheiro e bens públicos. Chen foi capturado em Janeiro pelo "olheiro" do partido quando tentava deslocar-se a Hong Kong, expulso do PCC em Fevereiro, e antes de ser novamente detido tinha saído mediante fiança.

JIANGSU - Um apostador não identificado em Nanjing ganhou 560 mil yuan em apostas no futebol. O apostador comprou 206 bilhetes com as previsões de seis jogos de campeonatos europeus, e acertou em todos.

SICHUAN - A polícia de Zigong deteve um homem sob suspeita de ter roubado e assassinado uma prima. Em Dezembro último o homem, que tinha avultadas dívidas ao jogo, convenceu a prima a passear no campo, e aí com a ajuda e alguns amigos, estrangulou-a, tirou-lhe o dinheiro e atirou o corpo ao rio Jinshajiang.

Sem comentários: