quinta-feira, 4 de março de 2010

Chávez zangado com os espanhóis (outra vez)


Já fazia algum tempo que o déspota venezuelano Hugo Chavez não se envolvia em polémicas. Desta vez "El Comandante" exigiu um pedido de desculpas do Governo espanhol, ameaçando mesmo com o corte de relações diplomáticas com os ex-colonizadores. Em causa estão declarações do primeiro-ministro Jose Luis Zapatero ( o herói de Sócrates), que na segunda-feira pediu explicações à Venezuela devido ao resultado de uma investigação que prova que o governo de Chávez facilitou a colaboração entre a ETA e os rebeldes colombianos da FARC. Segundo a investigação do juiz Eloy Velasco, membros da ETA teriam viajado para a Colômbia e que membros da FARC teriam viajado para Espanha para receber treino militar. As duas organizações, consideradas terroristas pelos Estados Unidos e pela União Europeia, estariam a engendrar um plano para assassinar o presidente colombiano Alvaro Uribe e o seu antececessor Andres Pastrana, ambos inimigos figadais de Hugo Chavez. O presidente venezuelano negou tudo, diz que a Venezuela "não colabora nem colaborará com terroristas", e que caso não surja um pedido de desculpas formal, "as relações diplomáticas entre os dois países podem vir a sofrer". Com ou sem apoio, a verdade é que Chavez manifestou em mais de uma ocasião a sua simpatia e "à vontade" com as FARC.

4 comentários:

Anónimo disse...

Mas o Sócas e o Marocas adoram o Camarada Chávez...e agora? Quem irão eles apoiar? Os xuxas espanhóis ou o financiador de terroristas e comprador em massa dos ordinadores magalhães?

Anónimo disse...

Antes ao lado do índio que ao lado do eterno inimigo.

AA

Anónimo disse...

"Eterno inimigo"? Fale por si. Eu sou português e não tenho inimizades baseadas em nacionalidades. Tanto detesto alguns espanhóis como alguns portugueses e tanto gosto de alguns de uns como de alguns dos outros.

Anónimo disse...

Há uns dias atrás vi uma noticia num jornal que me chocou profundamente que se dizia que o salário minimo mensal na venezuela é de 182 euros!!!Mas o mais incrivel é que mesmo assim o salário minimo na venezuela é o mais...ALTO em toda a américa do Sul.Ora digam agora se o Chavez é ou não mau presidente?E andam os portugueses todos dias a queixarem dos seus salários,eu aqui em Portugal ganho cerca de 700 euros,se vivesse na venezuela com este salário vivia como 1 rei.