segunda-feira, 5 de maio de 2008

Entrevista


Leocardo em entrevista ao Hoje Macau

“Se me identificasse ninguém lia”

Alguns mantêm-se no anonimato. Outros identificam-se. Quem são os bloguistas de Macau? Quem se dedica a escrever sobre a actualidade e o quotidiano do território? O Hoje Macau quis saber.

Luciana Leitão

Lançam-se nomes, apostas e pistas sobre um dos pseudónimos mais comentados nos cafés de Macau. Quem é o Leocardo? Autor de um dos blogues mais polémicos do território, intitulado Leocardo – já extinto - e do mais recente e menos incisivo Bairro do Oriente. Em entrevista ao Hoje Macau, por e-mail, respondeu a todas as perguntas. Ou melhor, quase todas. Fica por saber a sua identidade.


Leia aqui a entrevista completa ao Leocardo, e já agora não aposte tanto. O jogo avilta a saúde mental do Homem. Já agora obrigado e um grande abraço ao Hoje Macau e à Luciana Leitão.

14 comentários:

Anónimo disse...

"Talvez exista entre nós uma megalomania que nos leva logo a criar uma ilusão de que somos muito importantezinhos, e que temos que proteger a “imagem” e o “bom nome” a todo o custo, como se de uma marca de atum ou salsichas se tratasse"
Muito bem resumido! Há que tempos que procurava uma boa maneira para dizer o mesmo e... nada! Posso citar?

Leocardo disse...

À vontade.

Anónimo disse...

"O facto de existirem três diários, um semanário, várias revistas e até canais de televisão e rádio em português para um mercado tão pequeno, num enclave que já nem está sobre [SOB] administração portuguesa, parece quase impossível. Contado ninguém acredita."
Só não acredita quem tem vistas curtas e acha que o português é uma coisa só de potugueses. E é o que não falta por cá (Portugal) e também por aí, ao que pude constatar. Os portugueses são os que mais descrença têm na sua língua, referindo-se-lhe como se se tratasse de um minoritário dialecto (com todo o respeito pelos dialectos, evidentemente). Macau é um bom exemplo para reflectir sobre a promoção e difusão da língua portuguesa no exterior. Mas para isso temos de deixar descansar as caravelas, que já fizeram o que tinham a fazer...

Quanto à sua identidade... Leocardo, Leonardo, Manuel, Joaquim ou outra coisa qualquer, que importa? Gosto do seu blog. Pronto. É um bom ponto de observação. Pelo que diz e pelos comentários que suscita. Bom trabalho e muitos anos de vida, é o que lhe desejo!
Obrigada por me autorizar a citar... fico mais à vontade para o fazer, apesar de me parecer que não haveria qualquer problema uma vez que está no espaço público. E a fazê-lo será, evidentemente, citação referenciada.

Leocardo disse...

O que queria dizer com o "contado ninguém acredita" referia-se ao facto de existirem todos estes mediums para um mercado de menos de dez mil pessoas (em Macau), e para mais de grande qualidade. Foi uma forma que arranjei para expressar a minha perplexidade perante a situação, dada a impiedosa voracidade das leis de mercado.

Eu é que agradeço a preferência. Muitas felicidades para si na sua vida académica/profissional, conforme o caso.

Anónimo disse...

Eu percebo o que quer dizer. Até porque o português (a língua, claro...) vive "entalado" entre duas línguas poderosas, num contexto em que a pressão da língua inglesa é cada vez maior. A ideia não era criticá-lo a si mas sim referir que o campo de expansão de uma língua vai muito para além dos usualmente ditos interesses culturais e identitários. Se continuarmos a pensar "para dentro" ou em circuíto fechado (e isto é para quem toma decisões a respeito da matéria em questão) deixará de haver espaço para os meios de que falava.
A sua perplexidade ou a minha ou a de muitos outros anónimos observadores é compreensível. A que não se compreende é a de quem tem responsabilidades no assunto e faz exclamações como se fosse um observador externo que não tivesse que reflectir sobre o assunto demoradamente nas suas tomadas de decisão.

Macau é uma belíssima e interessantíssima cidade. Os seus residentes muito generosos, sabendo receber muito bem os forasteiros - pelo menos assim o fizeram comigo...

C disse...

Caro Leocardo,

Muitos parabéns pela entrevista.

Unknown disse...

vitório, porque apareces sempre quando não é chamado?

Anónimo disse...

Caro Pedro,
Ele não deixa de ser um parvalhão, mas desta vez não estava a fazer mal a ninguém. Vá lá...

Anónimo disse...

quanto à identidade do leocardo, alembra-se-me que aqui há tempos uns sujeitos clamavam saber quem é este sujeito controverso...

sempre se confirmou essa descoberta?

Anónimo disse...

Na verdade, não interessa qual é o nome que está por detrás do Leocardo.
Seja ele António, Joaquim, Cardoso, oliveira, Fonseca, Pinto, Filipe, Miguel,José,Frederico,Correia,Leonardo, Freitas ou Silva.
O que interessa é que este é um blogue interessante de uma pessoa/personagem que conquistou seu lugar no peculiar espaço público de Macau. Parabéns Leocardo. Continue assim!

Anónimo disse...

Enquanto o Leocardo continuar anónimo será tido como uma opinião popular, se se identificar, passará a ser uma opinião pessoal.
Faz todo o sentido preferir o actual estado de anonimato.
Aquando da "crise dos cretinos", chamei a atenção para este assunto.
Felizmente que, afinal, não foram tão cretinos quanto temi...

Anónimo disse...

Eu não sei quem é o Leocardo, mas faço a minha aposta: pela paciência que tem para aturar os ressabiados que por aqui aparecem, deve ser psicólogo ou mesmo psiquiatra.

Anónimo disse...

entrevista por E-mail...será possível e qual é o teu E-mail?

Leocardo disse...

leocardoemmacau@yahoo.com