quarta-feira, 1 de julho de 2009

Gripe, vales e gentes


1) São agora 34 os casos confirmados de gripe A no território, doze nos últimos dois dias. Em apenas duas semanas o território passou de zero casos para mais de três dezenas. Cem pessoas estão de quarentena, e a tendência é para que o número de casos aumente antes de estabilizar, ou diminuir. Olhando para o lado positivo das coisas, os Serviços de Saúde confirmaram que alguns destes doentes vo ter alta, e que a sua situação clínica é satisfatória. Vamos esperar que o surto da gripe se contenha, e que não tenha consequências sérias para a economia so território. O que menos precisamos é de cabeças a rolar entre responsáveis governamentais, e uma sociedade em estado de semi-pânico, como em outros países e territórios afectados.

2) Mais de mil pessoas começaram hoje a levantar os vales de saúde que fazem parte do pacote de resposta à crise do Governo, enquanto os cheques de seis mil patacas vão paulatinamente chegando a todos os residentes permanentes de Macau. Ainda tenho muitas dúvidas sobre o modo de utilização destes vales. Podem ser usados todos de uma vez só? Servem para a farmácia? Não são transmissíveis, mas não seria uma boa ideia se fossem, nem que apenas por membros do mesmo agregado familiar? Há por aí muita gente saudável com familiares que, bem, nem por isso.

3) A "Voz Plural, Gentes de Macau" (VPGM) apresentou ontem a sua lista. Foi um espectáculo mediático, desnecessário na minha humilde opinião. Seria mesmo preciso que aparecessem lá quase todos os doze elementos da lista? E se a lista é composta de mudança, citando o poeta zarolho, o que estavam lá a fazer os suspeitos do costume, a tal "velha guarda"? Foi para aparecer, outra vez? Nem sei como coube toda a gente na sala do Edif. Administração Pública reservada ao efeito. Começaram bem, mas borraram a pintura. O meu colega (se me permite) Carlos Picassinos, director do Hoje Macau diz que os críticos "se calaram". Só porque se ouvem os apoiantes não significa que os críticos se tenham calado. Tenho ouvido todos os dias críticas em tom crescente à lista, nem que seja apenas de pessoas que não têm interesse nenhum em apoiar ou votar na lista, por um conjunto de razões já conhecidas, e que nem vale a pena aqui estar a lembrar.

5 comentários:

Anónimo disse...

Programa de comparticipação nos cuidados de saúde:

http://www.vs.gov.mo/cv2/

Anónimo disse...

1. Ora aí está algo que era necessário no nosso país de origem (cabeças de irresponsáveis governamentais a rolar) mas que, infelizmente, por lá nunca acontece.

2. Em relação aos vales, julgo saber que são transmissíveis, sim, entre familiares próximos (pais, filhos e irmãos, pelo menos).

3. Deixem lá a VPGM em paz. É a única lista realmente multi-étnica de Macau, o que se saúda. É uma lufada de ar fresco, digam os críticos o que disserem.

Anónimo disse...

É mais uma lufada de aldrabice, que não se saúda.

Anónimo disse...

Se há coisa a que eu acho piada por aqui, para além, claro, dos comentários sobre o Benfica, é gente que nasceu no país da aldrabice política vir-se queixar disso aqui para Macau a propósito de tudo e de nada.

Anónimo disse...

O das 13:47 deve estar a falar também de si próprio, claro.