sábado, 20 de março de 2010

Volta à China


PEQUIM - Como parte da "Hora da Terra", que se realiza no próximo Sábado, Pequim vai apagar as luzes do famoso "ninho de pássaros" e do "cubo aquático", duas jóias da coroa da capital chinesa. Espera-se que pelo menos mais dez grandes cidades de toda a China adiram ao evento.

HEILONGJIANG - As autoridades locais anunciaram que no ano passado foram presos 539 delinquentes, de 89 gangues diferentes, e apreendidos dinheiro e bens no total de 15 milhões de yuan.

XANGAI - O trabalhador de um restaurante McDonald's foi esfaqueado ontem à cinco da manhã e morreu. Aparentemente tudo aconteceu depois de uma discussão com um cliente, que puxou duma faca e apunhalou o jovem. O empregado foi levado prontamente ao hospital, mas viria a ser declarado morto horas depois. A polícia continua no encalce do homicida.

ZHEJIANG - Pelo menos 550 porcos mortos foram levados pelo rio Qiantang durante a semana passada. As carcaças dos porcos começaram a surgir misteriosamente no dia 9 de Março, de acordo com a companhia de logística encarregada de limpar o rio, que só ontem removeu 20 carcaças de leitões.

GUANGXI - Centenas de taxistas estão em greveem Baise desde terça-feira, para protestar contra o falhanço do governo em combater o problema dos táxis ilegais. A polícia prendeu dois grevistas que estavam a impedir outros de trabalhar.

HUBEI - Uma família recebeu 600 mil yuan de compensação pela morte de uma avó numa confrontação gerada pela demolição de uma aldeia em Wuhan. A idosa de 69 anos foi empurrada por uma escavadora para dentro de um buraco cheio de cimento, e tapada com terra de seguida, perante a passividade das autoridades. A polícia nega todas as responsabilidades.

GUANGDONG - Uma fuga de óleo causou um incêndio na quinta-feira à tarde numa planta petroquímica em Guangzhou, controlada pela gigante empresa estatal Sinopec. Não se registaram feridos.

CHONGQING - Os estudantes de uma escola secundária de Yongchuan pagarão uma multa se namorarem dentro da escola. Os estudantes que chegarem atrasados ou conversarem durante as aulas pagarão também uma multa de 1 yuan. O novo código foi aprovado para combater de raíz alguns comportamentos incorrectos detectados na escola (aprendam!).

2 comentários:

Anónimo disse...

Ora aqui está um exemplo na Educação que nos chega de Chongqing que deveria ser rapidamente adoptado por Macau, em vez de andarem a adoptar políticas educacionais importadas dos países ocidentais, que levarão inevitavelmente às escolas a pouca-vergonha que vai acontecendo nas escolas europeias, e para a qual Macau caminha a passos largos.

Paulo39 disse...

"Não houveram feridos" ---> "Não houve feridos."