sábado, 14 de março de 2009

A terceira visão





Quando ia a Lisboa e fazia compras nas tendinhas da Praça do Espanha, perguntava sempre aos meus pais o que era aquela pinta na testa das senhoras de origem indiana que vendiam roupas, rádios, lençois, chinelos, etc. O meu pai respondia sempre que aquilo significava que a senhora era casada. Aliás muitos de nós pensa assim, e associa a tilaka (é assim que se chama a "pintinha") ao estado civil da pessoa que a usa.

A tilaka é usada por mulheres e homens da religião hindu, e simboliza uma "terceira visão". Os hindus acreditam que todos nascemos com três olhos: dois para observar o mundo exterior, e uma visão interior, introspectiva. A tilaka (ou bottu, ou bindi, dependendo do dialecto) é normalmente um círculo vermelho, mas pode também ter outras cores (algumas mulheres indianas usam a cor que combina com o seu sari), outras formas, e por vezes jóias ou outros adornos.

9 comentários:

Anónimo disse...

Eu também acredito que nascemos com três olhos: os dois que nos permitem ver e o olho do cu. Corrijam-me se estiver errado.

Anónimo disse...

Tendinhas na Praça do Comércio?
Deve estar a confundir com a Praça de Espanha ou com o Martim Moniz.

Leocardo disse...

Ao primeiro anónimo: no início deixei no post um "PS: dispensam-se gracinhas", mas depois retirei confiando que não seria necessário, pois não estava aqui a lidar com infantilóides. Pelos vistos enganei-me.

Segundo anónimo: Tem razão, é Praça de Espanha mesmo.

Cumprimentos.

Gotícula disse...

A terceira visão também quer dizer ´consciência´, porque tanto pensamos com a mente, (visão directa), que nem sempre é a mais importante, porque como se apercebe hoje em dia nas doenças mentais, como com a terceira visão ´consciência´ mas infelizmente, há muita gente que já deixou de ter consciência...confuso? Talvez...hehehe

Anónimo disse...

Pensava que não estava a lidar com infantilóides? Eu não o vejo aqui a lidar é com outra coisa.

Anónimo disse...

Está errado.

Na Índia o uso da dita "pinta" tem um significado puramente estético. Muitas vezes é, aliás, substituído por uma risca amarela ou por um ponto de tecido fino também "colado" na testa. Daí que seja vulgarmente mais usado por mulheres do que pelos homens.

As pessoas casadas distinguem-se não por usar a "pinta", mas precisamente por pintar de vermelho a zona correspondente ao lugar vulgarmente referido como "risca do cabelo".

Saja

Anónimo disse...

pois eu sempre ouvi dizer que era a "raspadinha" e que se tinha que raspar para ver se tinha premio ...

Anónimo disse...

Outro infantilóide, segundo o Leocardo.

Sueli disse...

E quando se nasce com uma pinta na teste bem entre os olhos. Alguem faz idéia por favor se alguem puder me responder eu agradeço.poshizecson@bol.com.br obrigada.