quarta-feira, 17 de março de 2010

O Santos vence "ambiente português"


Terminou hoje o inquérito "Onde se pode encontrar em Macau um 'ambiente português'?" E os leitores do Bairro do Oriente escolheram o restaurante O Santos, na ilha da Taipa. A "tasca do alentejano", como também é conhecido o restaurante do simpático Santos Pinto, colheu a preferência de 35% dos leitores (26 votos), seguida de muito perto da Pastelaria Caravela, com 28% (21 votos). Em terceiro lugar ficou a Livraria Portuguesa com 10 votos, seguida do Clube Militar com 8 votos e do Café Ou Mun com 7 votos. O restaurante Fernando de Hac-Sá só recebeu um voto, o que se pode considerar uma surpresa pela negativa. Obrigado a todos pela participação.

5 comentários:

Guia Miquelão disse...

Por acaso não acho nada uma surpresa o Fernando de Hac-Sá só ter tido um voto. Comentei, logo no início, que não encontro nenhum ambiente português nesse restaurante. Não é que eu não goste de ambientes menos portugueses mas, afinal, era isso que aqui estava em causa e que o Fernando, na minha opinião, definitivamente não tem. Ficaram de fora desta lista ambientes bem mais portugueses do que o Fernando, de que A Petisqueira é apenas um de vários exemplos.

Anónimo disse...

Então que raio de ambiente português é esse que fala?

Se for preciso ter a maioria dos clientes portugueses para ter esse tal "ambiente português", então é óbvio que o Fernando não tem.

Mas tem excelente comida portuguesa, ambiente descontraído, bom serviço, cerveja e bebidas de Portugal, esplanada ao fresco muito agradável, decoração com elementos típicos portugueses, matraquilhos, atendimento em português (embora no caso das empregadas chinesas seja limitado, como é obvio).

Pode não ser o local mais português de Macau, mas também dizer que "não encontro nenhum ambiente português nesse restaurante" como o anónimo anterior diz, parece-me muito má vontade.

Anónimo disse...

O que, se calhar, tenho eu a mais em má vontade, tem o anónimo das 03:20 em boa vontade. A comida do Fernando está longe de ser excelente e também não é das mais genuinamente portuguesas, o serviço está ainda mais longe de ser bom, matraquilhos num restaurante pode agradar a alguns, mas para mim não tem cabimento e à hora (à portuguesa) a que gosto de jantar a cozinha já está fechada, pois o horário está feito para chineses, que jantam cedo. Talvez por isso é que quando lá fui, a minha mesa era a única que tinha portugueses.

Anónimo disse...

Essa da Petisqueira ter um ambiente tipico poportuguês, deixa a desejar. As vezes que tenho ido, encontro americanos a curtir as suas bebedeiras e alguns chineses e poucos portugueses... não vejo assim tantos que justifique o tal " ambientes bem português" que era pretendido.

Anónimo disse...

Isso agora depende. Se os americanos estiverem lá a curtir uma bebedeira de cerveja e a cantarolar o hino dos States, estão a destruir o ambiente português da casa. Mas se estiverem a beber vinho tinto e a apreciar boa comida portuguesa, só estão a dar o seu contributo para o reforço do ambiente cultural português (que tem de incluir vinho). O ambiente português vê-se mais nos pormenores do que nas nacionalidades. Em Portugal, os bares frequentados pela juventude que só bebe cerveja e come hambúrgueres não têm nada de português, são iguais a bares em qualquer outra parte do mundo. Já A Petisqueira tem um ambiente português se toda a gente estiver a comer comida portuguesa e a beber um bom tintol, mesmo que o único português que lá esteja seja o Eusébio (o da casa, não o do futebol).